[News] Cacá Carvalho estreia “A Próxima Estação - Um espetáculo para ler” em formato on-line

 Cacá Carvalho estreia “A Próxima Estação - Um espetáculo para ler” em formato on-line

 

https://lh5.googleusercontent.com/5Xn4h_N7seyDQnlzdTKsrUam-vn8Yymb7vP0SjKZOB-ue1CRpGvng8X2vzVs2TncVBs0hPL50t1jULZkjED7Lz9zxqici5GB61KTSodsWZpUi5FrgF-6H3Cpd7a3bU9Vj-51b68

Foto: Lenise Pinheiro
 

Mais fotos AQUI

 

O ator Cacá Carvalho apresenta, pela primeira vez on-line, o espetáculo “A Próxima Estação - Um espetáculo para ler”, escrito pelo premiado dramaturgo italiano Michele Santeramo, encenado na Itália pelo próprio autor no início de 2015, com excelente repercussão da crítica. Agora, com o apoio do Proac Lab - Aldir Blanc, a peça faz estreia e temporada de 08 a 13 de setembro de 2021, sempre às 20h, no canal do Youtube da Corpo RastreadoEm todas as sessões, ao final, Cacá Carvalho participa ao vivo de conversa com os espectadores.
 

Desta vez, o homem e sua crise em viver - centro do interesse artístico de Cacá Carvalho -, é foco do casal Violeta e Massimo que juntos repassam o curso de suas vidas em seis estações, marcadas por intervalos de uma década, ao longo de 50 anos, de 2015 a 2065.
 

O espetáculo pontua as alterações deste percurso comum aos dois, os pequenos e grandes embates do relacionamento, as modificações de seus desejos, a expressão da ternura, a maneira como eles se divertem, a inata delicadeza e as adaptações que terão de enfrentar impostas pelo novo modo de vida de um futuro fictício, no qual pulsações profundas, desejos e paixões se deslocam no tempo.

 

Para tratar do futuro contendo o tempo presente, o autor concebeu o texto teatral para, como explicita o subtítulo, ser lido. Cacá Carvalho sobe ao palco acompanhado de dois “protagonistas”, desenhos criados pela artista plástica e performer italiana Cristina Gardumi a partir do estudo do texto de Santeramo. Para traduzir a história de 50 anos de vida de Violeta e Massimo em imagens, Cristina criou criaturas humanas animalizadas ou animais humanizados com traços de extrema delicadeza, unindo gestualidade teatral, emoções e profundos impulsos.
 

O diálogo, portanto, não é encenado, mas lido pelo ator. Legendas acompanham os desenhos projetados em um painel, e desempenham um papel fundamental para que se estabeleça o jogo teatral: projetadas com legendas, são lidas pelo espectador, criando um fluxo de diálogo entre o espectador, a página escrita e a mediação evocativa da voz do ator.
 

“As imagens que acompanham o texto têm um papel vital de mostrar a fisicalidade dos personagens, num ‘espetáculo para ler’, onde não há atores, apenas caracteres que se comunicam através da voz de um único narrador", define Cacá. A Próxima Estação - Um espetáculo para ler’ possui o que acredito ser o combustível do teatro; a coisa acontece entre o espectador e aquele que está se fazendo ver e, nesse sentido, qualquer fonte é válida, conhecida ou não, desde que funcione ali, diante do público”, completa Cacá.

 


O que pode nos acontecer nos próximos sessenta anos?

Como nossas vidas terão de se adaptar às mudanças que as escolhas de hoje irão produzir?

 

 

 

Sinopse

Em um espetáculo “para ler”, Cacá Carvalho está no palco e dialoga com a projeção das imagens de Cristina Gardumi. Lê a história de Violeta e Massimo, um casal cheio de ironias, poesias, conflitos, que vive junto por 50 anos. Vivem até o ano de 2065, em desentendimento com o mundo e o tempo vivido. As imagens cumprem o papel de dar fisicalidade aos personagens que se comunicam através da voz de Cacá.

Ficha Técnica:

Com Cacá Carvalho (Carlos Augusto CarvalhoPereira)

Texto e Direção: Michele Santeramo

Tradução: Cacá Carvalho

Ilustrações: Cristina Gardumi

Coordenação Artística: Márcio Medina

Assistente de Direção na Itália: Erica Artei

Colaboração Artística: Roberto Bacci

Músicas Originais: Sergio Altamura, GiorgioVendola e Marcello Zinn

Sonorização e Projeção: Kako Guirado e TiagoMello

Iluminação: Fabio Retti

Operação de vídeo, som e luz: Michelle Bezerra

Fotografia: Lenise Pinheiro

Captação e edição de vídeo: Junae Andreazza

Assessoria de Imprensa: Canal Aberto | Márcia Marques

Produção: Corpo Rastreado | Thaís Venitt

 

Serviço

A Próxima Estação - Um espetáculo para ler, de Michele Santeramo

Espetáculo solo com Cacá Carvalho

De 8 a 13 de setembro de 2021, sempre às 20h*

*Após o espetáculo, o ator participa ao vivo de um bate-papo com o público, via chat da plataforma

Gratuito, acesso direto no Youtube da Corpo Rastreado

Duração: 70 min | Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos

Gratuito

Nenhum comentário