[News] Quer entender melhor o cinema? Os clássicos do Streaming do Telecine te ajudam


Truffaut, Fellini, Kubrick e Hitchcock são apenas alguns dos cineastas mais influentes de todos os tempos, que inspiraram - e ainda inspiram – toda uma geração de atores, diretores, produtores e roteiristas ao redor do mundo. Sendo assim, o streaming do Telecine reuniu títulos, quase que obrigatórios, para quem quer entender melhor a evolução do cinema nas últimas décadas.

Com direção de François Truffaut, um dos fundadores do movimento artístico do cinema francês conhecido como Nouvelle Vague, Beijos Proibidos foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. No último mês de janeiro, Federico Fellini teria completado 100 anos. O diretor foi indicado 12 vezes ao Oscar e ganhou quatro na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, inclusive com Oito ½.

A obra-prima 2001: Uma Odisseia no Espaço de Stanley Kubrick é considerado um dos melhores filmes já feitos. Seus efeitos especiais pioneiros rendeu um Oscar de Melhores Efeitos Visuais. Fritz Lang é um dos maiores nomes do cinema alemão; sua produção atemporal Metrópolis é uma das referências do expressionismo germânico.

Outra obra notável é Crepúsculo dos Deuses de Billy Wildes. Do gênero film noir, o clássico foi sucesso de crítica e recebeu 11 indicações ao Oscar. Destaque na era moderna do cinema, Sidney Lumet dirigiu Doze Homens E Uma Sentença, indicado ao Oscar de Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Roteiro Adaptado.

O cinema sueco ganhou fama com as contribuições de Ingmar Bergman. Gritos e Sussurros foi indicado ao Oscar de Melhor Filme e não de Melhor Filme Estrangeiro, o que foi incomum para a época. Conhecido como o “Mestre do Suspense”, Alfred Hitchcock se tornou um dos mais influentes no cinema com o seu estilo singular. Psicose é considerado um dos melhores de todos os tempos e recebeu quatro indicações ao Oscar, incluindo o de Melhor Direção.

Beijos Proibidos
(Baisers Volés)

Após ser expulso do exército, Antoine Donel consegue um emprego como recepcionista de hotel, mas logo é demitido ao ajudar o detetive particular Henri. O ex-policial o leva para trabalhar em sua agência, mas, no primeiro caso que pega, Antoine se apaixona pela esposa do seu cliente e coloca tudo a perder. Dirigido por François Truffaut e indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Direção: François Truffaut
Elenco: Jean-Pierre Léaud, Claude Jade, Delphine Seyrig
França. 1968. Drama. 91 min.
Link do Telecine


Blow-Up – Depois Daquele Beijo
(Blow-Up)

Em Londres, o fotógrafo Thomas está indo trabalhar quando decide fotografar um casal no parque. Mais tarde, a mulher fotografada bate em sua porta e exige os negativos das imagens, mas Thomas não dá. Para sua surpresa, ao revelar o material, ele descobre que pode estar diante das provas de um crime.

Direção: Michelangelo Antonioni
Elenco: David Hemmings, Vanessa Redgrave, Peter Bowles
EUA. Itália. Reino Unido. 1966. Drama. 111 min.
Link do Telecine


Oito ½

O diretor de cinema Guido Anselmi está prestes a rodar sua próxima obra, mas sofre com a falta de ideias. Em crise existencial, ele passa a misturar a ficção com a realidade.

Direção: Federico Fellini
Elenco: Marcello Mastroianni, Claudia Cardinale, Anouk Aimee, Sandra Milo
França. Itália. 1966. Drama. 138 min.
Link do Telecine


2001: Uma Odisseia no Espaço
(2001: A Space Odyssey)

Um monolito com cerca de três milhões de anos é encontrado próximo à base lunar. Anos após, uma missão parte em direção a Júpiter com o objetivo de estudar a estrutura. Na nave Discovery está HAL, a inteligência artificial que deveria dar suporte à tripulação, mas acaba saindo do controle. Dirigido por Stanley Kubrick e vencedor do Oscar de Melhores Efeitos Visuais.

Direção: Stanley Kubrick
Elenco: Keir Dullea, Gary Lockwood, William Sylvester
EUA. Reino Unido. 1968. Aventura. 139 min.
Link do Telecine


Era Uma Vez No Oeste
(Once Upon A Time In The West)

Trabalhando para um barão ferroviário, a gangue de Frank assassina a família de Brett McBain para tomar suas terras. Com contas a acertar com Frank, um homem misterioso que anda sempre com uma gaita, ele se une a um fora da lei para proteger a bela viúva de Brett, que acaba de chegar de Nova Orleans.

