[News] Canal Brasil celebra cinema pernambucano no mês de setembro

 
Pernambuco é um dos maiores polos da produção cinematográfica do Brasil. Para preparar o terreno para a estreia série de ficção “Chão de Estrelas” - no dia 10/09 -, que se passa no Recife, o Canal Brasil preparou uma mostra especial com grandes nomes do cinema pernambucano. De terça a quinta, entre os dias 07/09 e 30/09, sempre à 0h30, será exibido um filme produzido ou com talentos do estado.

"Chão de Estrelas” foi criada por Hilton Lacerda a partir do filme “Tatuagem” (2013), que também está na programação, em uma sessão especial na sexta, dia 10/09, às 23h25, logo após a estreia da série. Outros títulos selecionados para a mostra são “Baile Perfumado” (1997), de Lírio Ferreira e Paulo Caldas; “Aquarius” (2016), de Kleber Mendonça Filho; “Azougue Nazaré” (2018), "Amarelo Manga" (2003), de Claudio Assis; "Fim de Festa" (2020), de Hilton Lacerda; "Boi Neon" (2016), de Gabriel Mascaro e “Era uma Vez, Eu, Verônica” (2012), de Marcelo Gomes, inédito no Canal.


Cinema Pernambucano em Ação

Início: madrugada de terça (07/09) para quarta (08/09), à 0h30
Horário: terças, quartas e quintas, de 07/09 a 30/09, à 0h30

 
Baile Perfumado (1997) (93’)

Horário: madrugada de terça (07/09) para quarta (08/09), à 0h30
Classificação: 16 anos
Direção: Lírio Ferreira e Paulo Caldas
Sinopse: O longa desvenda os trabalhos do único dono de imagens autorizadas do cangaceiro Lampião (Luís Carlos Vasconcelos), o fotógrafo e documentarista Benjamin Abrahão (Duda Mamberti). Homem de confiança de Padre Cícero (Jofre Soares), Benjamin vivia junto ao bando e registrava as ações do grupo, no intuito de produzir um filme sobre a vida do cangaceiro e seus comparsas. O material filmado é de 1936 e no filme, 60 anos depois, essas imagens possibilitam a revisitação do sertão nordestino.

Aquarius (2016) (145’)

Horário: madrugada de quarta (08/09) para quinta (09/09), à 0h30
Classificação: 16 anos
Direção: Kleber Mendonça Filho
Sinopse: Clara (Sonia Braga) tem 65 anos, é jornalista aposentada, viúva e mãe de três adultos. Ela mora em um apartamento localizado na Av. Boa Viagem, no Recife, onde criou seus filhos e viveu boa parte de sua vida. Interessada em construir um novo prédio no espaço, os responsáveis por uma construtora conseguiram adquirir quase todos os apartamentos do prédio, menos o dela. Por mais que tenha deixado bem claro que não pretende vendê-lo, Clara sofre todo tipo de assédio e ameaça para que mude de ideia.

Divino Amor (2019) (101’)

Horário: madrugada de quinta (09/09) para sexta (10/09), à 0h30
Classificação: 18 anos
Direção: Gabriel Mascaro
Sinopse: O Brasil vive uma nova era em 2027. O carnaval foi substituído por festas gospel. A tecnologia avançou para possibilitar um estado hi-tech, mas os fins dados ao progresso são temerosos. Agora, scanners são capazes de dizer o estado civil de uma pessoa, existem exames expressos de DNA e igrejas em estilo drive-thru. A burocracia neopentecostal e suas incoerências estão representadas na figura de Joana (Dira Paes), uma funcionária pública que utiliza seu trabalho para convencer casais que desejam o divórcio a continuarem juntos. O casamento com Danilo (Julio Machado) é perfeito, exceto pela falta de um filho que, apesar de diversas tentativas, teima em não vir. A fé de ambos, no entanto, sofre um golpe duro quando o casamento entra em crise e as novas liturgias são questionadas.

Tatuagem (2013) (110’)

[Sessão Especial]

Horário: sexta, dia 10/09, às 23h20
Classificação: 16 anos
Direção: Hilton Lacerda
Sinopse: Recife, 1978. Clécio Wanderley (Irandhir Santos) é o líder da trupe teatral Chão de Estrelas, que realiza shows repletos de deboche e com cenas de nudez. A principal estrela da equipe é Paulete (Rodrigo Garcia), com quem Clécio mantém um relacionamento. Um dia, Paulete recebe a visita de seu cunhado, o jovem Fininha (Jesuíta Barbosa), que é militar. Encantado com o universo criado pelo Chão de Estrelas, ele logo é seduzido por Clécio. Não demora muito para que eles engatem um tórrido relacionamento, que o coloca em uma situação dúbia: ao mesmo tempo em que convive cada vez mais com os integrantes da trupe, ele precisa lidar com a repressão existente no meio militar em plena ditadura.

Era uma Vez, Eu, Verônica (2012)(109’)

ESTREIA

Horário: madrugada de terça (14/09) para quarta (15/09), à 0h30
Classificação: 16 anos
Direção: Marcelo Gomes
Sinopse: Recém-formada em medicina, Verônica atravessa um momento crucial em sua vida e questiona sua escolha profissional, seus laços afetivos e sua capacidade de lidar com a vida nova.

