[News] “Ser Tão Velho Cerrado” estreia na terça no Canal Brasil



Destaque no Canal Brasil na terça, dia 2 de junho, às 18h30, o filme “Ser Tão Velho Cerrado” é uma grande campanha em defesa do cerrado brasileiro, que sofre com desmatamentos recordes, levando um ecossistema inteiro à extinção. Com direção, produção e roteiro de André D’Elia, o longa conquistou o Prêmio do Público de Melhor Filme na 7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental 2018.

A necessidade de preservação do cerrado brasileiro em meio a um grande processo de desmatamento pela ganância de produtores de soja é o tema do filme. Preocupados com os crescentes índices de desflorestamento, os moradores da Chapada dos Veadeiros se juntam para procurar e pensar em novas formas de desenvolver a região sem agredir o meio ambiente em que vivem. O desafio é conciliar os interesses relacionados ao manejo da Área de Proteção Ambiental do Pouso Alto. Para isso, comunidade científica, grandes proprietários de terra e defensores do meio ambiente iniciam um diálogo delicado e essencial.

O documentário faz um alerta sobre os efeitos das queimadas na região a partir dos mais variados prismas. Moradores locais demonstram revolta com os políticos e as leis que permitem o desmatamento desenfreado, apontam soluções para tentar mitigar os danos e discutem como o potencial da região está sendo afetado. Em paralelo, ambientalistas e biólogos explicam a história da vegetação do centro-oeste, as consequências da sua degradação e a impossibilidade de reverter parte dos danos causados. O contraponto oferecido pela direção, com depoimentos dos fazendeiros, demonstra como a ambição está acabando com uma das paisagens mais exuberantes do país.

Ser Tão Velho Cerrado

Estreia
Horário principal: terça, dia 2 de junho, às 18h30

Alternativos: sexta, dia 05/06, às 11h20

Classificação: Livre 
 
 
 
 

Nenhum comentário