[News]Olhar de Cinema encerramento e premiação

 

Depois de estar nas telas de 25 estados brasileiros, batendo recorde de público e ingressos vendidos, a 9ª edição do Olhar de Cinema chega ao fim no dia 15 de outubro e vai deixar saudade. Foram 8 dias de intensa programação online, com debates, oficinas e masterclass, além de filmes de todos os cantos do mundo, diversos em linguagem, temática e gênero.


A cerimônia de premiação acontecerá pelo canal do Olhar no YouTube, às 19h. Nela serão conhecidos os escolhidos dos júris das mostras Competitiva, Outros Olhares e Novos Olhares/Melhor Filme Brasileiro, além do Prêmio da Crítica, concedido pela Abraccine, e o Prêmio AVEC-PR. E, como tudo foi novo neste ano, nada mais justo do que um novo prêmio também: o Prêmio Cinefilia, para aquele que assistiu a mais filmes ao longo do festival.


O 9º Olhar de Cinema encerra oficialmente suas atividades com o aguardado Antena da Raça. Dirigido por Paloma Rocha e Luís Abramo o filme resgata diálogos, trechos, cenas dos filmes e entrevistas feitas pelo diretor Glauber Rocha e os atualizam com personagens reais, atores da nossa tragédia contemporânea. A sessão, diferente das outras, começa às 20h do dia 15. 

 

Sobre o Olhar de Cinema


O Olhar de Cinema é um festival que busca destacar e celebrar o cinema independente produzido no mundo. São propostas estéticas inventivas, envolventes e com comprometimento temático, que abrange desde a abordagem de inquietações contemporâneas acerca do micro universo cotidiano de relacionamentos, até interpretações e posicionamentos sobre política e economia mundial.


A seleção apresenta ao público filmes que se arriscam em novas formas de linguagem cinematográfica, que estão abertos ao experimentalismo e que, ainda assim, possuem um grande potencial de comunicação com o público.


Nesta edição, serão seis mostras: Mostra Competitiva, Novos Olhares, Outros Olhares, Olhares Brasil, Exibições Especiais e Mirada Paranaense.


O 9º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Cinema conta com apoio da Copel, Ademilar e Lojacorr. Apoio Cultural: Ag 433. Projeto realizado com o apoio do programa de apoio e incentivo à cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Projeto aprovado no programa estadual de fomento e incentivo à cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura | Governo do Estado do Paraná.


 

FILME DE ENCERRAMENTO


Antena da Raça (Brasil, 2020, 71 min.), de Paloma Rocha e Luís Abramo


O filme se apropria e rediscuti a realidade brasileira a partir dos diálogos, trechos e cenas dos filmes viscerais de Glauber Rocha e do seu desejo de “retirar as máscaras”, da nossa saga terceiro mundista. A loucura lúcida das fábulas de glauberianas está na rua, na política, sendo o povo hoje o contra plano dos personagens dos seus filmes.

 


SERVIÇO

9º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba

De 7 a 15 de outubro

No site do Olhar de Cinema

R$ 5 por filme


Dinâmica das sessões

Os filmes serão exibidos no próprio site do Olhar de Cinema. Cada título estará disponível até às 23h59 da data divulgada na programação.


Nenhum comentário