[News]COVD-19: com o aumento de casos de suicídio, ilustrador lança livro contra depressão

COVD-19: com o aumento de casos de suicídio, ilustrador lança livro contra depressão



Com o aumento de mortes por suicídios entre jovens de 15 à 29 anos, livro de Io Bittencourt traz frases curtas e ilustrações para ajudar pessoas depressivas

Os números de mortes por suicídio aumentam constantemente no mundo, e apesar dessa realidade, quando alguém toca no assunto ele é carregado de mistérios por trás de um assunto traçado por tabus. Falar sobre dores e permitir que feridas venham arder, é um processo de cura para que machucados possam sarar, porém esse é um hábito que não se enquadra na ditadura da felicidade contemporânea. E é dessa forma que Io Bittencourt trabalha em “Saturno é um garoto”, seu lançamento pelo Grupo Editorial Coerência, na qual reúne um grande relato ilustrado da própria experiência com a depressão e o suicídio.


Em 2019, um levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo, e na contramão dos movimentos sociais da prevenção ao suicídio, a taxa mundial aumentou. Em quarentena, os atendimentos de urgência relacionados ao suicídio aumentaram, isso porque muitos estão questionando a solidão do momento e as incertezas do futuro.

Buscando trabalhar por outra perspectiva, o ilustrador Io Bittencourt foge da área patológica e investe na artística para ajudar pessoas com depressão. “Senti que podia contribuir com minha bagagem artística e de pesquisa, como alguém de fora da área da saúde ‘sou graduado em História’, pra produzir um material que falasse sobre isso fora das cartilhas intermináveis sobre sintomas médicos da depressão.”, disse em entrevista.

Em meio a frases curtas e metáforas, o livro narra o cotidiano de um rapaz chamado Saturno. Infelizmente ele vê sua vida perdendo cor conforme os sintomas da depressão se manifestem no seu dia-a-dia, desde a sensação de se sentir só e vazio até a insana dificuldade em sair de casa para realizar tarefas simples e cotidianas.

"Saturno é um garoto" nasceu de uma publicação de Io Bittencourt sobre o Setembro Amarelo, mês da prevenção ao suicídio. Logo seu público se identificou com o material publicado, e assim desenvolveu o livro de autoajuda para trabalhar com o assunto, de fato delicado, na arte da escrita e dos traços. A obra literária foi lançada em julho de 2020 pelo Grupo Editorial Coerência.

Sinopse
Saturno costuma não se reconhecer ao longo da órbita. Ocasionalmente, seus anéis perdem a cor.


Sobre o autor
Io Bittencourt é carioca, ilustrador e apaixonado pelas artes. Graduado em História, gosta de dias frios e de poesia. Trabalha com arte digital nas redes sociais desenvolvendo diversos materiais, desde quadrinhos divertidos até campanhas de conscientização, como a de prevenção ao suicídio no Setembro Amarelo. Sua atuação na referida campanha, inclusive, deu origem a este livro, sua publicação de estreia.

Redes sociais
Instagram: @iodraws

Ficha técnica
Título: Saturno é um garoto
Autor: Io Bittencourt
Edição: 1
Ano: 2020
Gênero: Autoajuda
Páginas: 100
Idioma: Português
Peso: 300
Formato: Pocket
ISBN: 9786587068060

PR/Victor

3 comentários:

  1. Muito legal essa questão da perda da cor. É bem isso que se sente

    ResponderExcluir
  2. Um assunto tão importante, sendo tratado com a delicadeza e a importância que merece. Parabéns pela obra, Io e Grupo Editorial Coerência. Parabéns também ao Reino Literário BR pela matéria.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço demais pela matéria, é muito importante que a gente se atente a esse assunto o ano inteiro e não só em Setembro. :)

    ResponderExcluir