[News] Maratona UNICEF Samsung: jogo alia economia solidária, agricultura e saúde



São Paulo, 27 de maio de 2020 – A Samsung apresenta mais uma equipe selecionada para a fase final do programa Maratona UNICEF Samsung. O jogo IFarmNet foi desenvolvido por um grupo de alunos do Rio de Janeiro e engloba economia solidária, gestão de uma pequena propriedade rural, alimentação e saúde, além de inserir conteúdos de ciências da natureza voltados para estudantes do Ensino Médio.

O aplicativo foi desenvolvido com suporte para deficientes visuais e auditivos e pode ser baixado em smartphones com qualquer sistema operacional, tanto na Play Store como na App Store. Ao iniciar o jogo, o usuário pode assistir a um tutorial com explicações sobre as atividades disponíveis. Em seguida, é possível escolher nome e avatar para o personagem, que logo recebe uma carteirinha do Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários (CADSOL).

O personagem começa a história com apenas um tipo de alimento disponível em sua fazenda e precisa fazer trocas com outros agricultores da pequena comunidade. Também é possível ir a um mercado na cidade que oferece produtos industrializados ou novos alimentos para serem cultivados na fazenda. As plantações são integradas e as escolhas do jogador interferem no desenvolvimento da propriedade e na saúde do personagem.

“Economia solidária não é algo que a gente lida no dia a dia em um ambiente urbano e é interessante ver essa nova maneira de lidar com a propriedade, com essa relação de troca que é diferente do que vivemos na cidade,” explica João Pedro Winbald, estudante de Engenharia Eletrônica de Computação é um dos integrantes do grupo, ao lado da estudante Fabrícia Nicomesdes e da professora Emanuele Nunes.

Para ajudar a manter a saúde do personagem, o usuário pode colocá-lo para fazer atividades físicas. Outra ação que impacta no dia a dia da fazenda é responder a um questionário sobre ciências da natureza. As respostas corretas colaboram com o crescimento saudável da plantação. Também há conteúdos voltados para as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como empatia, diálogo e cooperação.

“Tentamos colocar todos esses conceitos no jogo com as temáticas girando em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis que tratam da promoção da fome zero, agricultura sustentável, geração de trabalho e renda”, explica a professora Emanuele Nunes, que tem mantido reuniões por videoconferência com Pedro e Fabrícia regularmente.

“A Maratona UNICEF Samsung visa a estimular propostas como essa, que oferecem soluções criativas e lúdicas para pontos sensíveis da sociedade, que proponham debates e mudanças que transformem o mundo. É o que perseguimos com a visão global da Samsung na educação: Togheter for Tomorrow! Enabling People”, salienta Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

O app IFarmNet é uma das 19 equipes selecionadas para a fase final da Maratona UNICEF Samsung. As últimas etapas do programa seguem totalmente online, tanto para o trabalho de mentoria, já em andamento, quanto para as bancadas de avaliação, previstas para acontecer entre os dias 18 e 29 de maio. A versão final dos aplicativos precisa ser publicada até 5 de junho.

Link de acesso a Samsung Newsroom Brasil:https://news.samsung.com/br/maratona-unicef-samsung-jogo-alia-economia-solidaria-agricultura-e-saude


Sobre a Maratona UNICEF Samsung

A Maratona UNICEF Samsung (https://maratonaunicefsamsung.org.br/) é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da Samsung. O programa foi desenvolvido em parceria com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), por meio do programa Brasil Mais TI, e tem como objetivo desenvolver tecnologias educacionais na forma de protótipos de aplicativos para serem utilizadas, em escolas públicas, por professores e estudantes do Ensino Médio. Na edição anterior, mais de 100 equipes se inscreveram e 31 foram selecionadas.

Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd.

A Samsung inspira o mundo e cria o futuro com ideias e tecnologias inovadoras. A companhia está redefinindo o mundo de TVs, smartphones, wearables, tablets, eletrodomésticos, sistemas de conexão e memória, sistema LSI, fundição de semicondutores e soluções LED. Para saber mais sobre as últimas notícias, por favor, visite a Sala de Imprensa da Samsung em http://news.samsung.com/br



Nenhum comentário