Novidades

[News] Adelina Instituto promove curso online sobre “Entre o Pintar e o Vestir”


Adelina Instituto está com inscrições abertas para o curso Entre o Pintar e o Vestir – olhares, indumentárias e representações negras, 28 e 29 de maio, quinta e sexta, das 19h às 20h30, que será realizado através de uma plataforma online aos alunos.

O formato de curso online, realizado pela Adelina Instituto, nesse momento de pandemia do coronavírus, tem objetivo de manter aos alunos a oportunidade de continuar suas atividades no instituto, ao mesmo tempo que cumpre a recomendação do Ministério da Saúde e a Organização Mundial Saúde (OMS), de isolamento social resguardando a segurança de todos. 

O curso irá abordar quais são os pontos de intersecção que podem ser observados entre o ato do vestir e as representações de corpos negros em algumas histórias da arte. Partindo desse questionamento, dividido em duas aulas, o objetivo é iniciar discussões acerca das relações entre indumentária, representação e corpo por meio de obras ora de artistas europeus e brancos, ora de artistas negras como: Maria Auxiliadora, Rosana Paulino e Elizabeth Colomba, que trazem em diferentes dimensões de suas obras, muitas vezes extrapolando o universo da pintura, elementos de vestimentas, costuras e de memórias que são criadas e vestidas em corpos negros femininos.


Programa

Aula 1 - Ela pinta como se estivesse bordando: vestimentas e religiosidades na obra de Maria Auxiliadora

Aula 2 - As costuras das memórias: representações negras femininas em obras de Rosana Paulino e Elizabeth Colomba

Quem irá conduzir?

Hanayrá Negreiros é pesquisadora e educadora em moda, história cultural e curadoria, mestra em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e graduada em Negócios da Moda pela Universidade Anhembi Morumbi. Tem como principais focos de estudo, estéticas afro-brasileiras e africanas que se manifestam através da indumentária, das religiosidades e memórias de família.

Sobre o Adelina Instituto

Em abril de 2017, o empresário Fabio Luchetti criou o projeto Adelina, no Bairro Perdizes. Com ampla atuação no circuito de arte e educação contemporâneas, o projeto promove a difusão, produção e compartilhamento de conhecimento, por meio de encontros, debates, oficinas, publicações, além de cursos interdisciplinares, exposições de artistas contemporâneos e ações extramuros. O objetivo do projeto é firmar-se como um espaço para a concepção, formação e difusão da arte. Em suas muitas ações, a ideia é atingir os mais diversos perfis, favorecendo o intercâmbios entre artistas, curadores e amantes da arte. Desde a sua fundação, a Adelina pretende aproximar a arte e educação, como um apoio e de forma colaborativa na formação livre de públicos variados, entre os quais estão professores da rede de ensino público, estudantes, crianças, adolescentes e idosos.

Serviço:

Data:  28 e 29 de maio – quinta e sexta-feira - das 19h às 20h30.

Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula

Cadastre-se gratuitamente pelo App Zoom ou pelo site www.zoom.us.

O conteúdo será gravado e poderá ser enviado posteriormente para quem eventualmente perder algum encontro.

Investimento: R$ 100

Vagas limitadas

Oferecemos certificados

Inscrições pelo site www.sympla.com.br/adelina

Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para oi@adelina.org.br ou ligue para (11) 94812 3175

* obedecendo as medidas emergências e recomendadas de isolamento social pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS), o Instituto Adelina, Adelina Café e Adelina Loja permanecem fechados.

Adelina Instituto

Conheça também a Loja Adelina e o Café Adelina.

Acessibilidade: O Instituto é acessível para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. O prédio possui elevadores, rampas, telefones e banheiros adaptados.

Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 19h; e, aos sábados, das 10h às 16h.

Endereço: Rua Cardoso de Almeida, 1285, Perdizes. CEP: 05013-001 – São Paulo.

Estacionamento conveniado: 25% de desconto para visitantes (Rua Caiubi, 308).

Telefone: +55 (11) 3868-0050.

E-mail: oi@adelina.org.br | Site: www.adelina.org.br


Nenhum comentário