[News] O LANÇAMENTO DO LIVRO OS SETE DA INDEPENDÊNCIA, DE GUSTAVO PENNA, ABRE O ANO DE COMEMORAÇÕES DO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

 

São Paulo, 3 de setembro de 2021 – A partir dessa semana, inicia-se o ano de comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 2022. Para que os leitores tenham um melhor panorama dos meses e dias que antecederam o famoso “Grito do Ipiranga” dado por Dom Pedro II e que simbolizou sua permanência no país e a declaração da autonomia política frente a Portugal, a Editora do Brasil lança Os sete da Independência, de Gustavo Penna, ilustrado por Augusto Zambonato, um dos textos contemplados pelo Prêmio de Incentivo à Publicação Literária – 200 Anos de Independência, promovido em 2019 pelo então Ministério da Cultura, atual Secretaria Especial da Cultura.

A obra nos apresenta vários nomes que talvez não conheçamos. Por exemplo, você sabe quem foi Paulo Emílio Bregaro? E qual foi a importância do padre Belchior para documentar uma das passagens históricas mais simbólicas da história do Brasil? Essas figuras históricas juntam-se a outros retratados no enorme quadro do pintor Pedro Américo, “Independência ou Morte”, que desde 1895 está exposto no Museu Paulista da Universidade de São Paulo, conhecido como Museu do Ipiranga (fechado para reformas que devem ser finalizadas a tempo para a comemoração do bicentenário). A tela gigantesca (4,15m x 7,60m) capta e impacta os olhos de visitantes do museu – e o autor do livro, Gustavo Penna, lembra do sentimento ao contemplar a obra, aos 10 anos de idade: “Lembro de ficar lá, de pé, cabeça para trás, olhando cada detalhe e tentando imaginar quais seriam as histórias escondidas daquelas pessoas. Só muitos anos depois descobri que Pedro Américo, o pintor, passou meses revirando documentos, procurando testemunhas, cruzando informações. Depois, trancou-se no ateliê e começou a trabalhar. Foram dois anos inteiros. Ao contrário do que muitos imaginam, os homens desenhados ali, ao lado de Dom Pedro, não são apenas figurantes! São pessoas reais! Gente que participou, de alguma forma, da Independência do Brasil”.

E foi esse fascínio que levou o autor a explorar Américo e toda a sua pesquisa sobre a vida de cada um desses personagens, e escrever esta obra; um verdadeiro olhar para os bastidores dessa cena icônica às margens do Rio Ipiranga, que marcou o início de uma nova era para o nosso país.

As ilustrações deste livro ficaram a cargo de Augusto Zambonato, que combinou partes de pinturas e retratos dos personagens com elementos imaginados e desenhados à mão, construindo um universo imagético próprio: “Ilustrar este livro foi um desafio, mas um desafio prazeroso e divertido. Um desafio, pois, além de criar imagens que contribuíssem com a narrativa textual, tínhamos a preocupação de manter identificáveis personagens tão importantes para a história do país. Divertido, pois com as ilustrações tive liberdade para imaginar como estes personagens, que conhecemos tradicionalmente pelos relatos em livros de História e em pinturas, viviam e agiam do outro lado dessas pinturas. A técnica de colagem utilizada nas ilustrações representa bem esse processo de partir de elementos conhecidos para imaginar contextos e situações novas”.

Formada por registros verdadeiros salpicados por elementos de ficção, Os sete da Independência integra a Coleção Histórias da História. É uma obra inteligente e informativa, que pode tanto ser adotada por escolas para aulas de Literatura, História e Geografia como para uma leitura em casa com os pais, que também se divertirão com a narrativa.

OS SETE DA INDEPENDÊNCIA – Coleção Histórias da História

Autor: Gustavo Penna

Ilustrador: Augusto Zambonato

Formato: Impresso e Digital

Número de páginas: 120

Formato: 16 x 21,5 cm

ISBN: 9786558177128, 9786558177135 (ePub)

Preço sugerido: R$ 55,50


Sobre Gustavo Penna

Nasceu em 1985, em São Paulo. Graduado em Comunicação Social, com foco em Jornalismo, foi repórter freelancer da Folha de S. Paulo e roteirista da empresa Soap – State of the Art Presentations, em que escreveu para pessoas como Otávio Mesquita, Adriane Galisteu, Roberto Justus, Tiago Abravanel e Luciano Huck. Criou conteúdo para empresas como HBO, Nespresso, Porsche e Google e deu aulas de roteiro em companhias como Itaú, Renault, Avon, Johnson & Johnson, Senac e FGV. Aplicou treinamentos em Portugal, Panamá e Argentina. Além disso, desenvolveu o projeto Efêmera, que oferecia aulas de literatura e grafite para jovens do ABC Paulista.

Começou a carreira de escritor aos 12 anos, vendendo redações escolares para os colegas de sala em troca de dinheiro para comprar salgadinhos na cantina. Hoje, não recomenda que outros façam o mesmo. Foi consultor do livro "O Código Feminino" e é autor da biografia oficial de Magno Alves, um dos maiores artilheiros da história do futebol. Em 2021, lançou seu primeiro romance. Foi vencedor do Concurso de Literatura de São Bernardo do Campo e pré-selecionado pela ABC Discovers – Talent Showcase, concurso internacional de roteiros da Walt Disney Television. Para saber mais, acesse: https://www.linkedin.com/in/gustavo-penna-roteirista.

Pela Editora do Brasil, publicou o livro "Os sete da Independência", vencedor do Prêmio de Incentivo à Publicação Literária – 200 Anos de Independência, promovido em 2019 pelo então Ministério da Cultura.

Sobre Augusto Zambonato

Nasceu em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Sempre gostou muito de ouvir e conhecer histórias e, com a ilustração, descobriu uma forma de criar imagens que ajudam a contá-las. Seu trabalho é baseado em formas, com uma pitada de geometria, muitas texturas inspiradas em linoleogravura e cores ousadas, com foco no aspecto conceitual das imagens, usando poucos elementos para comunicar uma ideia com efetividade.

Ganhou alguns prêmios e participou de diversas exibições, entre eles a Bienal del Cartel Bolivia BICeBé (2017) e a Latin American Illustration 5 – AI-AP (2016).

Sobre a Editora do Brasil

A Editora do Brasil busca, há mais de 75 anos, renovar produtos e serviços que levem aos milhares de educadores e alunos do Brasil conteúdos atuais e materiais de qualidade. Nos quatro cantos do país, professores e gestores utilizam nossos livros e têm acesso a um projeto didático e literário comprometido com a ética e com uma educação cada dia melhor. 

O compromisso da Editora do Brasil é com o dinamismo do conhecimento e com a educação que transforma e é transformada. Mais do que nunca, posiciona-se ao lado dos educadores, observando, analisando e discutindo os novos desafios do ensino em nosso país.




Nenhum comentário