[News] ELAS #indica: distribuidora dá dicas de produções encabeçadas por mulheres

A distribuidora ELO Company, detentora de diversas obras audiovisuais produzidas nacionalmente, seleciona lista de produções de seu catálogo, disponíveis nas plataformas VOD, que tenham foco nas mulheres - seja na direção, produção, temática ou protagonismo. Abaixo a lista:

DOCUMENTÁRIOS


A Era do Peixinho
Dir. Bruna Bittencourt | 2017 | TV Brasil e Amazon Prime Video
Sinopse: 1974. Brasil. Algo que parecia uma realidade distante para muitos começou a se tornar realidade. Um esporte coletivo que era, até então, amador, assume o papel de unir e representar o povo brasileiro, através da garra, companheirismo, dedicação e luta dos envolvidos. Este é o início da história do voleibol brasileiro dentro de sua profissionalização e popularização. Muito mais do que o que vemos em quadra, tanto feminino quanto masculino possui grandes heróis em seus bastidores também. E todos estes são os heróis que fizeram e fazem a história. Do amador ao profissional. Do saque viagem ao pódio. Do desconhecido ao popular. Essa é a história de como nosso voleibol se tornou o que é hoje. 2018. Brasil. A realidade se mantém honrosa e traz cada vez mais o peso da camisa verde e amarela. Mas o maior peso será o da nação ou da história dos personagens que ali passaram? Um esporte. Uma nação. Uma honra. Um time. Mas milhares de pessoas fazendo história.


Damas do Samba - série documental
Dir. Susanna Lira | 2018 | TV Brasil
Sinopse: O filme provoca uma reflexão sobre o papel da mulher no samba. Mulheres que são pastoras, compositoras, passistas, musas, tias, intérpretes e muitas outras mulheres que fazem parte da construção de uma identidade nacional mestiça. Uma retrospectiva na trajetória do samba ao longo da história com enfoque no papel das mulheres em sua construção e composição.


Diários de Classe

Dir. Igor Souza, Maria Carolina Gonçalves da Silva | 2019 | Canal Brasil Play

Sinopse: “Diários de Classe” acompanha o cotidiano de três mulheres – uma jovem trans, uma mãe encarcerada e uma empregada doméstica –, estudantes de centros de alfabetização para adultos em Salvador. Embora trilhem caminhos distintos, suas trajetórias coincidem nos preconceitos e injustiças sofridos cotidianamente. O documentário em estilo direto aposta no recorte espacial da sala de aula a fim de se aprofundar no dia a dia dessas personagens, revelando suas tentativas diárias de contornar o apagamento sistemático de suas existências.


Em Um Mundo Interior
Dir. Mariana Pamplona, Flávio Frederico | 2018 | TV Brasil, Futura Play, GNT e NET NOW

Sinopse: O documentário registra a vida de famílias de classes sociais e regiões distintas, cujos filhos manifestam transtornos sensoriais ou cognitivos. Assim, o projeto busca compreender a percepção do mundo pelo ponto de vista dos jovens com Transtornos do Espectro do Autismo.


Eu e Minha Irmã
Dir. Thiago Rosente | 2017 | Canal Brasil, TV Aparecida e AMC
Sinopse: A trajetória de Mary e Marilene, as Irmãs Galvão, tem início nas rádios do interior de São Paulo na década de 1940 e avança até a consagração como a mais longeva dupla da música brasileira. Talento, dedicação e força de vontade são as marcas das duas irmãs que espalham alegria e bom humor para os diversos públicos por onde quer que passem. Este documentário retrata os mais marcantes momentos de seus 70 anos de carreira e passeia pelo Brasil das rádios, do circo-teatro e do avanço da televisão, seguindo até os dias de hoje, com o reconhecimento da dupla como parte do patrimônio cultural brasileiro.


Galeria F
Dir. Emília Silveira | 2016 | Amazon Prime Video
Sinopse: Theodomiro Romeiro dos Santos, militante do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário, iniciou seu combate a ditadura brasileira aos 14 anos de idade, e chegou a ser preso aos 18, matando um dos agentes ao resistir à prisão. Agora, ele refaz toda a sua trajetória, contando de quando foi preso e torturado durante nove anos.


