[News] UMA MÁQUINA PARA HABITAR traz um retrato peculiar de Brasília

 

Quatro amigos que se conheceram em Chicago, e um sonho de retratar uma cidade mítica e mística, Brasília: assim começou o projeto de UMA MÁQUINA PARA HABITAR, um trabalho coletivo, que foi filmado ao longo de 8 anos, definido como um mergulho na história e no que há de mais mítico em Brasília, onde convivem o poder e o misticismo. A direção é de Yoni Goldstein e Meredith Zielke, enquanto Sebastian Alvarez assina a produção e o roteiro (em parceria com Goldstein), e Andrew Benz dirigiu a fotografia, filmou a maior parte do filme, operou drones e foi um dos produtores executivos


 


Em UMA MÁQUINA PARA HABITAR estão em cenas lugares conhecidos de turistas e cidadãos de Brasília, como o Congresso Nacional e o Vale do Amanhecer, mas por um prisma inusitado e inesperado e lugares como a cúpula do Senado, onde depois de muita negociação, por exemplo, a equipe pode filmar e encontraram manuscritos nas lajes do prédio Congresso deixados por Candangos que trabalharam na construção da cidade. 


 


Alvarez, produtor do longa, era o único deles que falava português, graças às suas várias viagens ao Brasil, e estudos na Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. “Durante esses anos fiz amizades com estudantes brasileiros de todo o país, e conheci algumas das idiossincrasias de várias regiões desse grande território. Como parte desse processo, conheci um pouco mais profundamente as lutas que os brasileiros têm enfrentado ao se empenharem para fortalecer sua democracia.”.


 


O projeto começou em 2010, quando Goldstein leu pela primeira vez sobre Brasília e suas cidades satélites enquanto ele trabalhava com Zielke e Benz, na Cidade do México. Suas leituras na época foram influenciadas por dois autores: James Holsten, escrevendo sobre a antropologia do modernismo no Brasil contemporâneo, e Ernani Pimentel, autor de “Brasília Secreta”, que implementou a Cabala, a numerologia e a geometria sagrada para traduzir o desenho urbano de Brasília em uma metalinguagem do que ele diz serem seres interdimensionais.


 


Ao longo dos 8 anos de filmagens, UMA MAQUINA PARA HABITAR acompanhou três presidências diferentes, o que, segundo Alvarez, fez o quarteto “passar por muita tensão e ansiedade, mas também muita esperança, ilusão e idealismo. Tudo isso se infiltrou em nosso processo e observamos muita propaganda, fervor fanático, falcatruas e sensacionalismo, o que nos levou a pensar em reflexão e poesia, em vez de persuasão e prosa.”


 


A escolha por uma linguagem da ficção-científica serve para que os espectadores reflitam e se sintam desafiados. “Como pretendíamos exibir o filme nos cinemas, em uma grande tela, queríamos que o público se sentisse envolvidos pela monumentalidade da cidade, pela complexidade que o cerca, e queríamos que ele refletisse sobre estar preso no sonho de outra pessoa.”


 


Brasília sempre representou um sonho, para além daquele de Juscelino Kubitschek, e da utopia de Oscar Niemeyer em sua cidade sem esquinas. No filme isso se apresenta na investigação entre a arquitetura e os moradores e moradoras atuais e do passado. O longa imagina como poderia ter sido, por exemplo, uma entrevista entre Clarice Lispector e Niemeyer, dirigida por Vladimir Carvalho. Mas a cidade não precisa exclusivamente de coisas imaginárias para se mostrar tão peculiar. Dos fantasmas do Palácio da Alvorada, dos quais Temer tinha medo, aos rituais místicos dos seguidores e seguidoras de Tia Neiva, tudo é fonte de curiosidade e beleza estética para o longa, que teve como inspiração filmes como “Sob a pele”, de Jonathan Glazer, “Nostalgia da Luz”, de Patrício Guzman, “Lições da Escuridão”, de Werner Herzog, “Vacancy”, de Matthias Müller, “Um homem com uma câmera”, de Dziga Vertov, e “Alphaville”, de Jean-Luc Godard. Da literatura e filosofia, a influência vem de escritos de Clarice Lispector, Alain Badiou, Gilles Deleuze e Byung-Chul Han.


