[News] Reconhecida por sua programação diversa e valorização da música brasileira, Casa Natura Musical completa cinco anos em maio

 

Fachada da Casa Natura Musical. Foto - Ana Catarina Vieira

A Casa Natura Musical comemora cinco anos no mês de maio trazendo uma forte construção identitária que a acompanha desde a inauguração, em 2017. Mais do que uma casa de shows, o espaço se consolidou como uma das principais referências de equipamento cultural da cidade de São Paulo, celebrando por meio de sua programação a música e a cultura brasileira e amplificando as vozes de artistas, coletivos e movimentos de todo o país, conectando fãs e artistas por meio da sua programação física e produção de conteúdo virtual.


Localizado na zona oeste de São Paulo, próxima aos metrôs Fradique Coutinho e Faria Lima, o espaço nasceu com uma vocação de branded entertainment. Desde sua criação, a Casa é patrocinada pela Natura, ligado ao Natura Musical, plataforma de cultura da marca. Um espaço de experiências e conteúdos que, a partir da música,  conecta vozes de artistas e movimentos culturais com propósito da marca.


Somando mais de 450 shows que reuniram cerca de 500 artistas, a Casa também ampliou sua atuação nas redes, quebrando barreiras geográficas por meio de conteúdo multimídia e mais de 160 programas para rádio, televisão e webséries. Os shows presenciais foram retomados em fevereiro de 2022, trazendo de volta toda a potência dos palcos e a interlocução com o público, que já ultrapassa o número de 200 mil pessoas desde a inauguração.


Viver um show na Casa Natura Musical é uma grande experiência para os seus públicos. Do corredor de acesso ao jardim vertical, todos os espaços da Casa oferecem visão privilegiada do palco, gerando uma relação mais íntima com os artistas. O público é recepcionado tanto para shows quanto para eventos gratuitos, que vão desde apresentações ao redor do espaço, até exibições de exposições digitais em sua fachada e eventos diversos, como lançamentos de livros e festas. 


Com uma equipe composta por mais de 60 profissionais envolvidos diretamente na realização dos shows e manutenção do espaço, todos os detalhes são pensados. O ponto de partida é a criação de um ambiente acolhedor para todos, criando uma atmosfera que não seja só a de assistir ao show, mas sair com os amigos, discutir e refletir sobre assuntos sérios e importantes do nosso momento histórico.


Espaço plural e sustentável de sucesso na capital paulista, a Casa é empreendimento dos sócios Paulinho Rosa (Canto da Ema), Edgard Radesca (Bourbon Street) e Vanessa da Mata. Nestes cinco anos, o local vem reforçando seu comprometimento com a multiplicidade de ritmos, vozes e discursos no palco e nas redes sociais


Aniversário


No mês em que completa cinco anos, a diretora executiva e de estratégia da Casa, Suyanne Keidel, reforça que a presença do público dá sentido ao equipamento cultural, tornando-o um espaço de experiências inovadoras e arrepio. "Nestes cinco anos, sempre nos desafiamos a pensar em novas maneiras de contribuir e nos comprometer com um olhar para diferentes comunidades e coletivos. Agora, de volta aos palcos, nós podemos experimentar de novo a comunhão com o público e viver nossa essência. Para fazer sentido, música precisa ser coletiva, feita a muitas mãos, passando pela produção de um show e construção de palco até a apresentação do artista - tudo que envolve música é plural e o plural de música é gente", reforça Suyanne, complementando que o objetivo da Casa é firmar o compromisso de amplificar mais vozes. "Esta é a Casa das pessoas que são apaixonadas por música e também comprometidas com  um futuro mais bonito”, conclui.


Na curadoria musical, a diversidade é um critério que proporciona ao espaço a junção de diferentes ritmos, movimentos e artistas de todo o país. A Casa busca criar e co-criar experiências a partir da música e da arte para mobilizar corações e mentes, ampliando a consciência e inspirando mudanças sociais e ambientais. 


Ainda que a celebração à música ocorra principalmente por meio dos shows pautados na Casa, o equipamento também tem uma preocupação de agregar público nos meios digitais, alimentando as redes com conteúdo exclusivo sobre os artistas que se apresentam no espaço e também sobre lançamentos e novidades no mundo da música, gerando identificação do público por meio da atuação da marca. 


As redes sociais da Casa são potencializadas por editorias semanais, quinzenais e mensais. O público pode conferir, por ela, indicações de artistas, projetos relacionados à música, playlists com curadoria da equipe da Casa, fotos exclusivas dos shows realizados no espaço e publicações de homenagens e lembranças de datas comemorativas, forma de preservar a memória da cultura brasileira por meio das redes.