Josephine King
Dir. Carmem Maia | 2012 | Amazon Prime Video
Sinopse: Aos 30 anos de idade, Josephine King foi diagnosticada como bipolar. Aos 40, após mais uma tentativa de suicídio, começou a pintar uma série de autorretratos, nos quais escancarava todo o seu sofrimento. O resultado desse trabalho é assustador. Cores fortes, roupas extravagantes, cabelo desgrenhado, olhos borrados. Hoje, aos 45 anos, ela começa a ganhar a notoriedade e repercussão. Sua pintura, talento, são o que a mantém viva. Rodado nas cidades de Londres, Amsterdã, Lisboa, Paris e Saint- Gervazy, o filme procura refazer o percurso da artista ao filmar os lugares onde ela viveu, cresceu, estudou e trabalhou.


Mães do Pina
Dir. Leo Falcão e prod. exec. Daniela Vieira | 2008 | Amazon Prime Video
Sinopse: A memória e a força de cinco mães de santo que constroem a identidade cultural religiosa da Comunidade do Bode, bairro do Pina, Recife, Pernambuco. As cerimônias, os terreiros, os maracatus e os trabalhos sociais são revelados nesse mergulho no universo feminino. O filme mostra as relações sociais construídas na comunidade, preserva a memória, reconstrói as trajetórias pessoais de seus personagens e, por fim, fortalece a história do Candomblé. Sob o cuidado maternal e transformador, essas mulheres geram uma transformação pessoal e social no desenvolvimento de seu entorno e ainda dessa comunidade com a população local.


O Próximo Samba
Dir. Marcelo Lavandoski | 2017 | Canal Brasil Play
Sinopse: Os bastidores de uma das maiores escolas de samba, a Estação Primeira de Mangueira, que além de tudo é um ícone do samba mundial. Depois de 14 anos sem ganhar um campeonato, o documentário apresenta os primeiros passos até grande vitória, tornando a Mangueira a campeã de 2016.


Olhando Para As Estrelas
Dir. Alexandre Peralta | 2017 | TV Brasil e AMC
Sinopse: Olhando pras Estrelas é o retrato de duas dançarinas que fazem parte da única escola de balé para cegos do mundo - a Associação Fernanda Bianchini, localizada em São Paulo. O documentário acompanha Geyza, professora e primeira bailarina da companhia, que está se preparando para casar, e Thalia, uma de suas alunas adolescentes, que lida com todas as mudanças de sua idade. Suas histórias vão além do desafio de dançar sem uma referência visual. Como muitos de nós, essas mulheres querem ser boas profissionais, parceiras e amigas, e trabalham duro para se tornarem a melhor versão de si mesmas.


Pitanga
Dir. Camila Pitanga e Beto Brandt | 2017 | Canal Brasil Play
Sinopse: Filmando encontros e reencontros de Antonio Pitanga com amigos, amigas, família, cineastas, músicos e outros companheiros de vida e profissão, Beto Brant e Camila Pitanga fazem o trajeto de retorno ao tempo e revisitam a obra do ator investigando o seu percurso estético, político e existencial. Destaque no momento de maior inquietação artística do cinema brasileiro, o Cinema Novo, através de suas interpretações históricas, Antonio Pitanga construiu uma narrativa mitológica própria. PITANGA homenageia o homem e o ator. Destaca a importância de seu testemunho para a arte brasileira e conta a história de 75 anos de vida dedicados ao conhecimento e à construção de um homem em diálogo profundo com seu tempo.


Precisamos Falar do Assédio
Dir. Paula Sacchetta | 2016 | Amazon Prime Video
Sinopse: Na semana da mulher, de 7 a 14 de março de 2016, uma van-estúdio parou em cinco locais diferentes da cidade de São Paulo e outros quatro no Rio de Janeiro. O objetivo era coletar depoimentos de mulheres vítimas de qualquer tipo de assédio. As mulheres que apareciam para contar suas histórias ficavam sozinhas dentro da van durante a gravação, sem qualquer tipo de interlocução ou entrevistador, para que o momento fosse íntimo e de desabafo. Para as que não quiseram se identificar, quatro máscaras estavam disponíveis. Elas representavam os motivos pelos quais as mulheres não queriam mostrar o rosto durante o depoimento: medo, raiva, vergonha e tristeza. Algumas ainda tiveram suas vozes distorcidas.


