[News] Canal Brasil apresenta programação especial em homenagem a Domingos Oliveira


No dia 28 de setembro, Domingos Oliveira completaria 85 anos. Para celebrar a obra de uma das mais irreverentes e provocativas personalidades do cinema brasileiro, o Canal Brasil dedica parte de sua programação, de segunda a quarta, sempre às 18h, durante todo o mês de setembro, a partir do dia 06/09, ao ator, escritor e cineasta. A seleção de filmes conta com alguns de seus mais importantes trabalhos, além de duas homenagens de quem o conheceu de perto. “Todas as Mulheres do Mundo” (1966), ”Separações” (1998), “Todo Mundo Tem Problemas Sexuais” (2008), “Amores” (1998) e “BR 716” (2016) são algumas das obras que serão exibidas.

Domingos de Oliveira - 85 anos

Início: segunda, dia 06/09, às 18h
Horário: segundas, terças e quartas, de 06/09 a 29/09, às 18h

Domingos (2009) (71’)

Horário: segunda, dia 06/09, às 18h
Classificação: Livre
Direção: Maria Ribeiro
Sinopse: O cotidiano de Domingos de Oliveira, um dos mais importantes diretores de cinema e teatro no cenário brasileiro na segunda metade do século XX.

Um Dia Qualquer (2019) (20’)

Horário: segunda, dia 06/09, às 19h10
Classificação: Livre
Direção: Renata Paschoal
Sinopse: Esse curta foi feito com muita sensibilidade em homenagem ao Domingos Oliveira, rodado poucas semanas após ele falecer. Domingos participou do projeto, querendo que essa história fosse contada e vista.

Todas as Mulheres do Mundo (1966) (86’)

Horário: terça, dia 07/09, às 18h
Classificação: 12 anos
Direção: Domingos Oliveira
Sinopse: O romance com a professora Maria Alice não sai da cabeça do bon vivant inveterado Paulo. Depois de conquistá-la, o namoro passa por períodos de turbulências, que são compartilhados com o amigo Edu.

Juventude (2008) (72’)
 
Horário: quarta, dia 08/09, às 18h
Classificação: 14 anos
Direção: Domingos Oliveira
Sinopse: David, Antônio e Ulisses são amigos desde criança,a quando se conheceram para encenar a peça A Ceia dos Cardeais, de Júlio Dants, no colégio. David hoje vive sozinho e decide convidar os amigos para passar um dia em sua casa, em Petrópolis. Ele planeja uma série de atividades para o trio com conversas sobre o passado de cada um. Só que um problema pessoal de Ulisses pode acabar com sua amizade com David.

Edu, Coração de Ouro (1966) (85’)

Horário: segunda, dia 13/09, às 18h
Classificação: 12 anos
Direção: Domingos Oliveira
Sinopse: Rapaz de personalidade volúvel, Edu é um típico garoto carioca que flerta com várias mulheres ao mesmo tempo. Nenhuma delas, no entanto, havia conseguido prender seu coração, até aparecer em sua vida a jovem Tatiana.

Separações (1998) (116’)

Horário: terça, dia 14/09, às 18h
Classificação: 16 anos
Direção: Domingos Oliveira
Sinopse: Cabral (Domingos de Oliveira) é casado com Glorinha (Priscilla Rosenbaum), sendo muito mais velho que ela. Insatisfeitos com o casamento, eles resolvem dar um tempo, que se transforma numa verdadeira separação quando Glorinha se apaixona por Diogo (Fábio Junqueira), um arquiteto da sua idade. Cabral, de quem partiu a idéia de dar um tempo, percebe o erro que cometeu e, corroído pelo ciúme, usa de todos os meios para reconquistar a esposa. Nesse processo envolvem-se as pessoas próximas ao casal: Ricardo (Ricardo Kosovski), ex-namorado de Glorinha; Maribel (Nanda Rocha), namorada de Ricardo; Júlia (Maria Ribeiro), filha de Cabral e também em crise no casamento; e Laura (Suzana Saldanha), velha amiga e confidente de Cabral. Todos agindo por impulso e guiados pela máxima, nem sempre correta, de que é melhor se arrepender de ter feito do que de não ter feito.

Os 8 Magníficos (2017) (70’)

Horário: quarta, dia 15/09, às 18h
Classificação: 14 anos
Direção: Domingos Oliveira
Sinopse: Em um dia de domingo, oito atores renomados almoçam juntos e iniciam uma discussão sincera sobre a arte de representar, a profissão e, sobretudo, as dúvidas sobre o amor e a vida.

Infância (2014) (104’)

Horário: segunda, dia 20/09, às 18h
Classificação: 14 anos
Direção: Domingos Oliveira
Sinopse: Entre um discurso e outro de Carlos Lacerda contra o governo, Dona Mocinha precisa lidar com os problemas financeiros e pessoais de sua família. Enquanto que sob os olhos de seu neto, o pequeno Rodrigo, a única coisa que importa é descobrir o paradeiro de sua cadelinha.

Todo Mundo Tem Problemas Sexuais (2008) (80’)

Horário: terça, dia 21/09, às 18h
Classificação: 14 anos
Direção: Domingos Oliveira
Sinopse: As dificuldades sexuais de divertidos e diferentes casais. Baseado na peça homônima de Domingos Oliveira e Alberto Goldin, o filme revela situações complicadas em meio a reflexões sobre a vida íntima.

Paixão e Acaso (2012) (83’)

Horário: quarta, dia 22/09, às 18h
Classificação: 12 anos
Direção: Domingos Oliveira
Sinopse: A psicanalista Inês tem a intenção de não se envolver amorosamente com mais ninguém. No entanto, ela acaba se apaixonando por dois homens ao mesmo tempo, sem saber que eles são pai e filho.

Amores (1998) (96’)

Horário: segunda, dia 27/09, às 18h
Classificação: 14 anos
Direção: Domingos Oliveira
Sinopse: Com a aproximação da virada do século 20, um grupo de amigos discute as suas relações e questiona suas vidas, traçando um rico painel sobre as inquietações humanas, tendo a caótica rotina do Rio de Janeiro como cenário.

BR 716 (2016) (89’)

Horário: terça, dia 28/09, às 18h
Classificação: Livre
Direção: Domingos Oliveira
Sinopse: Este é um filme onde os personagens principais estão quase o tempo todo totalmente bêbedos. É a fabula da fase do álcool, da mais intensa boêmia copacabanense que termina no golpe de 64. Era o auge do samba-canção de antônia maria e dolores duran em reação talvez ao cinema americano, onde depois do primeiro beijo aparecia “the end” na tela e todos eram felizes para sempre. Uma boêmia apaixonada e desvairada como nunca houve outra.

Primeiro Dia de Um Ano Qualquer (2008) (81’)

Horário: quarta, dia 29/09, às 18h
Classificação: 14 anos
Direção: Domingos Oliveira 
Sinopse: No primeiro dia do ano, muitos personagens se encontram em uma luxuosa casa de campo nos arredores do Rio de Janeiro. Do amanhecer até o fim da noite, todos enfrentam suas crises e limitações e procuram um sentido para suas vidas.
 
 

 


Nenhum comentário