[News] O alento de "Girassóis - Prelúdio", o road movie dos pernambucanos Babi Jaques e Lasserre

 

                     

                                             Link do filme:


Terreno fértil da música e do cinema, Pernambuco sempre alimenta a produção artística brasileira com suas obras marcadas pela liberdade criativa, se tornando uma referência importante nessas linguagens. Da nova geração dos artistas da terra do manguebeat, o dupla Babi Jaques e Lasserre tem chamado atenção por suas músicas e produções audiovisuais. Morando em uma van desde 2019, esse casal nômade lançou nessa segunda-feira, o emocionante Road Movie “Girassóis- Prelúdio”, dentro do catálogo do novo formato do festival Coquetel Molotov. Documentando a experiência pela estrada, a dupla trouxe um prelúdio de vinte e poucos minutos sobre as vivências marcantes de 2019 pra cá. O destaque fica para as vivências coletivas que fizeram dentro da própria van e em outros espaços culturais, como a Nave Coletiva (sede da Mídia Ninja em São Paulo) e a comunidade alternativa Vila Santo Antônio da Canastra na Serra da Canastra. Passando por paisagens incríveis, que estão presentes em cenas de clipes, filmes e outras produções, o filme ressalta para além das belezas naturais, a beleza de desbravar o mundo está em conhecer pessoas, histórias e novas formas de viver a vida.
 
Com roteiro de Babi e direção da própria dupla, deixam uma esperançosa reflexão de como a pandemia alterou os planos e perspectivas na estrada, graças a união de forças. Emocionando os espectadores quarentenados com sua fotografia solar, sensibilidade musical, performances e metáforas visuais, Girassóis é sobre estar no meio da escuridão, e ainda assim, perceber o lado luminoso da vida. Uma extensão do álbum “Sóis", que o duo irá lançar durante esse ano pela Altafonte. Inclusive, já lançaram 3 singles do álbum nas plataformas digitais, todos com videoclipes primorosos, ressaltando a assinatura da dupla como artistas visuais. 


Babi e Lasserre passaram 5 anos preparando esse projeto artístico, e, para além da van-casa, viajam com uma carretinha que vira um mini palco, inspirado na cultura hacker, em que controlam som e luz pelos instrumentos e computadores. Como também são cineasta, fotógrafos, iluminadores e produtores musicais, carregam nesse circo um estúdio móvel de áudio, vídeo e fotografia para ter a maior liberdade possível de criar e produzir na estrada.

Parceiros de composição desde 2009, esse casal coleciona 20 premiações com seus trabalhos em conjunto pelo país. Já circularam mais de 80 cidades brasileiras, em uma tour terrestre com o quarteto Babi Jaques e Os Sicilianos, passando por todas as regiões do Brasil, além do Uruguai e Argentina. Já em formato de duo, estiveram na França, Itália e Suíça. 

O filme foi selecionado pela segunda edição do Coquetel Molotov.EXE, que diferente dos formatos tradicionais do festival, ocorre de maneira simultânea com todas as performances artísticas e musicais disponibilizadas ao mesmo tempo em um hotsite. Em alguns vários cliques, as pessoas podem agora encontrar desde artigos a lançamentos de clipes, oficinas, masterclasses gratuitas, sets musicais e artes de wallpaper para download.

Neste novo formato de revista digital, o Coquetel Molotov.EXE traz ao todo, 40 atrações diferentes, primando pelo ineditismo. Parte das atrações veio de uma convocatória online que atraiu mais de 200 inscrições e a outra parte foi selecionada pela curadoria do festival em conjunto com a artista e pesquisadora audiovisual Libra Lima.

Além de Babi Jaques e Lasserre, estão lá trabalhos de artistas como Afroito,Inaê Silva, Benke (Boogarins), Cassio Ali, Emannuel Bento, Flávia Pinheiro, Jáder, Igreja Universsauria, Vítor Araújo, Thiago Petit, Urias e muito mais.




Nenhum comentário