Santos de Todos os Gols

Dir. Lina Charmie | 2019 | Canal Brasil Play
Sinopse: O gol é o momento mágico do futebol. Mas o que é o gol? É o instante em que uma bola atravessa uma linha? A catarse do torcedor, do jogador, o coração do jogo, êxtase, vitória, redenção, derrota, tragédia, orgasmo, alívio, vingança? Tudo isso e mais um pouco! O documentário explora a sensação do gol através do time que mais marcou gols na história do futebol mundial.


A História de um Sonho - Todas as Casas do Timão
Dir. Marcela Coelho e Ricardo Aidar | 2019 | Net Now
Sinopse: A torcida Corinthiana, afamada por sua paixão sem limites que invade corações e territórios, tem por tradição fazer de qualquer lugar do planeta a sua morada. Do Oiapoque ao Chuí, no Brasil ou no Japão, “A Fiel” joga junto! Com a participação de jogadores, ídolos, comissão técnica, e torcedores “A História de um Sonho – Todas as Casas do Timão” traça a saga do Sport Club Corinthians Paulista desde a sua origem no terrão da várzea, passando pelos estádios em que fez história, como Maracanã, Morumbi, o então Palestra Itália, Vila Belmiro, Yokohama, entre outros, até a inauguração de uma das arenas mais modernas do mundo. Enfim, o “Bando de Loucos” reencontra um solo para chamar de seu.



DRAMAS


Amores de Chumbo
Dir. Tuca Siqueira | 2017 | Canal Brasil Play
Sinopse: Amores de Chumbo trata de um triângulo amoroso, questionando o limite de cada um diante de segredos e paixões interrompidas. Quarenta anos separam Maria Eugênia, escritora pernambucana radicada na França, do casal Miguel e Lúcia que acabam de comemorar união de quatro décadas. O retorno de Maria Eugênia suscita dúvidas e desconfianças há muito tempo guardadas. Miguel, professor de Sociologia e ex-preso político, deseja encarar a verdade e Lúcia, parceira de vida que se dedicou a tirá-lo da prisão, quer fugir dela. É pelo ponto de vista desses três personagens centrais que revivemos a história política e social da época do chumbo, uma história que mudou o rumo de muitas vidas.


Café com Canela
Dir. Glenda Nicácio, Ary Rosa | 2017 | Canal Brasil Play
Sinopse: Recôncavo da Bahia. Margarida vive em São Félix, isolada pela dor da perda do filho. Violeta segue a vida em Cachoeira, entre adversidade do dia a dia e traumas do passado. Quando Violeta reencontra Margarida inicia-se um processo de transformação marcado por visitas, faxinas e cafés com canela, capazes de despertar novos amigos e antigos amores.


Querida Mamãe
Dir. Jeremias Moreira Filho | 2017 | Globoplay e Canal Brasil Play

Sinopse: Desencontros e incompreensões na relação entre mãe e filha. Helô (Letícia Sabatella) tem uma relação conturbada com sua mãe Ruth (Selma Egrei) além estar presa em um casamento infeliz. Tudo muda quando ela conhece Leda, por quem se apaixona e começa um empolgante romance. A nova relação não é bem aceita nem por sua família e muito menos por Ruth, o que potencializa o atrito entre as duas.


Linhas Tortas
Dir. Rita Nunes | 2019 | Amazon Prime Video e TV5 Mond
Sinopse: No futebol, nem sempre promessas se realizam e moleques que despontam com pinta de craque muitas vezes se perdem no meio do caminho, sendo engolidos pela história. Conhecer os caminhos dos maiores “ex-futuros craques” é entender um pouco da realidade do futebol qu se esconde por trás dos ídolos consagrados e seus salários milionários. “Linhas Tortas” mostra a verdadeira cara do nosso futebol.


