[News] A Cia Gente completa 10 anos e comemora com apresentação repertório e oficinas gratuitas

 

A Cia Gente completa uma década e para comemorar trará para o público uma série de ações, com a apresentação de seu repertório de espetáculos, realização de oficinas gratuitas e espaços de formação.

Para começar, de 20 a 22 de maio, o teatro Sérgio Porto receberá a temporada do espetáculo Vírgula, tendo 4 sessões assim distribuídas: no dia 20, sexta-feira (20h); dia 21, sábado (17h e 20h) e, no domingo, dia 22, às 19h.



Já o mês de junho é reservado para os espetáculos de repertório que compõem a trilogia da "Estética do Desequilíbrio". Esta fase do projeto se inicia pelo espetáculo "Vertigem", no C.C.M. Profa. Dyla Sylvia de Sá, Praça Seca, nos dias 3 e 4 (17h); e os dois finais de semana seguintes com a dobradinha "Módio" e "Brutal", sendo dias 10 e 11 na Lona Cultural Carlos Zéfiro (20h) e nos dias 18 e 19 no Teatro Angel Vianna, também às 20h.



Oficinas gratuitas:


- Na manhã de cada espetáculo de repertório haverá a oficina "Corpo Memória". OFICINA CORPO MEMÓRIA


A oficina, de curta duração, propõe, por meio das representações do gesto, da palavra e do movimento, o uso do corpo e da voz como estratégias narrativas, tendo como protagonismo as respectivas biografias dos participantes. Para isso se utiliza da descrição textual, imagética, das atmosferas rítmicas, das cores, dos afetos e, sobretudo, das aberturas que podem ser suscitadas das experiências interpessoais. Experiências costuradas pela presença de um corpo político, um corpo criança, um corpo gente.


C.C.M Profa. Dyla Sylvia de Sá


03 e 04 de junho, 09h30


Lona Cultural Elza Osborne


10 e 11 de Junho, 09h30


Teatro Angel Vianna


18 e 19 de Junho, 09h30


Gratuito com distribuição de senha. Classificação: 12 anos


- No Centro de Artes Calouste Gulbenkian, acontecerá a 5ª turma do Espaço (De)formação "Desobediência do Corpo" para o público adulto. ESPAÇO (DE)FORMAÇÃO DESOBEDIÊNCIA DO CORPO


Curso de longa duração, organizado em quatro módulos (introdução ao desequilíbrio; o corpo político que dança; dramaturgia & cena e o corpo na rua), tendo por fim a apreensão da linguagem cênica proposta pela Cia, no que se refere às artes do corpo. O "Espaço" é coordenado pela professora Paula Lopes e desta vez traz três novos arte-educadores (Isa Czar, João Alves e Sarah Melissa); todos eles outrora (de)formados pela metodologia criada por Paulo Emílio Azevedo.


Os encontros iniciaram no dia 10 de maio e se encerram em 15 de julho,


sempre havendo dois encontros semanais, às terças e quintas, das 16 às 18 horas.


- Quanto à Lona Cultural Carlos Zéfiro, a mesma terá a oportunidade de receber a mais nova "menina dos olhos" da Cia: trata-se do "Espaço (De)formação Kids", voltado especialmente para o público infanto juvenil, com início no mês de junho.


- Turma infanto-juvenil na Lona Cultural Elza Osborne Início: 01 de junho,de10 a 16 anos.


Inscrições pelo email: contato@ciagente.com.br


 


O projeto "10 anos de Dança pulsando na Gente" foi contemplado no Prêmio Foca, da Secretaria de Cultura do Município do Rio de Janeiro e tem como prioridade a ampliação e democratização do acesso e acessibilidade.


 


10 anos pulsando Dança na Gente Informações adicionais


 


VÍRGULA


O espetáculo de dança-teatro traz em cena 9 intérpretes-criadores que se comunicam por meio de gestos, movimentos e textos performáticos. Elaborando uma espécie de manifesto da "lentidão", a 'pausa' em "Vírgula" aparece como a célula criativa, potencializando o corpo na retomada de seu protagonismo cênico. Recém estreada, "Vírgula" (70min) já foi comparada (no palco) à estética de Fellini (no cinema) e segue perseguindo uma respiração que se faz no entre do texto, seja ele dito ou dançado.