Direção: Sergio Leone
Elenco: Charles Bronson, Claudia Cardinale, Henry Fonda, Jason Robards
EUA. Itália. 1968. Faroeste. 166 min.
Link do Telecine

Metrópolis
(Metropolis)

No futuro, a cidade de Metrópolis vive uma forte divisão social: no seu topo vivem os ricos e poderosos, abaixo dela vivem os operários em um regime de escravidão. Uma revolução se inicia quando Maria, líder espiritual dos operários, é vista como ameaça pelos poderosos e é substituída por um robô.

Direção: Fritz Lang
Elenco: Brigitte Helm, Gustav Fröhlich, Alfred Abel
Alemanha. 1927. Ficção-científica. 144 min.
Link no Telecine

Crepúsculo dos Deuses
(Sunset Boulevard)

Com a carreira indo mal, o roteirista Joe Gillis refugia-se na casa de Norma Desmond, uma antiga estrela do cinema mudo. Endividado, ele aceita trabalhar para ela ajudando-a em sua volta às telonas. Mas o comportamento fantasioso e conturbado da atriz faz a situação sair do controle completamente.

Direção: Billy Wilder
Elenco: William Holden, Gloria Swanson, Erich Von Stroheim
EUA. 1950. Drama. 110 min.
Link do Telecine

Matar Ou Morrer
(High Noon)

Para o xerife Will Kane, o dia do seu casamento será marcado não pela emoção, mas pela adrenalina e a perseguição com o perigoso bandido Frank Miller. Miller fugiu atrás de vingança, já que Kane o colocou na prisão. Mas, agora, nem a população local irá ajudá-lo. Vencedor de 4 Oscars.

Direção: Fred Zinnemann
Elenco: Gary Cooper, Grace Kelly, Thomas Mitchell
EUA. 1952. Faroeste. 84 min.
Link do Telecine

Doze Homens E Uma Sentença
(Twelve Angry Men)

O filme acompanha o julgamento de um jovem acusado de ter matado o próprio pai. Se a votação do júri for unânime, o réu será condenado à morte. Onze jurados votam pela condenação, mas o jurado número 8 acredita na inocência do garoto e tenta convencer seus colegas a repensarem a sentença. Dirigido por Sidney Lumet e indicado a três Oscars, incluindo o de Melhor Filme.

Direção: Sidney Lumet
Elenco: Henry Fonda, Lee J. Cobb, Ed Begley, E.G. Marshall, John Fiedler, Martin Balsam
EUA. 1957. Drama. 95 min.
Link do Telecine

Gritos e Sussurros
(Viskningar Och Rop)

No século 19, as irmãs Karin, Maria e Agnes vivem em uma grande casa de campo na Suécia. Com a ajuda da funcionária Anna, Agnes passa seus momentos finais devido a um câncer. Somado a isso, o trio enfrenta dificuldades em manter uma boa relação, graças a acontecimentos do passado que vêm à tona. Indicado a 4 Oscars e vencedor de Melhor Fotografia.

Direção: Ingmar Bergman
Elenco: Harriet Andersson, Liv Ullmann, Kari Sylwan
Suécia. 1972. Drama. 91 min.
Link do Telecine

Psic
(Psycho)

Após dar um desfalque onde trabalha, a secretária Marion Crane foge da cidade com o dinheiro. Debaixo de uma forte tempestade, ela se hospeda em um decadente hotel na estrada, o Bates Motel. Sem fazer ideia do risco que corre, Marion precisa lidar com Norman, o misterioso dono do local.

Direção: Alfred Hitchcock
Elenco: Anthony Perkins, Janet Leigh, Vera Miles
EUA. 1960. Suspense. 108 min.
Link no Telecine

Spartacus

Spartacus é um escravo no Império Romano. Após ser condenado à morte e treinado para se tornar um gladiador, ele inicia e lidera uma revolta de prisioneiros, causando um impacto que leva o Senado romano a reagir com todo o seu poderio militar. Dirigido por Stanley Kubrick e vencedor de quatro Oscars, incluindo o de Melhor Fotografia.

Direção: Stanley Kubrick
Elenco: Kirk Douglas, Laurence Olivier, Jean Simmons
EUA. 1960. Aventura. 181 min.
Link no Telecine




Nenhum comentário