Novidades

[News] MUBI celebra os 90 anos de Nagisa Ôshima

 

O Império dos Sentidos (1976)

30 de março de 2021 – Da Nouvelle Vague japonesa até o uso contemporâneo do cinema para retratar os paradoxos da sociedade, Nagisa Ôshima deixou um legado  de mais de 40 produções como diretor, 39 como roteirista e algumas como ator e produtor. Mais conhecido pelo polêmico Império dos Sentidos, o cineasta completaria 90 anos no dia 31 de março – faleceu em 2013.  Em sua homenagem , a MUBI disponibiliza, em sua plataforma de streaming, três filmes célebres de Nagisa Ôshima: O Império dos Sentidos, O Império da Paixão e Furyo: Em Nome da Honra. 


O Império dos Sentidos (1976) – Proibido em diversos países  na época de seu lançamento , é  um dos filmes mais polêmicos de todos os tempos. Na trama, uma serva (Eiko Matsuda) começa um caso apaixonado e perigoso com seu mestre (Tatsuya Fuji) no Japão, antes da Segunda Guerra Mundial. Este conto de obsessão sexual foi baseado na história verídica de Sada Abe, que asfixiou eroticamente seu amante. Além de quebrar barreiras pela ousadia, também faz uma crítica à sociedade japonesa.


O Império da Paixão (1978) - Situado em uma vila japonesa no final do século XIX, o filme detalha a queda de uma mulher casada e seu amante depois que mataram seu marido e o jogaram em um poço. Por vários anos, os dois são capazes de continuar seu caso. No entanto, depois de algum tempo, o espírito do marido retorna. Este conto sedutoramente escuro e erótico de um caso de amor contaminado disseca com precisão a natureza tórrida de um "crime passional".

Furyo: Em Nome da Honra (1983) - Um oficial britânico é internado pelos japoneses como prisioneiro de guerra. O comandante fica obcecado pelo estranho loiro misterioso, enquanto o tenente-coronel britânico Lawrence tenta fazer a ponte entre as diferenças emocionais e de linguagem entre capturador e prisioneiro. O filme de guerra é alimentado por performances inesquecíveis de David Bowie, Takeshi Kitano e Ryuichi Sakamoto, que também compôs a trilha sonora do longa. Um drama de choque cultural comovente, atravessado por desejo e redenção queer.

SOBRE A MUBI

MUBI é uma plataforma de streaming com curadoria, sem anúncios, que está disponível em 190 países. A MUBI apresenta uma seleção em constante mudança de filmes belos e interessantes escolhidos a dedo, de novos diretores aos veteranos mais premiados, de todo o mundo. Os filmes selecionados para entrar na programação diariamente são guiados pela cultura e pelo cinema local. A MUBI é a maior comunidade global de amantes do cinema, com mais de 10 milhões de membros de todas nacionalidades. É possível transmitir ou realizar o download de filmes a qualquer momento, e assistir em qualquer tela, de qualquer lugar. O valor da assinatura mensal é R$ 27,90 e, da anual, R$ 202,80.

MUBI está disponível via web, Amazon  Fire TV, Apple TV, LG e Samsung Smart TVs e também nos mobile devices incluindo iPad, iPhone e Android. 




Nenhum comentário