[News]Gráfica paulistana se adapta em meio à crise do mercado e nova taxa sob livros

Gráfica paulistana se adapta em meio à crise do mercado e nova taxa sob livros

Enquanto a Reforma Tributária é solução para o governo, setor livreiro vê problemas e RenovaGraf, gráfica local de São Paulo, busca por estratégias



Foi a equipe do ministro da economia Paulo Guedes que decidiu taxar o mercado livreiro. Desde 1946, a Constituição garantia imunidade de impostos aos livros, mas a Reforma Tributária apresentada pela câmara, taxará em 12% os serviços livreiros — o que é uma ameaça para o mercado, já tão abalado. 


“O povo estava mais preocupado em ter o que comer durante a pandemia do que comprar livros”, afirmou Paulo Guedes em coletiva. 


Benefício para alguns, terror para outros. O mercado editorial está em crise há muitos anos; Editoras e livrarias estão fechando as portas cada vez mais rápido e, com a nova tributação, mais delas estarão propensas a quebrar.


Gráficas também entram em alvo e um exemplo palpável é a RenovaGraf. Especializada somente em impressão de livros e localizada na Vila Prudente (Z/L), em São Paulo, a gráfica quebrou barreiras durante a pandemia do novo coronavírus, a COVID-19. Atendendo, em geral, editoras de pequeno e médio porte, e autores independentes com tiragens de poucos exemplares, a RenovaGraf precisou se adaptar para superar a crise e continuar com a produção durante a gripe. “No início da pandemia o ministro da saúde atual (Mandetta) nos deixou com muito medo, então paramos a produção na gráfica por um tempo e ficamos em homeoffice por um tempo; Quando voltamos a trabalhar, tomamos as prevenções: colocamos totens de álcool em gel, separamos as pessoas de grupo de risco e só permitimos a entrada com máscara. Trabalhávamos dia sim, dia não, sempre fazendo testes rotineiros para o vírus”, diz Ruberlei Luciano, proprietário da gráfica.


Como se não bastasse o terror invisível que são as doenças virais sem cura, o Estado ainda tende a impor atitudes que podem gerar graves consequências.



Telefone: (11) 2667-0011 ou (11) 2667-6086

WhatsApp: (11) 9 6250-1500

E-mail: contato@renovagraf.com.br

Site: http://www.renovagraf.com.br/


PR



Nenhum comentário