[News] Casa Natura Musical anuncia programação online do projeto Sala da Casa de outubro a dezembro

 


O período de isolamento social acabou provocando iniciativas para estimular a interação, o fomento e a criação artística em seus mais diferentes modos de expressão. Foi com isso em vista que a Casa Natura Musical iniciou projetos diversos de lives que, além de manter aquecido o mercado cultural em um momento muito delicado, também deu continuidade aos seus principais fundamentos, que são o engajamento em pautas mobilizadoras por meio de uma programação pulsante e plural; o convite para que o público participe de reflexões que buscam por um mundo mais diverso, inclusivo e sustentável; com o objetivo de ampliar o repertórios a programação de artistas oferece espaço tanto para novos nome quanto para os que já são amplamente reconhecidos.
 
O projeto Sala da Casa, exibido pelo Instagram @casanaturamusical, já foi palco de 88 lives intimistas, em que os artistas de diferentes regiões do país apresentam diretamente de suas casas, aproveitando também para conversar com o público. De 17 de outubro a 6 de dezembro, o Sala recebe as 16 últimas apresentações de 2020, sempre aos sábados e domingos, às 19h. 
 
Octavio Cardozzo, que se apresenta dia 17/10, fará sua live no perfil da Casa logo após o lançamento de seu novo disco, "TÁ TODO MUNDO MAL!" No dia seguinte, apresenta-se Zé Ibarra, vocalista, pianista e compositor que integra a banda carioca Dônica, que tem também como integrante Tom Veloso, filho de Caetano Veloso. 
 
No dia 24/10, a Casa recebe apresentação de Vívian Kuczynski, artista curitibana que com apenas 17 anos já tem se destacado pelos seus múltiplos trabalhos como cantora, compositora, instrumentista e produtora. No dia 25/10 o perfil será ocupado por Chico Chico, filho de Cássia Eller e artista destacado na cena artística carioca. 
 
O aracajuano Lauckson, a frente do projeto Lau e Eu, é um expoente da nova cena indie brasileira e lançou recentemente seu segundo disco, "O Futuro Está Distante".  Sua apresentação no Sala será dia 31/10, seguido pelo trio de cantoras Obinrin Trio (1/11), que mistura elementos diversos da música nacional, o que resulta na criação de composições bem brasileiras e com bastante personalidade.
 
A partir de 7 de novembro, a programação celebra o Mês da Consciência Negra e a Sala da Casa traz para seu palco virtual, destaques da música negra contemporânea. “Desde o início, o Sala da Casa se pauta pela qualidade musical e por um recorte não óbvio da cena musical. Priorizamos o aspecto humano, a relevância e os movimentos autorais”, conta Laura Damasceno, Gerente de Projetos na Casa Natura Musical e curadora do Sala.

Os artistas escolhidos para celebrar o mês são: Hiran (7/11), que lançou recentemente o álbum Galinheiro; a cantora e compositora Lei Di Dai (8/11), um dos ícones do Jungle/D&B (Drum & Bass) brasileiro; a cantora e atriz pernambucana Maria Pérola (14/11), a rapper, historiadora e escritora Preta Rara (15/11); a cantora, compositora e atriz Khrystal (21/11), que foi uma das intérpretes de Elza Soares no teatro; e o músico mineiro Rafael Salles (22/11), integrante do Coletivo IMuNe e  do bloco de carnaval belo-horizontino Pena de Pavão de Krishna.
 
Também integram as comemorações a cantora amazonense Thais Badu (28/11), que no ano passado foi contemplada pelo edital da Natura Musical, e   Mestrinho (29/11), cantor, compositor e  acordeonista que já se apresentou ao lado de ícones da música brasileira, com Dominguinhos, Gilberto Gil e Elba Ramalho. 
Em dezembro, o encerramento do ano fica por conta do sambista Toinho Melodia (5/12) e de Nath Rodrigues (6/12), cantora, compositora e violinista mineira. 
 
Sobre as ações remotas da Casa Natura Musical 
 
Além do Sala da Casa, também está em curso no Instagram o projeto semanal Afetos, que acontece às quintas-feiras, às 19h, com conversas cheias de conteúdo e carinho entre dois importantes nomes da cultura, partindo de um assunto específico e se desdobrando sempre em boas histórias. A Casa oferece ainda lives especiais em homenagem a datas comemorativas e figuras essenciais da música brasileira.
 
