[News] Cia O Grito adapta O Gigante Adamastor e Diana Luana para serem transmitidas via WhatsApp na programação do Sesc Santos

 

A Cia O Grito propõe uma experiência teatral diferente para crianças e famílias com a apresentação de peças curtinhas via WhatsApp nos dois últimos finais de semana de abril – dias 17 e 18, 24 e 25 de abril, sábados e domingos em diversos horários. O projeto integra a programação do Sesc Santos. Para assistir é necessário fazer inscrição, a partir de 6 de abril, no link bit.ly/sescspcurso, escolher o dia de preferência e informar o número do WhatsApp. No cardápio são oferecidas duas opções de espetáculos teatrais do próprio grupo, adaptados para esse form ato fofinho: Diana Luana (dias 17 e 24 de abril, sábados, em diversos horários) e As Aventuras de Zito e O Gigante Adamastor (dias 18 e 25 de abril, domingos, em diversos horários) - Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2018 de melhor iluminação (Robson Lima), eleita uma das melhores de 2018 pelo Guia da Folha e finalista do Prêmio APCA 2018.

O projeto Experiências cênicas para a família é para ser assistido pela telinha do celular e propõe que o viajante, ops, o público, embarque junto com os atores numa aventura delicada e criativa ao longo de aproximadamente 20 minutinhos, tempo que passa rápido e fica um gosto de quero mais. Por meio do aplicativo um dos artistas entra em contato e conduz a experiência por meio de chamadas de vídeo e de voz, envio de imagens e de textos. Os atores do elenco do grupo se revezam para apresentar as histórias, encenadas com o apoio de recursos de áudio e vídeo pré-gravados. Antes de partir, como numa viagem de avião em que o comissário passa as instruções para um vôo tranquilo, um dos artistas faz um check-list para co mbinar ações. Caso caia a ligação, por exemplo, um sinal de perigo poder avisar o problema através de um emoji com carinha de desespero. Ao contrário, se a experiência estiver sendo agradável quem assiste pode postar uma imagem de satisfação. Entre um e outro vídeo gravado com a historinha, a atriz ou o ator falam ao vivo com quem está do outro lado da linha.

O ator Wilson Saraiva conta que as vivências virtuais nasceram em meio à pandemia da Covid-19 e a impossibilidade de artistas e público se encontrarem nos palcos, praças e ruas. “O projeto tem como objetivo levar, em uma abordagem exclusiva, a cada família, as histórias de dois espetáculos do repertório da companhia.”  “Nesta ação, cada artista é responsável pela condução de uma serie de interações (envios de vídeos, áudios, imagens, textos e ligações) para contar uma das histórias de nossas peças para a família por meio do uso do aplicativo whatsapp”, fala diretor Roberto Moretho. Mas porque WhatsApp? “O aplicativo é amplamente usado pela popula&am p;cc edil;ão brasileira. As operadoras oferecem pacotes de dados ilimitados de acesso, dada sua importância e relevância na comunicação. Pensando nisso, vimos essa oportunidade do uso do ‘zap’ para contar nossas histórias e, ao mesmo tempo, permitir que famílias com menor poder aquisito de tecnologia possam usufruir da experiência”, explica o ator Wilson.

Diana Luana

Nessa vivência o público conhecerá a história da protagonista, trilhas originais do espetáculo e personagens inéditos que integraram o processo de criação da obra. Para participar é necessário que a criança e o responsável tenham um celular com WhatsApp.

É a história da Diana Luana, uma criança que vive nas ruas de uma cidade e sonha em ser astronauta para voar até a lua e reencontrar o colo de sua mãe que virou uma estrela.  Mas para realizar esse sonho, ela vai enfrentar frios mais gelados que o polo Norte, bruxas e feiticeiros nas ruas durante o dia e a noite. Do celular, o participante acompanha a saga dessa menina até as estrelas.

As aventuras de Zito e o Gigante Adamastor

Na vivência, o público entra em contato com a narrativa do espetáculo e trechos da poesia dos Lusíadas, além de conhecer os personagens e parte da trilha sonora do espetáculo O Gigante Adamastor. Pedro, irmão mais velho de Zito, desaparece misteriosamente com a chegada de um circo em sua cidade. Para procurar o irmão, Zito recorre ao público, do outro lado do telefone, que ajudará a desvendar esse mistério. Zito, o protagonista da história, entra em contato por meio de chamadas de vídeo e de voz, envio de imagens e texto, e contará uma das suas maiores aventuras.

Ficha Técnica

DIANA LUANA – Dias 17 e 24 de abril, sábados, diversos horários. Experiência cênica ou vivência virtual para crianças inspirada no espetáculo homônimo. Duração: aproximadamente 20 minutos. DRAMATURGIA: Marcelo Romagnoli. Direção:  Roberto Morettho. Atuação: Wilson Saraiva, Samira Pissinato, Junia magi e Fúlvio Bicudo. Trilha Original: Eugenio Lima. Criação e edição de vídeos e áudios para os experimentos: Companhia O Grito. Classificação indicativa: A partir de 5 anos. Gratuito.

Abertura das inscrições - dia 6 de abril. Inscrições pelo link: bit.ly/sescspcurso

AS AVENTURAS DE ZITO E O GIGANTE ADAMASTOR – Dias 18 e 25 de abril, domingos, em diversos horários. Experiência cênica ou vivência virtual para crianças inspirada no espetáculo O Gigante Adamastor. Duração: aproximadamente 20 minutos. DRAMATURGIA: Heloísa Prieto. Direçã ; ;o: Roberto Morettho. Atuação: Wilson Saraiva, Samira Pissinato, Junia magi. Trilha Original: Maurício Maas. Criação e edição de vídeos e áudios para os experimentos: Companhia O Grito. Classificação indicativa: A partir de 5 anos. Gratuito.  Abertura das inscrições - dia 6 de abril. Inscrições pelo link: bit.ly/sescspcurso




Nenhum comentário