[News] Medo de cirurgia plástica? Médico com mais de 40 anos de experiência, Dr. Luiz Haroldo Pereira, orienta e dá dicas

A apresentadora Fátima Bernardes revelou recentemente em seu programa na TV Globo que tem medo de cirurgias plásticas. Assim como a jornalista, o medo de qualquer cirurgia assombra algumas pessoas. Ele vem acompanhado de certa desinformação e também de casos expostos na mídia onde cuidados básicos com a saúde não foram levados em conta antes do procedimento. Pensando nisso, Dr. Luiz Haroldo Pereira, médico cirurgião plástico há mais de 40 anos, listou dicas e orientações para quem ainda tem medo de uma cirurgia.

“O medo de fazer uma cirurgia é normal, em especial nas cirurgias plástica, já que são pacientes que não estão doentes e querem apenas corrigir algumas imperfeições ou melhorar a aparência. Por isso, a mais importante dica é a escola de um profissional especialista em cirurgia plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Também é importante escolher um bom hospital, para que seja seguro tanto para o paciente quanto para a equipe médica. No momento atual, esse hospital precisa ser ‘Covid Free’ e ter testes para Covid 19 antes”, explica o médico.

Mesmo parecendo uma dica óbvia, Luiz Haroldo reforça que qualquer cirurgia realizada por uma pessoa que não seja cirurgião plástico tem grandes possibilidades de complicação e de não ter o resultado esperado: “Temos o exemplo da hidrolipo realizada em consultórios. Não é o indicado. E, quando evolui mal, ganha destaque na mídia e faz com que outras pessoas desistam ou adiem.”

Além de confirmar se o médico é membro da SBCP, Luiz Haroldo recomenda que este profissional tenha indicação de outros pacientes, seja pessoas da família, amigos ou conhecidos. “Para ter confiança no médico você pode e deve ouvir outros pacientes que fizeram com ele. Busque também uma segunda opinião se for necessário”, ressalta Luiz Haroldo.

E o medo da anestesia?

Além da cirurgia em si, é muito comum também o medo da anestesia aplicada antes do procedimento. Sobre o tema, Luiz Haroldo ressalta a importância de operar em um hospital que tenha toda a infraestrutura necessária, com salas de recuperação pós-operatória e/ou CTI.

“A anestesia pode ser local, com sedação, peridural ou geral. E a escolha tem que ser em comum acordo entre o paciente, o anestesista e o cirurgião”, destaca o médico.

Luiz Haroldo fala ainda sobre as cicatrizes: “No pós-operatório, muitas vezes, os pacientes se preocupam com as cicatrizes, assimetrias. Por isso é importante a consulta e conversar muito bem com seu médico. Ele saberá te orientar para tudo. Escolha bem o seu cirurgião e o resultado será gratificante.”

Veja dicas para perder o medo de cirurgia plástica:

- Procure um especialista da SBCP

- Converse com outras pessoas que fizeram a mesma cirurgia

- Tire todas as suas dúvidas antes com o médico

- Pesquise bastante sobre a cirurgia que fará

- Conheça toda a equipe que trabalhará na sua cirurgia

- Entenda os procedimentos pré e pós-operatórios

- Informe-se sobre a anestesia

- Pense no resultado que sempre sonhou e visualize em sua mente

Para mais informações sobre Dr. Luiz Haroldo Pereira:

http://www.drluizharoldo.com.br/

http://www.instagram.com/luizharoldopereira


Nenhum comentário