 

"Acreditamos na cultura como um importante agente de transformação. Para os próximos anos, temos grandes planos e nosso objetivo é afirmar um projeto que consolide a nossa transparência e compromisso em promover ações relevantes na nossa esfera de atuação, da música e da cultura, junto às nossas comunidades de artistas e públicos", reforça Suyanne.



Patrocínio da Natura


A Casa é o território de conexão e diálogo em que se potencializam encontros e experiências da marca Natura. Um espaço físico de trabalho contínuo e celebração, as pautas da Casa vêm trabalhando com a premissa de impacto positivo em consonância com a Natura, dialogando com seu público a partir dos valores da patrocinadora para uma sociedade mais diversa, inclusiva, plural e sustentável, gerando um projeto de construção identitária que perpassa por territórios de estilo de vida, arte, política, criatividade e consumo consciente. Uma marca de cosméticos e um equipamento cultural que compartilham de uma imaginação radical: uma insistência em formas realmente novas de viver em um mundo melhor.

Próximos shows de maio

A Casa oferece uma programação composta tanto por artistas já consagrados como revelações que estão despontando em cenários do Rap, da MPB e da música alternativa. Em maio já se apresentaram MC Soffia em um show que teve, como convidades, Nina do Porte, Felps, Onnika e DJ Th4ys; a cantora e compositora Ana Frango Elétrico apresentou turnê do elogiado Little Electric Chicken Heart e Don L apresentou show com repertório baseado no disco Roteiro pra Aïnouz, Vol 2 seguido por apresentação única de Adriana Calcanhotto com show em formato Voz & Violão.


A Casa recebeu ainda o projeto Frequências, que realiza dois shows em uma mesma noite, com apresentações de Jota.pê e Pedro Altério. FBC e Vhoor se apresentaram juntos na casa, com repertório do disco Baile, enquanto Alessandra Leão trouxe um show baseado no repertório do seu disco mais recente, Acesa. 


Illy e Rachel Reis se apresentam no dia 19 de maio seguidas por Zélia Duncan, que comemora 40 anos de carreira na Casa Natura Musical dia 20 de maio. No dia 21 de maio, Vanessa da Mata - que é uma das sócias do equipamento cultural - traz o show Às Yabás. Já no dia 22 de maio, as irmãs Tasha & Tracie apresentam show com repertório baseado no EP Diretoria. No dia 26 de maio a banda Bala Desejo faz show com participação especial de Rubel e, encerrando o mês, Afrocidade se apresenta dia 27 de maio em um show com músicas de seu primeiro álbum, Vivão. Em junho, já estão fechados shows de artistas como Mariene de Castro (3 e 4 de junho), Leci Brandão (12 de junho) com abertura de Samba de Dandara e participação de MC Tha, Kaê Guajajara e Bia Ferreira (5 de junho) e Marina Peralta (16 de junho), entre outros. 


Além disso, a plataforma de arte digital NA FAIXA, que ocupa a fachada da Casa Natura Musical, recebe a exposição Cure Seu Inimigo, com curadoria do multiartista Novíssimo Edgar e coordenação de Michelly Mury. A mostra, com obras de quatro artistas,  traz uma mescla de registros cinematográficos, modelagem 3D, realizações íntimas e coletivas, fazendo a tecnologia transcender para formas de afeto e a memória, tecnologia principal que é colocada nesse local de produção de saúde coletiva.


Casa Natura Musical

Inaugurada em maio de 2017, a Casa Natura Musical é uma Casa feita por e para pessoas apaixonadas por música que acreditam que um futuro mais bonito só se constrói no coletivo. Palco de diferentes ritmos, movimentos e artistas de todo Brasil, um equipamento cultural que promove reflexões com o público em busca de um mundo mais plural, inclusivo e sustentável, através de shows, eventos especiais, mostras de arte digital e conteúdos nos seus canais de comunicação. O espaço fica localizado no bairro de Pinheiros em São Paulo, e seus conteúdos ultrapassam os limites geográficos dos canais digitais, reverberando pelo Brasil e pelo mundo. 


Sobre Natura Musical

Natura Musical é a plataforma de cultura da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu cerca de R$ 174,5 milhões no patrocínio de mais de 518 projetos - entre trabalhos de grandes nomes da música brasileira, lançamento e consolidação de novos artistas e projetos de fomento às cenas e impacto social positivo. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do País e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2020, o edital do Natura Musical selecionou 43 projetos em todo o Brasil e promoveu mais de 300 produtos e experiências musicais, entre lançamentos de álbuns, clipes, festivais digitais, oficinas e conferências. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com uma programação contínua de lives, performances, bate-papos e conteúdos exclusivos, agora digitalmente.


CASA NATURA MUSICAL

Rua Artur de Azevedo, 2134, Pinheiros, São Paulo

www.casanaturamusical.com.br

Facebook | Instagram | Twitter







Nenhum comentário