[News]Congresso reúne estudiosos das Humanidades Digitais

Congresso reúne estudiosos das Humanidades Digitais



Encruzilhadas do mundo digital, especialmente em tempos de pandemia, serão tema de análise e debate durante evento on-line e gratuito. 

Nesse movimento de descoberta dos caminhos possíveis, destacam-se alguns questionamentos, entre eles, o “Como lidar com o humanismo e o pós-humanismo?”, “O que é real e o que é virtual?”, “Qual o limite entre a verdade e as fake-news?” e “As diferenças entre o analógico e o digital”. 

A segunda edição do Congresso Internacional em Humanidades Digitais (HDRio20/21). -- o primeiro foi o HDRio2018 – será realizado dos dias 12 a 16 de abril de 2021. O evento é uma iniciativa do Laboratório de Preservação e Gestão de Acervos Digitais (Labogad) do Centro de Ciências Humanas e Sociais da UNIRIO e conta com a coorganização do Instituto Urca e da Associação Brasileira de Humanidades Digitais. O apoio e a parceria são da Casa Oswaldo Cruz, FGV, Casa Rui Barbosa, IED Rio, UFRJ, Laboratório de Humanidades Digitais da Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Concordia e PopLab, entre outras. 

Venha conhecer on-line, com transmissão pelo YouTube (pública e aberta), o HDRio20/21, que vai reunir mais de 200 trabalhos em 12 Eixos temáticos, apresentados em conferências, palestras, mesas-redondas, workshops e oficinas. Os eventos paralelos, que acontecem das 8h às 20h e servirão como estímulo à reflexão sobre algumas questões que envolvem as Humanidades Digitais. São eles, o Encontro Sul-Sul das Associações de Humanidades Digitais, Encontros Água!nabara: Território Urca, Lançamento da Associação Brasileira das Humanidades Digitais (ABHD), Lançamento e Relançamento de livros e a performance Crescer para Passarinho - Uma experiência de cuidado online poético. Essas serão oportunidades ímpares para o diálogo e a colaboração.

Até o momento são mais de 1.500 inscritos para participar em mais de 200 apresentações que vão abordar as muitas “Encruzilhadas Contemporâneas” provocadas pelas tecnologias digitais nas questões humanas e sociais, incluindo as da pandemia da COVID 19. O congresso será aberto pela pesquisadora Lucia Santaella.

As Humanidades Digitais, enquanto expressão agregadora de práticas, teorias e métodos que se desenvolvem desde a segunda metade do século XX, são consideradas, pelos muitos laboratórios e centros de pesquisa surgidos desde 2010 no mundo acadêmico, como uma “transdisciplina”, que incorpora os métodos, os dispositivos e as perspectivas heurísticas das ciências humanas e sociais, ao mesmo tempo em que mobiliza as ferramentas e abordagens singulares abertas pela tecnologia digital.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site https://www.even3.com.br/hdrio2020 até o dia 11 de abril e, de acordo com a assiduidade, terão direito a certificado de participação.


Eventos que acontecem em paralelo

O Encontro Sul-Sul das Associações de Humanidades Digitais é um movimento solidário até então inédito, que tem o objetivo de reunir pesquisadores e associações que abordam as humanidades digitais na perspectiva do Sul Global (contrário à perspectiva anglo-saxônica e colonial do Norte Global). Espera-se representantes de países da América do Sul, África e Oceania. 

Os Encontros Água!nabara: Território Urca, organizados pelo Instituto Urca, com o apoio do HDRio20/21 e Labogad-UNIRIO, são conversas online abertas ao público com convidados especiais que situam o Congresso no bairro da Urca e por extensão na Baía de Guanabara e no território fluminense, no que diz respeito aos âmbitos culturais, sociais e ambientais. Todos os dias, no horário do almoço, sempre das 12h às 13h30. SAIBA MAIS: aguanabara.org 

Lançamento da Associação Brasileira das Humanidades Digitais (ABHD): Associação, que automaticamente abrigará todos os autores inscritos e com trabalhos aprovados no Congresso. A ABHD será a editora da Revista Brasileira de Humanidades Digitais, que reunirá alguns dos melhores artigos apresentados durante o evento. 

Lançamento e Relançamento de livros: seções online para lançamento e relançamento de livros sobre Humanidades Digitais e seus temas transversais tratados nos eixos do evento. As seções, que terão o formato de mesas virtuais de lançamento com os autores e debatedores convidados, estão programadas para o período de 12 a 15 de abril, no horário das 18h às 20h, em salas da plataforma StreamYard e serão transmitidas pelo canal do Congresso no Youtube.

Performance Crescer para Passarinho: Crescer Pra Passarinho: Uma experiência de cuidado online poético, é uma web espetáculo do grupo Performers sem Fronteiras (UNIRIO), dedicado especialmente aos profissionais da saúde, que investiga as linguagens das plataformas virtuais como cena expandida para performances relacionais. Está prevista para o horário das 18h às 20h, do dia 14 de abril, na plataforma Zoom. Para participar é necessário se inscrever pelo e-mail experienciapsf@gmail.com até às 17h do dia 14 de abril. 

PR/Luiza

Nenhum comentário