[News] Novo serviço de urologia de Salvador é inaugurado com procedimentos inéditos no estado

 Novo serviço de urologia de Salvador é inaugurado com procedimentos inéditos no estado




_Hospital Mater Dei chega à capital baiana com altos investimentos em saúde e com equipe de urologia realizando cirurgias em plataforma robótica de última geração aliada a imagem de ultrassom intracorpóreo em alta definição_


A Rede Mater Dei de Saúde, inaugurada na última semana, em Salvador, é nacionalmente reconhecida por acreditar e investir em tecnologia de ponta associada a um atendimento humanizado. Dentre as primeiras cirurgias realizadas no novo complexo hospitalar, duas foram da urologia. 

O primeiro procedimento urológico foi uma prostatectomia robótica. O paciente, de Feira de Santana, havia perdido o acompanhamento com o urologista durante a pandemia. Após verificar a elevação do PSA e confirmação do câncer de próstata, ele foi encaminhado para a cirurgia ainda num momento adequado para tratamento, com uma chance de cura superior a 90% tendo a tecnologia como grande aliada. “A cirurgia deste paciente foi a primeira do nosso estado com o modelo Da Vinci Xi, o mais moderno disponível pela Strattner no mercado. Esse robô possui diversos avanços como incisões menores, de cerca de oito milímetros, melhor qualidade de imagem, com mais facilidade de conexão do robô ao paciente e que conta também com primeiro ultrassom intracorpóreo da Bahia. Essa plataforma permite a realização de procedimentos cirúrgicos ainda mais complexas com o auxílio deste dispositivo. A cirurgia transcorreu super bem e o paciente recebeu alta hospitalar em 24 horas”, explica o urologista responsável pela equipe, Nilo Jorge Leão.

O outro caso, também inédito na Bahia, trouxe um alívio para uma senhora de 60 anos também do interior, da cidade de Caetité. Ela foi diagnosticada com um tumor renal endofítico, ou seja, localizado dentro do rim, normalmente recoberto por tecido saudável, numa região em que sua visualização e identificação não acontece facilmente, explica Dr. Nilo Jorge. “A cirurgia contou mais uma vez com a tecnologia pioneira com o uso do ultrassom robótico intracorpóreo bk5000 que oferece ao cirurgião a identificação exata do local do tumor com imagens em tempo real e auxílio no controle da ressecção para uma retirada com menor risco de deixar margem de tecido doente, deixar tumor, ou seja, maior segurança em cirurgia oncológica. Não existia esse tipo de dispositivo disponível para nós, até o momento. Esse ultrassom intracorpóreo é o primeiro da Bahia e um dos poucos do país. A cirurgia foi realizada com sucesso, durou uma hora e trinta minutos e a paciente recebeu alta no dia seguinte”.

A equipe de urologia é chefiada por Nilo Jorge Leão, urologista com especialidade em uro-oncologia e referência nacional na prática da cirurgia robótica com mais de 600 cirurgias robóticas realizadas. Assumir esse novo serviço é um marco em sua vida profissional, conta Dr. Nilo Jorge. “A chegada da Rede Mater Dei representa um momento de consolidação da minha carreira onde eu fui reconhecido tendo a oportunidade de coordenar a urologia de um serviço que já chegou investindo muito em cirurgia robótica, colocando o robô mais moderno, caro e atualizado disponível no mercado. Uma oportunidade de continuar em evolução técnica, podendo contar com uma nova ferramenta que é o ultrassom robótico para uso intracorpóreo. É motivo de honra, alegria e motivação poder construir um serviço diferenciado”, comemora.

O serviço é composto por urologistas com larga experiência e jovens profissionais com formação atualizada em centros renomados do país, além disso contará com algo inédito na medicina baiana que é a criação de núcleos de subespecialidades, a fim de aprofundar o conhecimento nessas áreas e tornar o atendimento com qualidade ainda melhor. Os núcleos estão divididos em Uropediatria que conta com a experiência de grandes nomes como Nilo Leão e Leonardo Calazans, o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Urologia, o Núcleo de Uroginecologia e o Núcleo de Emergências Urológicas,  Litíase Urinária e Andrologia. “A criação desses núcleos tem o objetivo de realizar eventos científicos e a condução de pesquisas nas suas respectivas áreas, assim vamos impulsionar a urologia baiana, tornando-a mais dinâmica e eficiente”, ressalta Nilo Jorge Leão.

Nenhum comentário