[News] Disco do Aldir Blanc e Maurício Tapajós vira seriado com crônicas sobre o Rio de Janeiro



O emblemático LP duplo que leva os nomes de Aldir Blanc e Maurício Tapajós, lançado em 1984, ganha inédita adaptação visual para série de ficção. Criada e dirigida por Frederico Cardoso com os atores Guida Vianna e Lionel Fischer no elenco, Imagem Vinil (teaser) personifica crônicas sobre o cotidiano oitentista da Tijuca, bairro da zona norte do Rio de Janeiro, extraídas das 20 composições autorais do disco. A obra será exibida em rede nacional a partir de 4 de junho, às 21h, no canal de TV por assinatura Prime Box BrazilO teaser da obra traz depoimento exclusivo do Aldir sobre bastidores de criação do álbum: assista.
A narrativa cômica dramática capta galeria de situações que desvendam o “bairro intenso, frequentado por juventude frenética e morada de idosos conservadores, que não fogem de comemorações e de botecos”, descreve Cardoso, nascido e residente do local há 48 anos. Embora amparado pela licença dramática, o roteiro de onze episódios independentes não distorce a criação dos letristas. “Há, no entanto, interpretações minhas e dos atores, haja vista que a riqueza de detalhes nas composições dá margem a diferentes compreensões”, ressalva Frederico.
Maurício (interpretado por Roberto Rodrigues) conota o sentimentalismo das faixas Perder um Amigo e O Bonde no episódio inicial, Saudades. O advogado com escritório na famosa Praça Saenz Peña não quer sair do seu bairro de origem para viver com Fátima (Clarisse Zarvos). Envolvido por lembranças do seu falecido avô, embarca numa viagem imaginária pela Tijuca Antiga. Vai ao “cinema” (onde atualmente é uma farmácia e igreja) e anda de “bonde” (percurso do táxi). Ele chega a desmarcar clientes e de nada adianta o seu irmão e sua noiva quererem o tirar dessa paranoia.
As mazelas de Querelas do Brasil e Entre o Torresmo e a Moela são denunciadas no segundo episódio, Pimenta. O aposentado (Fischer) debocha de jovens militantes presos no interior do Bar do Chico, enquanto a violência policial toma as ruas próximas. Tachado de conservador, Pimenta desperta o interesse dos garotos ao compartilhar sua história de resistência. De volta ao seu apartamento, sob a companhia de sua solitária esposa Betina (Vianna), descobre-se que ele é um ex-militar infiltrado em movimentos estudantis que entregava “comunistas” ao governo, coisa que adorava fazer.
Valquíria (Vitória Rangel), destemida estudante da classe média alta de apenas 10 anos de idade, é o quarto episódio, baseado em canção homônima mais Valsa do Maracanã. Ela costuma registrar em seu diário a paixão por cavalos, enquanto observa alguns desses animais na Praça Xavier de Brito, já que é proibida de montar neles pelos pais (Felipe Garcia e Waleska Arêas). Até que de uma atividade escolar sobre poluição do Rio Maracanã, consegue cavalgar por locais próximos, como Praça da Bandeira e Avenida Brasil.
O realismo estético também norteou a fotografia da obra, dirigida por Cristiano Moraes. Captação de luz natural nas cenas e filmagens externas sem interferências na rotina local foram alguns recursos utilizados. O Bar da Dona Maria, boteco na Rua Garibaldi onde Aldir e Maurício se reuniram com parceiros para compor foi um dos cenários escolhidos, que se junta ao Estádio do Maracanã, ruas e comércios. O elenco principal também é formado pelos atores Marcello Melo, Maria Clara Guim, Christian Santos, Anderson Quack, Flávio Bauraqui e Arlindo Paixão (Mongol). A faixa Querelas do Brasil é a trilha sonora de abertura dos episódios, que têm animações assinadas por Leandro Ferra.
Imagem Vinil é produzida por Cinema Petisco, Cidadela Pé de Moleque Filmes. “Ouvia o disco na adolescência por conta do meu pai, na década de 80, e isso me deu vivência musical. Escutando-o repetidas vezes, entendi as letras pelo pensamento visual.  Quando decidi filmá-lo, o desafio foi transpor não só as faixas, mas poesias e pinturas do LP, que parece um livro. Vejo nitidamente nos episódios a realidade paralela e atemporal que Aldir e Maurício criaram”, esclarece Frederico Cardoso sobre a idealização do projeto.
SERVIÇO DA SÉRIE IMAGEM VINIL
Estreia: 4 de junho, às 21h
Último episódio: 6 de agosto
Canal de TV por assinatura: Music Box Brazil
Episódios:  10 episódios de 30 min, cada
Novos episódios: sábados, às 22h
Reprises: Segundas-feiras, às 10h30, e sextas-feiras, às 10h
Classificação etária: 14 anos
SOBRE PRIME BOX BRAZIL
O canal de TV por assinatura Prime Box Brazil exibe produções nacionais de vários gêneros, com destaque para séries, documentários, curtas, médias e longas metragens. Abre espaço para novos criadores, ao estimular a diversidade de produções regionais, e diretores consagrados. Integra a Box Brazil, maior a programadora independente de canais brasileiros na TV paga, da qual também fazem parte Music Box Brazil (dedicado à música nacional), Travel Box Brazil (viagens) e FashionTV (moda). O Boom TV transmite filmes e séries dos grandes estúdios para Angola e Moçambique. O Prime Box Brazil é distribuído por NET, Claro, Sky, Vivo, Oi, entre outras operadoras brasileiras, e plataformas Prime Video e TeleUP no mercado internacional.



Nenhum comentário