[Divulgação]Andrea Taubman fala da Campanha "Ninguém Mexe Comigo" com a apresentadora Gardenia Cavalcanti, sobre abuso infantil.

A cada hora, quatro crianças ou adolescentes são sexualmente violentados no Brasil. Você sabia?

Gardenia Cavalcanti, apresentadora do programa Band Mulher Rio entrevistou a escritora Andrea Taubman, autora do livro "Não Me Toca, Seu Boboca!", pela Editora Aletria sobre a Prevenção ao Abuso Infantil, dentro do maio laranja.
 
No livro., a personagem Ritoca tem uma história para contar, meio difícil de entender, muito difícil de falar. O encontro com um tio gentil e sorridente acaba se tornando um pesadelo, do qual Ritoca e seus amigos conseguem escapar. “Se for de um jeito suspeito, ninguém deve tocar na gente!”, ela logo reconhece. De maneira lúdica, o livro Não me toca, seu boboca! mostra a todas as crianças o que é a situação de violência sexual e o que fazer para evitá-la. Uma forma de oferecer segurança e informação às crianças sem perder o encantamento próprio da literatura. Um livro necessário, escrito cuidadosamente por Andrea Taubman e ilustrado pela talentosa Thais Linhares.

Dando continuidade à entrevista, Andréa Taubman lembrou que o isolamento social tem aumentando os números de violência sexual contra crianças e adolescentes. E que está lançando a campanha musical NInguém Mexe Comigo com o objetivo de promover espaços de denúncia e ampliar a rede de proteção. https://youtu.be/J1RHieEwRNE
 

Em 2017, a lei 13.431/2017 (regulamentada pelo Decreto nº 9.603/2018 de 11/12/2018) colocou em pauta a questão da violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. O projeto, encabeçado pela deputada Maria do Rosário, prevê mecanismos de prevenção à violência contra menores e medidas de proteção às vítimas. 

Especialistas revelam que a ação do abusador é facilitada pela falta de compreensão, por parte da criança, sobre o que é um carinho adequado e o que não é. Por isso, a melhor forma de prevenir que abusos aconteçam é ensiná-las a diferenciar uma brincadeira de uma potencial situação de risco e fortalecer suas capacidades para que possam se defender e denunciar quando uma pessoa age de maneira inadequada. 

No entanto, falar sobre este tema é, muitas vezes, uma tarefa bastante difícil para pais, mães, familiares e profissionais da área de educação, saúde e assistência social. Pensando nisso, a Editora Aletria lançou o livro Não me toca, seu boboca! escrito por Andrea Viviana Taubman e ilustrado por Thais Linhares. 

Gardênia Cavalcanti lembrou que o Dia 18 de Maio foi criado para chamar atenção à Prevenção contra o Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, e que todos possam prestar atenção ao assunto e compartilhar a música. Vamos falar a respeito! 

Instagram @gardeniavcavalcanti
                 @andreataubmanescritora
                 @editoraaletria
                 @ninguem.mexe.comigo

Paula Ramagem

Nenhum comentário