[News]Mani Carneiro sintoniza trip hop com violão pernambucano no clipe “Qualantena”

Mani Carneiro sintoniza trip hop com violão pernambucano no clipe “Qualantena”

Single antecipa próximo EP do artista



“Qual será o meu elo de conexão, qual a antena?”, questiona Mani Carneiro em busca de sintonia. Convidando a uma revisão íntima sobre o que nos une em tempos de isolamento, o cantor, compositor e violonista pernambucano anuncia seu próximo EP com o single e clipe “Qualantena”.


Assista a “Qualantena”: https://youtu.be/uLS_ZUg0CNs

Ouça “Qualantena”: https://smarturl.it/qualantena 



Mesclando tons de trip hop ao seu violão, Mani recebe na faixa a participação de músicos referência no cenário carioca. Jam da Silva assina percussões e bateria, com o trombone de Marlon Sette, sax barítono de Jorge Continentino, trompete de Diogo Gomes e Moog, sintetizador e piano Rhodes de Erick Amorim - este último fazendo uma ponte com a Recife natal de Carneiro. Todos os músicos gravaram em suas casas, ampliando o sentido intimista da composição. 


“‘Qualantena’ foi composta durante os 3 primeiros meses de pandemia, onde a solidão, a preocupação e  o medo foram dando lugar ao autocuidado e reflexões sobre a vida coletiva. Amigos perguntavam se eu não ia falar nada sobre tudo. E de repente tudo que vi e senti explodiu na composição que surgiu em 5 minutos. E aí veio a vontade de compartilhar com as pessoas e o cuidado em como gravar com segurança. Essa música furou a fila, pois eu estava no processo de finalização do próximo EP que tinha já repertório fixo, então parei tudo pra focar nela, que se fez mais urgente”, analisa Mani.


O título propõe um neologismo com um jogo de palavras para falar do que somos - a antena, em busca de sinais externos - e não apenas do que precisamos fazer - a quarentena. A ideia é focar no que nos conecta e liberta, ao invés daquilo que momentaneamente nos limita. O vídeo traz um olhar que humaniza a casa e reflete a transformação interior do indivíduo, procurando dar uma sensação de busca e preenchimento, numa falsa impressão do vazio.


“O tema da música podemos dividir em camadas. A primeira e mais óbvia é a casa física em si,  em sua importância numa quarentena, mas logo em seguida vem a camada principal que seria a ‘casa metafísica’, ou o repensar o planeta a partir de nossa casa, nosso corpo, nossa existência… e como isso toca o outro, já que fazemos todos parte desse ecossistema que chamamos vida na terra. A casa -  o planeta, o corpo -  só faz sentido pelo ser humano que faz uso dela e como se conecta com o coletivo, ainda mais agora em meio a uma pandemia, onde o ar que respiramos muda a vida à nossa volta. Pensemos: tudo que fazemos ‘inter-fere’”, conclui Mani.


“Qualantena” é single do segundo EP de Mani Carneiro, parte de uma trilogia de lançamentos - onde 2 EPs se somarão a outras canções, formando um disco temático. Os trabalhos vêm para somar a uma trajetória rica. O artista já se apresentou em palcos que vão da Argentina ao Congo, passando pela França, é autor de mais de 300 canções e soma parcerias com nomes como o próprio Jam da Silva, François Muleka e Alessandra Leão


Mesclando referências como Kraftwerk e Caymmi, Luiz Gonzaga e Damon Albarn, Björk e Gilberto Gil, Mani Carneiro propõe uma visão plural e diversa da música brasileira contemporânea. Após o álbum solo “Ecoou” (2015) e o EP “Canções Para…” (2018), ele se prepara para o próximo passo na carreira. “Qualantena” é apenas o primeiro gostinho e chega às principais plataformas de streaming.


Assista a “Qualantena”: https://youtu.be/uLS_ZUg0CNs

Ouça “Qualantena”: https://smarturl.it/qualantena 



Ficha técnica


Mani Carneiro - Voz e violão

Jam da Silva - Bateria e percussões

Marlon Sette - Trombone

Jorge Continentino - Sax Baritono

Diogo Gomes - Trompete

Erick Amorim - Moog, Synth e Piano Rhodes


Qualantena é composta, produzida e mixada por Mani Carneiro

Arranjo de Sopros - Marlon Sette

Masterizada por Maurício Gargel


Direção e Direção de Fotografia - Bruno Pettinelli

Roteiro - Bruno Pettinelli e Mani Carneiro

Performance - Beatriz Pizarro e Layla Moncores

Elenco - Flavia Nunes

Edição - Bruno Pettinelli PR/buildup

Nenhum comentário