Serviço


Teatro Sérgio Porto


20/05 (sex) às 20h


21/05 (sáb) às 17h e às 20h


22/05 (dom) às 19h


Ingressos: R$20,00 inteira e R$10,00 meia. Disponíveis no Sympla e na bilheteria do teatro


- https://www.sympla.com.br/produtor/ciagente.


Classificação: 16 anos


VERTIGEM (ano 2020)


Adeptos à uma estética que borra, arranha e mancha os espaços considerados de pureza, "Vertigem" traduz parte da experiência urbana a partir de um jogo de movimentos ininterruptos. Na cena, os intérpretes Lucas Zina e Pedro Brum se revezam e/ou se multiplicam para abrigar uma convulsão que recebe, neste caso, o nome de dança. A obra tem duração de 20 minutos, sendo apresentada fora de ambientes tradicionais (palco). A mesma representará o Brasil na França, em Setembro deste ano, junto ao Festival Dança em Trânsito.


Teaser: https://youtu.be/ Serviço


C.C. M Profa. Dyla Sylvia de Sá


03 e 04 de junho, 17h


Gratuito com distribuição de senha.


Classificação: 14 anos


MÒDIO


Espetáculo de dança no formato de palco italiano, que inaugura o conceito de desequilíbrio”. Para isso apresentou quatro experimentos diferentes a fim de construção da linguagem; partindo desde a fisicalidade em si do movimento até chegar ao debate cênico sobre determinações morais que incidem no corpo; possibilidades de ruptura ou não desses imaginários.


Serviço


Lona Cultural Elza Osborne


10 de Junho, 20h


Teatro Angel Vianna


18 de Junho, 20h


Gratuito com distribuição de senha.


Classificação 16 anos


BRUTAL


Espetáculo de dança no formato de grupo e disposição para palco italiano, o qual dá sequência à investigação cênica iniciada em mÒDIO. Porém em “brUtal”, os contornos se delineiam nas expressões que testemunham os efeitos resultantes de fragmentação do olhar. A forma de olhar o outro (sua cultura, sua forma, seu gesto, outra vez sua aparência) pela metade ou sem a devida oportunidade que a pessoa se (re)apresente autoriza distintas formas de “chacinas” e a produção de “monstros sociais".


 


Serviço


Lona Cultural Elza Osborne


11 de Junho, 20h


Teatro Angel Vianna


19 de Junho, 19h


Gratuito com distribuição de senha.


Classificação 16 anos


Ficha técnica


Criação e direção: Paulo Emílio Azevedo


Assistente de direção e ensaiadora: Paula Lopes


Intérpretes-criadores: Amanda Gouveia, Isa Czar, João Alves, Lucas Zina, Pedro Brum, Rafael Fernandes, Salasar Jr., Sarah Melissa, Tácio Fidelis, Vinícius Azevedo “Pitbull”, Zulu Gregório


Direção técnica: Filipe Itagiba


Produção executiva: Max Medeiros


Assistente de produção: Vivian Magalhães


Fotografia: Walter Mesquita


 




Cia Gente:


 Fundada em 09 de agosto de 2012 pelo antropólogo e professor Paulo Emílio Azevedo, a Cia Gente como o próprio nome indica é uma companhia de gente. Desse modo, sua motivação está no reconhecimento de potências presentes da diversidade humana, no exercício sensível do olhar e nas possibilidades criativas que emergem desses protagonismos - identificando, reconhecendo e fomentando variadas formas do saber e do fazer.

Funcionando no formato de Rede e mesmo sem ter uma sede própria, a companhia já conquistou plateias em diversas cidades brasileiras e outros países (França, Alemanha, Bélgica, Uruguai, Portugal, EUA, entre outros), bem como já foi premiada em diferentes editais, públicos e privados. Atuando no campo da dança, da performance, do teatro, da literatura, do audiovisual e outras expressões artísticas, vem construindo um repertório amplo de espetáculos que mesclam essas linguagens, como é o caso de “Módio” (2016), “Fio do Meio” (2017), “Brutal” (2018), “Vertigem” (2020) e, agora, com a nova criação, “Virgula” (2022).




Nenhum comentário