Cada Vez Mais longe
Dir. de Eveline Costa e Oswaldo Linoi | 2014 | Amazon Prime Video e Box Brazil
Sinopse: Pescador promete à sua jovem mulher trazer todo o peixe do mundo se ela parar de fazer e desfazer seu crochê. Ele é obrigado a ir cada vez mais longe em busca de peixes. Ela, cada vez mais só, usa as linhas do crochê para trazê-lo de volta. João volta e lhe traz excêntricos presentes encontrados no mar, até sumir no horizonte. Em meio à degradação ambiental, barcos vazios e abandonados se avolumam como um grande cemitério de rara beleza, e Isaura ainda espera por João. “João, vamos embora deste lugar…Não tem nem mais peixe nesse mar…”. O assoreamento desenfreado na Baía de Sepetiba (RJ), um dia considerada a segunda maior produtora pesqueira do Brasil, hoje “ocupada” pelas indústrias, reflete no modo de vida daquela comunidade, e afeta o relacionamento entre Isaura e João. Através desta história, o filme revela uma grave questão ambiental.


Apneia
Dir. Mauricio Eça, Marcelo Corpanni | 2014 | Turner
Sinopse: Meninas de classe média têm uma vida bastante normal: relacionamentos (estáveis ou não), aulas da faculdade, festas em clubes. Mas o que acontece se essa rotina aparentemente inocente é carregada de excessos? Ou seja: pouca faculdade, muita festa e muito sexo.


ROMANCE


Lua Em Sagitário
Dir. Márcia Paraíso | 2016 | Canal Brasil Play

Sinopse: Quando Ana coloca seus fones de ouvido é como se o mundo se transformasse em um videoclipe. A música e a lan house que frequenta funcionam como uma fuga da rotina de mesmices em uma pequena cidade na fronteira com a Argentina. Junto com o namorado Murilo, ela cruza as estradas do interior de Santa Catarina até o mar, para participar de um Festival de Música, transformando a hipotética fuga em fuga real - da família, da pequena cidade, do conservadorismo. Mas a estrada reserva além das emoções e descobertas a necessidade de voltar atrás para poder - quem sabe um dia - seguir adiante.

INFANTIL


Meu Irmão Nerd
Dir. Cecília Amado | 2018 | Amazon Prime Video

Sinopse: Douglas e seus amigos inseparáveis, Lucas e Samanta, são crianças alegres e curiosas que descobrem nas brincadeiras do dia a dia, questões de natureza científica e vão buscar no irmão nerd de Douglas as respostas para suas indagações.


SÉRIES


Diários da Floresta
Dir. Luiz Arnaldo Campos | 2019 | Amazon Prime Video
Sinopse: Cecy Brik é uma jovem antropóloga que no final da década de 70 vai estudar os índios paiter, nos confins da Amazônia. Lá se envolve com os dramas deste povo. Enfrenta pastores evangélicos, participa da luta contra os invasores de terras e mergulha de cabeça numa sociedade com costumes, segredos e cosmovisões que aos poucos se apossam de seu coração. Na direção contrária, os paiter quanto mais lutam mais se envolvem com os produtos e a cultura do mundo do homem branco e começam a duvidar do futuro. Diários da Floresta é o relato dessas histórias cruzadas; num tempo que exige definições e escolha de destinos.


Diários Sobre o Corpo
Dir. Marcos Pimentel e Gabriela Altaf | 2017 | Amazon Prime Video

Sinopse: Série de TV que tem o corpo como personagem central. Ao longo dos 05 episódios de 26 minutos, acompanhamos o cotidiano de diferentes pessoas que tiveram que aprender a lidar com questões como bulimia, anorexia, gordofobia, cirurgia bariátrica, racismo, mudança de gênero e opção sexual, compulsão por cirurgias estéticas, aceitação da própria imagem e envelhecimento. De forma intimista, a série procura analisar como a aparência física constitui as subjetividades contemporâneas e impacta o cotidiano de pessoas que se sentem afetadas pelos padrões estéticos vigentes, instituindo-lhes novos hábitos, valores, práticas e modos de ser e estar no mundo. Investiga como, na atualidade, o corpo é um dos principais cartões de visita que uma pessoa dispõe e, ao mesmo tempo, seu principal algoz.


TERROR


A Mata Negra
Dir. Rodrigo Aragão, protag. Carol Aragão | 2018 | Amazon Prime Vídeo


Sinopse: Numa floresta do interior do Brasil, uma garota vê sua vida – e de todos ao seu redor – mudar terrivelmente quando encontra o Livro Perdido de Cipriano, cuja Magia Sombria, além de outorgar poder e riqueza a quem o possui, é capaz de libertar um terrível mal sobre a terra.


Nenhum comentário