Amor, Plástico e Barulho (2015) (90’)

Horário: madrugada de quarta (15/09) para quinta (16/09), à 0h30
Classificação: 14 anos
Direção: Renata Pinheiro
Sinopse: Seguindo os passos de Jaqueline (Maeve Jinkings), sua companheira de banda e musa inspiradora, Shelly (Nash Laila) sonha virar uma grande cantora de música brega. Ela entra para o show business em busca de fama e fortuna mas, inserida em um mundo onde tudo é descartável, incluindo o amor e as relações humanas, ela vai encontrar grandes dificuldades para atingir a fama.

Azougue Nazaré (2018) (82’)
 
Horário: madrugada de quinta (16/09) para sexta (17/09), à 0h30
Classificação: 14 anos
Direção: Tiago Melo
Sinopse: Em uma cidade do interior, em meio aos canaviais, um grupo de pessoas vive suas vidas, suas tensões, seus desafios, seus sonhos e também rituais fantásticos à espera da chegada dos dias de festa.

A Luneta do Tempo (2014) (99’)

Horário: madrugada de terça (21/09) para quarta (22/09), à 0h30
Classificação: 14 anos
Direção: Alceu Valença
Sinopse: Lampião, sempre acompanhado por sua amada Maria Bonita, lidera um bando pelo sertão de Pernambuco, enfrentando a polícia local. Antero Tenente, representante do governo, foi abandonado preso de cabeça pra baixo pelo bando de Lampião e, agora, quer vingança. Esta disputa permanece com o passar dos anos, quando o filho de Antero torna-se adulto e não aceita qualquer provocação à imagem do pai ou a simples menção a algo que lembre Lampião e seus cangaceiros.

A História da Eternidade (2014) (121’)

Horário: madrugada de quarta (22/09) para quinta (23/09), à 0h30
Classificação: 16 anos
Direção: Camilo Cavalcante
Sinopse: No sertão, várias pessoas de diferentes idades compartilham sobrenome e muitos sentimentos. Cada um à sua maneira, eles amam e desejam ardentemente. Alfonsina (Débora Ingrid) tem 15 anos e sonha conhecer o mar. Querência (Marcélia Cartaxo) está na faixa dos 40. Das Dores (Zezita Matos) já no fim da vida, recebe o neto após um passado turbulento.

Amarelo Manga (2003) (100’)

Horário: madrugada de quinta (23/09) para sexta (24/09), à 0h30
Classificação: 18 anos
Direção: Cláudio Assis
Sinopse: Recife serve de cenário para uma sucessão de curtas histórias: um açougueiro que, apesar de louvar sua mulher evangélica,mantém uma amante; a fascinação de um necrófilo pela dona de um bar; e um homossexual que sonha em conquistar o açougueiro.

Fim de Festa (2020) (100’)

Horário: madrugada de terça (28/09) para quarta (29/09), à 0h30
Classificação: 16 anos
Direção: Hilton Lacerda
Sinopse: Vencedor do Redentor de melhor filme pelo júri oficial e roteiro no Festival do Rio, o longa-metragem de Hilton Lacerda, estrelado por Irandhir Santos, Ariclenes Barroso e Hermila Guedes, entre outros, mostra uma quarta-feira de cinzas na qual a alegria do carnaval se esvaiu rapidamente. Breno (Gustavo Patriota) e Penha (Amanda Beça) conhecem Ângelo (Leandro Villa) e Indira (Safira Moreira) no carnaval – os últimos dois são baianos e viajaram ao norte para aproveitar a tradicional festança em Recife. A alegria dos cinco dias de comemoração, no entanto, traz uma má notícia justamente no fim; o pai de Breno (Irandhir Santos), de mesmo nome, é um policial civil responsável por apurar o brutal assassinato de uma turista francesa morta a pauladas nas ruas da capital pernambucana. Além de lidar com os amigos do filho na própria casa, o inspetor se depara com vestígios afetivos enquanto investiga o crime.

Boi Neon (2016) (100’)

Horário: madrugada de quarta (29/09) para quinta (30/09), à 0h30
Classificação: 16 anos
Direção: Gabriel Mascaro
Sinopse: Iremar (Juliano Cazarré) é um vaqueiro de curral que viaja pelo Nordeste, ao lado de Galega (Maeve Jinkings) e a pequena Geise (Samya de Lavor). Por onde passa Iremar recolhe revistas, panos e restos de manequins, já que seu grande sonho é largar tudo para iniciar uma carreira como estilista no Pólo de Confecções do Agreste.

Cinema, Aspirinas e Urubus (2005)(99’)

Horário: madrugada de quinta (30/09) para sexta (01/10), à 0h30
Classificação: 14 anos
Direção: Marcelo Gomes
Sinopse: Lampião, sempre acompanhado por sua amada Maria Bonita, lidera um bando pelo sertão de Pernambuco, enfrentando a polícia local. Antero Tenente, representante do governo, foi abandonado preso de cabeça pra baixo pelo bando de Lampião e, agora, quer vingança. Esta disputa permanece com o passar dos anos, quando o filho de Antero torna-se adulto e não aceita qualquer provocação à imagem do pai ou a simples menção a algo que lembre Lampião e seus cangaceiros.
 
 

 


Nenhum comentário