[News] Casa Natura Musical oferece programação especial de uma semana em comemoração ao Dia da África


A partir do dia 25/5, segunda-feira, a Casa Natura Musical preparou uma programação para toda a semana em homenagem ao Dia da África, instituído em 1963 devido à criação da Organização da Unidade Africana (OUA), atual União Africana. A programação será composta por artistas, historiadores e curadores que irão conversar por meio de lives no Instagram da Casa (@casanaturamusical) sobre a diáspora africana no Brasil e suas influências ancestrais e modernas na nossa identidade até hoje.

Os encontros irão acontecer entre segunda e sexta-feira, às 17h – a única exceção é a quinta-feira, quando a ação acontecerá às 19h. Os convidados são Mariene de Castro com Resenha da Maricota – especial África (25/5, segunda-feira), Lenna Bahule e Rafael Galante em Influência da música moçambicana na música brasileira (26/5, terça-feira), Paula Abreu e Mayra Andrade em Música da África e de Cabo Verde – agora e além (27/5, quarta-feira), Heavy Baile e Ademafia em Um papo sobre cultura, pista e favela (28/5, quinta-feira), e Alessandra Leão com Lia de Itamaracá em Africanidades e o elemento sagrado do culto na nossa música (29/5, sexta-feira).

Durante o isolamento social, os canais de conteúdo da Casa amplificaram debates e aproximaram artistas do público por meio de séries semanais e edições especiais de lives transmitidas pelo Instagram (@casanaturamusical) e também por playlists temáticas, conteúdos sobre música e cultura nas redes sociais e entrevistas com artistas nas newsletters.

Programação detalhada

Mariene de Castro (25/5, segunda-feira)

Resenha da Maricota – especial África

Com um trabalho musical voltado a exaltar o samba de roda, religiões e a cultura afro-brasileira, a cantora, compositora e instrumentista baiana faz uma edição especial da sua live Resenha da Maricota, falando sobre o Dia da África.

Lenna Bahule e Rafael Galante (26/5, terça-feira)

Influência da música moçambicana na música brasileira

A cantora, arte educadora e ativista cultural moçambicana Lenna Bahule se junta ao historiador e etnomusicólogo Rafael Galante para conversarem sobre a influência da música moçambicana na música brasileira — ambos países que compartilham o português como língua oficial 

No Brasil, Lenna desenvolveu uma pesquisa sobre a música vocal e diferentes caminhos para o uso da voz e do corpo como instrumento musical e de expressão artística. Já Rafael é mestre e doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo, onde realiza a pesquisa ‘Iconografia musical do Atlântico Negro: Brasil, África Central e Austral’.

Paula Abreu e Mayra Andrade (27/5, quarta-feira)

Música da África e de Cabo Verde – agora e além
A cantora caboverdiana Mayra Andrade e a curadora brasileira Paula Abreu trocam experiências sobre seus trabalhos numa live sobre música da África e caboverdiana. Uma das revelações de Cabo Verde, Mayra tem cinco discos lançados e tem uma relação estreita com a música brasileira. Já colaborou com Lenine, Chico Buarque, além de participar do show Refavela40, de Gilberto Gil.

Já Paula Abreu é responsável pela curadoria e programação musical do icônico SummerStage e Charlie Parker Jazz Festival (Citys Parks Foundation, em Nova York).

Heavy Baile e Ademafia (28/5, quinta-feira)

Um papo sobre cultura, pista e favela

Os coletivos Heavy Baile e Ademafia fazem uma edição especial do Afetos, refletindo sobre cultura, pista e favela. Com o objetivo de unir as pessoas através da música e dança, o Heavy Baile transmite a diferentes tribos os sons oriundos de subúrbios e guetos, explorando uma outra estética, com novas abordagens para a criação musical. Criado por Ademar Luquinhas, o canal e coletivo de skate, música e arte Ademafia é referência entre a nova geração na cena urbana carioca.  

Alessandra Leão e Lia de Itamaracá (29/5, sexta-feira)

Africanidades e o elemento sagrado do culto na nossa música

Alessandra Leão e Lia de Itamaracá conversam sobre a influência de religiões de matrizes africanas na música brasileira. Lia de Itamaracá é ícone da ciranda no Brasil e patrimônio vivo do Estado de Pernambuco. Lançou recentemente o disco Ciranda Sem Fim (2019), pela Natura Musical. Alessandra Leão é percussionista, cantora e compositora recifense. Seu último trabalho, Macumbas e Catimbós (2019), foi indicado ao Latin Grammy 2019.

Casa Natura Musical

Com mais de 400 shows de 200 artistas diferentes, a Casa Natura Musical completa três anos em 2020. Inaugurada em maio de 2017, o espaço foi planejado pela artista Vanessa da Mata e os empresários Edgard Radesca (Bourbon Street Music Club) e Paulinho Rosa (Canto da Ema). Por meio de uma programação pulsante, diversa e inclusiva, a Casa celebra a pluralidade da música brasileira e dá voz a diferentes ritmos, movimentos e artistas dos quatro cantos do país. Mais que uma casa de shows, a Casa Natura Musical é um equipamento cultural que propõe discussões e convida seu público a refletir sobre os mais diversos assuntos da atualidade, através de eventos com temáticas especiais, shows voltados para a rua, exibições de documentários, mostras de arte digital e de seus canais de comunicação.

Sobre Natura Musical

Natura Musical é a principal plataforma de patrocínio da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu cerca de R$ 143 milhões no patrocínio de 460 projetos - entre CDs, DVDs, shows, livros, acervos digitais, documentários e projetos de fomento à cena. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do País e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2020, o edital do programa selecionou 41 projetos em todo o Brasil. A plataforma digital do programa leva conteúdo inédito sobre música e comportamento para mais de meio milhão de seguidores nas redes sociais. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com cerca de 120 shows ao longo de 2019.


CASA NATURA MUSICAL
Rua Artur de Azevedo, 2134, Pinheiros, São Paulo
www.casanaturamusical.com.br e www.sympla.com.br.
https://www.facebook.com/CasaNaturaMusical
https://www.instagram.com/casanaturamusical/
www.twitter.com/casanaturamus


Nenhum comentário