[News] Dia da África: Brasileiros refazem rotas da escravidão em busca da ancestralidade



Hoje, 25 de maio, é o Dia Mundial da África, instituído em 1963 como símbolo da libertação colonialista deste continente e de sua relevância cultural e material para a humanidade.

Em busca de ressignificar a ancestralidade brasileira, o fotógrafo César Fraga e o historiador Maurício de Barros Castro refizeram as rotas do tráfico de pessoas escravizadas.

A viagem por nove países resultou em 4.000 fotos com vestígios de locais símbolos da dor, templos sagrados e manifestações culturais, dando origem a série documental.

SINOPSE

Sankofa se traduz por “volte e pegue” em analogia a pássaro mítico africano que se vira para pegar um ovo de suas costas. No sentido filosófico, é preciso voltar ao passado para ressignificar o presente e construir o futuro. A série Sankofa – A África que Te Habita registra locais de memória da diáspora africana, para refletir sobre suas sequelas e reverenciar a decorrente herança multicultural. A obra audiovisual é orientada ao longo de 10 episódios por fotografias do afro-brasileiro neto de mulher escravizada César Fraga e pela pesquisa do historiador Maurício de Barros Castro. Eles viajaram nove países das quatro rotas do tráfico transatlântico: Guiné (Cabo Verde, Guiné-Bissau e Senegal), Mina (Gana, Togo, Benim e Nigéria), Angola e Moçambique. O seriado é produzido pela FBL Criação e Produção, com direção de Rozane Braga e roteiro de Zil Ribas.

Teaser:
https://vimeo.com/379044500

SOBRE CÉSAR FRAGA
Carioca, neto de mulher escravizada. É designer de formação, pós-graduado em marketing e fotógrafo autodidata com trabalhos pela América do Sul, Europa, África, Oriente Médio, Ásia e Antártica.  Portfólio.

SOBRE MAURÍCIO DE BARROS CASTRO
Carioca, especialista no estudo da diáspora africana. É Professor Adjunto do Instituto das Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Professor Visitante da Universidade da Califórnia – Berkeley. Currículo Lattes.

SERVIÇO
Série Sankofa – A África que Te Habita
TV por assinatura: Prime Box Brazil
Exibições inéditas: sextas-feiras, às 20h30
Próximo programa: quinto episódio sobre Gana |29/05
Reprises: terças-feiras, às 10h, e sábados, às 8h30
Temporada: 10 episódios de 26 minutos, cada
Período de exibição: 1 de maio a 3 de julho
Classificação indicativa: Livre



Nenhum comentário