[News]Maxwell dos Santos promove live sobre trabalho docente na pandemia

Maxwell dos Santos promove live sobre trabalho docente na pandemia



No dia 09 de abril, sexta-feira, o escritor Maxwell dos Santos fará uma live em seu canal no YouTube, às 21 horas, onde debaterá com o também professor Guto de Oliveira sobre como a pandemia e as medidas de distanciamento social.

De acordo com os dados do DataSenado, dentre os quase 56 milhões de alunos da educação básica e superior, 35% (19,5 mi) tiveram as aulas suspensas em virtude da pandemia de covid-19, 58% (32,4 mi) passaram a ter aulas remotas. Em relação à rede pública, 26% dos alunos que estão tendo aulas remotas não possuem acesso à internet.

Nas periferias, os dados são mais preocupantes. Segundo uma pesquisa feita pelo DataFavela, 55% dos estudantes de favelas do Brasil estão sem estudar durante a pandemia por razões que incluem falta de lugar adequado para estudar, péssima conexão da internet, falta de dispositivos e por estar distantes dos professores. A mesma pesquisa mostra que há desesperança dos moradores de comunidades, onde aponta que 75%¨dos pais e mães têm medo que seus filhos percam o ano, 47% dos alunos têm medo de desistir da escola caso não consigam acompanhar as aulas remotas, 71% dos pais não se sentem seguros de mandar as crianças de volta para a escola e 90% não acreditam que escolas vão estar preparadas para um retorno seguro.

Em relação aos professores, uma pesquisa feita pelo Instituto Península aponta os efeitos do ensino remoto na saúde emocional, onde 67% sentiam ansiedade, 38% sentiam cansaço e 36% sentiam tédio. A pesquisa também mostrou para 88% dos docentes dar aulas em casa era uma situação inédita e 83% não se sentiam preparados.

Sobre Maxwell dos Santos

Maxwell dos Santos é brasileiro, nasceu em Vitória/ES em 1986 e mora na referida cidade. É jornalista, radialista, designer gráfico e servidor público da Prefeitura de Cariacica desde 2017 e professor de Literatura Brasileira dos cursinhos populares Risoflora e Atitude. É técnico em Multimídia pelo CEET Vasco Coutinho, licenciado em Letras/Português pelo Instituto Federal do Espírito Santo, licenciando em História pelo Centro Universitário Internacional, pós-graduando em Letras: Português e Literatura pela Faculdade de Ciências da Bahia e especialista em Educação Especial com Ênfase em Transtornos Globais do Desenvolvimento e Superdotação pela Faculdade de Educação Paulistana.

Sobre Guto de Oliveira

Guto de Oliveira, tem licenciatura e bacharelado em geografia pela UNESP, Mestrado em geografia pela UNESP, pós graduação em Filosofia, Educação para as Relações Étnico Raciais e em Educação Ambiental, foi professor do IFES, da Rede Estadual de  Educação de São Paulo, Bahia e atualmente do Espírito Santo. Foi professor de escolas do campo em assentamentos do MST e na Escola Família Agrícola. Participou da fundação e foi professor da rede de cursinhos pré-vestibulares de São Paulo UNEAFRO, fundador, coordenador e professor do Cursinho pré-vestibular Popular Risoflora em Vitória/ES. É poeta, produtor cultural e organizador de saraus no estado do Espírito Santo.

SERVIÇO:

Live sobre trabalho docente na pandemia

Data: 09 de abril, às 21 horas

Acesso: www.youtube.com/maxwellon

PR/Maxwell

Nenhum comentário