Também foram realizados, em parceria com a Rádio CBN, lançamento dos discos de Illy (“Te Adorando Pelo Avesso”), Mahmundi (“Mundo Novo”), Hamilton de Holanda (“Canto da Praya”) e Rico Dalasam (“Dolores Dala Guardião do Alívio”).
 
Desde agosto, a Casa firmou parceria de conteúdo com a Faculdade Descomplica para oferecer mensalmente conversas acompanhadas por muita música entre dois artistas, abordando temas que se relacionam com cultura e educação – na primeira edição, participaram Mc Tha e Leci Brandão. Na segunda, Zélia Duncan e Liniker.
 
A programação criada durante o isolamento social inclui também as séries de vídeos desenvolvidas para o novo canal da Casa Natura Musical no Youtube: “Faixa a Faixa”, “Já Ouviu” e “Com a palavra”, sendo esse último focado em produtores de conteúdo que fazem a diferença não só na música, mas também no audiovisual, artes plásticas, design e literatura.
 
E completando as inovações dessa nova fase, está a edição online da festa Pajuball em parceria com o coletivo Amem, que destinou toda receita arrecadada com a venda de ingressos para o #AmemEmCasa, projeto criado pelo Coletivo AMEM para ajudar pessoas negras LGBTQIA+ em tempos de isolamento social. 
 
Tudo isso junto a dicas culturais, recomendações de lançamentos e uma newsletter quinzenal, resultando numa entrega de conteúdo ampla e plural que mantém a programação do espaço pulsante mesmo diante das limitações impostas pela crise da COVID-19 – e para as quais a Casa Natura Musical busca o apoio de marcas, afim de contemplar ainda mais artistas e discussões, além de ampliar o alcance desses conteúdos.
 
Confira a agenda completa do Sala da Casa:
 
17/10, sábado: Octavio Cardozzo
18/10, domingo: Zé Ibarra
 
24/10, sábado: Vívian Kuczynski
25/10, domingo: Chico Chico
 
31/10, sábado: Lau e Eu
01/11, domingo: Obinrin Trio
 
Programação especial Consciência Negra:
 
07/11, sábado: Hiran
08/11, domingo: Lei Di Dai
 
14/11, sábado: Maria Pérola
15/11, domingo: Preta Rara
 
21/11, sábado: Khrystal
22/11, domingo: Raphael Sales 
 
28/11, sábado: Thais Badu 
29/11, domingo: Mestrinho
 
05/12, sábado: Toinho Melodia
06/12, domingo: Nath Rodrigues
 
Sempre às 19h
 
Casa Natura Musical
Com mais de 400 shows de 200 artistas diferentes, a Casa Natura Musical completa três anos em 2020. Inaugurada em maio de 2017, a Casa dá voz a diferentes ritmos, movimentos e artistas por meio de uma programação pulsante e plural. Mais que uma casa de shows, a Casa Natura Musical atua como um equipamento cultural, promovendo reflexões com o público em busca de um mundo mais diverso, inclusivo e sustentável através de shows, eventos especiais, mostras de arte digital e conteúdos nos canais de comunicação.   
 
Sobre a Natura Musical
Natura Musical é a principal plataforma de patrocínio da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu cerca de R$ 159 milhões no patrocínio de 467 projetos - entre CDs, DVDs, shows, livros, acervos digitais, documentários e projetos de fomento à cena. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do País e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2020, o edital do programa selecionou 41 projetos em todo o Brasil. A plataforma digital do programa leva conteúdo inédito sobre música e comportamento para mais de meio milhão de seguidores nas redes sociais. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com cerca de 120 shows ao longo de 2019. Durante o período de suspensão de atividades presenciais em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus, a Casa Natura Musical transferiu a sua programação para as redes sociais. Com a transmissão de lives que mesclam música e bate-papos, a Casa Natura Musical rompeu as barreiras geográficas que um palco físico impõe e tem alcançado novos públicos em todo o Brasil e na América Latina.
 
CASA NATURA MUSICAL
Rua Artur de Azevedo, 2134, Pinheiros, São Paulo




Nenhum comentário