[News]Vida e obra de Marc Chagall serão revisitadas em palestra única do CCBB RJ nesta quarta-feira

Vida e obra de Marc Chagall serão revisitadas em palestra única do CCBB RJ nesta quarta-feira 



Anna Bella Geiger, Lena Bergstein e Leticia Binenbojm se reúnem para debater a trajetória e o trabalho do pintor nesta quarta-feira, às 18h30, no auditório do CCBB RJ (3º andar); a palestra será mediada pela museóloga e organizadora da mostra, Cynthia Taboada, da Cy Museum 

Marc Chagal: sonho de amor apresenta 186 obras provenientes de acervos internacionais e museus nacionais. A exposição fica em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro até o dia 6 de junho, seguindo para Brasília, Belo Horizonte e São Paulo 

Rio de Janeiro, maio de 2022 – A vida e a obra de Marc Chagall serão revisitadas e debatidas por três diferentes vozes do mundo cultural em palestra gratuita marcada para a próxima quarta-feira (18/05), Dia Internacional dos Museus, às 18h30, no Auditório do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (3º andar). 

A conversa entre a artista e gravadora Anna Bella Geiger, a curadora e pintora Lena Bergstein e a escritora Leticia Binenbojm será conduzida pela organizadora da mostra, Cynthia Taboada, diretora da Cy Museum. Marc Chagall: sonho de amor fica em cartaz no CCBB Rio de Janeiro até 6 de junho. 

A mostra, que conta com a curadoria de Lola Durán Úcar, traz 186 obras desse artista que marcou o século 20 pelo uso revolucionário das formas e das cores, criando um universo lírico poético e fantástico que encanta os observadores até os dias de hoje. Dono de uma vida dedicada ao amor e às artes, há muito o que ser dito sobre sua trajetória pessoal e sobre seu trabalho artístico. Visitantes da mostra poderão participar da palestra – e vice-versa. 

Anna Bella Geiger é considerada uma das maiores artistas vivas do Brasil. Seu trabalho crítico cruza questões políticas com outras de ordem da intimidade, avaliando o caráter individual e coletivo de determinados símbolos e saberes da nossa sociedade. Atualmente, é professora na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. 

Lena Bergstein frequentou o ateliê de Anna Bella Geiger, tornou-se uma renomada pintora e criou uma larga trajetória como curadora de exposições, atuando também como professora de desenho na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). A escritora Letícia Binenbojm publicou, em 2019, o livro infantil Chagal: a invenção do artista com o objetivo de apresentar, de forma acessível e lúdica, a biografia do pintor. 

A exposição apresentada está dividida em quatro módulos que exploram diferentes temas da obra de Marc Chagall. São eles: Origens e tradições russas, Mundo Sagrado, Um poeta com asas de pintor, e O amor desafia a força da gravidade. Ao propor uma grande retrospectiva sobre seu trabalho, a mostra permite que os visitantes tenham acesso aos aspectos biográficos, religiosos e sociais da vida artista, a partir de obras que pertencem tanto a coleções particulares como de museus nacionais. 

Depois do Rio de Janeiro, a mostra segue para Brasília (28 de junho a 18 de setembro), Belo Horizonte (12 de outubro a 9 de janeiro de 2023) e São Paulo (1º de fevereiro a 10 de abril de 2023). A exposição tem patrocínio da BB Seguros e do Banco do Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A organização e produção são da empresa Cy Museum, em parceria com a italiana Arthemisia.

SERVIÇO 

Palestra, exposição Marc Chagall: sonho de amor 

Data: quarta-feira (18/05) 

Horário: 18h30 

Local: Auditório do 3º andar do CCBB RJ 

Gratuito: retirada de senhas na bilheteria com uma hora de antecedência. 

● O CCBB RJ funciona segundas das 9h às 21h; terças é fechado; de quarta a sábado das 9h às 21h e domingo das 9h às 20h. 

● 0 acesso ao prédio é livre, mas as senhas para a palestra devem ser retiradas na bilheteria, com uma hora de antecedência 

● O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro fica na Rua Primeiro de Março, 66 - Centro - Rio de Janeiro, RJ. 

Assessoria de imprensa da exposição: Agência Galo

Contato: chagall@agenciagalo.com 

Vídeo release, relação das obras, orientações para o uso de imagens e versões deste texto em outros idiomas: www.agenciagalo.com/chagall 

Assessoria de Imprensa do CCBB RJ: Giselle Sampaio

Nenhum comentário