 


Para Alvarez, que foi à Brasília pela primeira vez ainda bebê, o filme trouxe uma nova visão sobre a capital do país. “Ao ver Brasília como um adulto, mergulhado em estudos de estética e performance, pude ver a atuação de poder e autoridade em diferentes níveis da sociedade. Como cidade, o poder e o status de ícone de Brasília foram solidificados por meio de sua mitologia cuidadosamente elaborada como uma cidade utópica e da promessa que representou para os brasileiros na época de sua fundação. Todos esses ideais pareciam corrompidos e corroídos, como muitos dos edifícios de Niemeyer que precisam de manutenção constante. De certa forma, Brasília é um monumento em ruínas a um sonho obsessivamente racional de poder estatal.”.


 


Para a realização do longa foram usadas duas abordagens de produção documental: um modo observacional e uma metodologia participativa. O primeiro é uma perspectiva concreta da cinematografia terrestre e aérea. Utilizando diversos equipamentos como, drones, helicópteros e balões de ar quente, a perspectiva da câmera pode girar mecanicamente, e flutuar entre a arquitetura como se fosse uma nave alienígena, ou o olho da mente do arquiteto. Além das ferramentas cinematográficas tradicionais, o filme utilizou a tecnologia LIDAR para criar scans 3D da cidade (incluindo prédios, pessoas, carros e objetos).


 


A segunda faceta é expressa por meio de estratégias performativas para especular sobre história e cosmologia. Refletindo a influência da época, esse documentário usa uma linguagem retro-futurística do cinema ficção-científica para contar sua história. Fragmentos de textos literários e históricos abrem caminho para entrevistas, quadros fictícios com esculturas arquitetônicas temporárias se situam em cenas “reais” e encontros históricos ou situações inusitadas, que são criadas com liberdade imaginativa, como a conversa entre Clarice e Niemeyer, ou ainda uma versão sarcástica do Hino de Brasília, composta pelo poeta local Nicolas Behr, e cantada por um coro de crianças. 


 


Alvarez destaca, ainda, que a pesquisa para o filme levou o quarteto “a informações que a maioria dos brasileiros (como em muitos outros países) não conhecem, pois são distraídos pela rotina, trabalho alienado, gerenciamento de tempo, e também a ansiedade emocional que tinham em uma cidade e um país em crise, como no dos Estados Unidos. Era mais fácil para nós nos colocar como extraterrestres e ter um olhar antropológico, não sobre as pessoas, mas sobre o modernismo e a modernidade. De alguma forma, refletimos mais sobre os sistemas de poder e ideologias que nos afetam nos Estados Unidos por estarmos em Brasília. Claro, esses são sistemas que agora operam em todo o mundo.”.


 


Conforme disse o diretor Goldstein, em entrevista  a Jorge Mourinha, da revista portuguesa Público: “Não estávamos interessados em fazer um filme sobre um espaço utópico fracassado. Qualquer utopia pode falhar. A ficção científica sempre fala de um futuro que assombra nosso presente, e essa ideia de assombrá-lo está presente em todo o filme. Atribuímos um certo poder a formações como esta, à ideia de uma nova configuração da sociedade que nos falta hoje - e a ideia de como poderia ter sido o futuro se as coisas tivessem corrido de forma diferente é muito relevante para a situação em que agora estão vivendo. De repente, percebemos que as instituições que deveriam nos proteger e manter a ordem e o progresso não só vão desaparecer como nunca existiram, mas já partiram. E isso é algo que o filme também procura fazer: lamentar por um futuro utópico perdido.”


 


A Vox Magazine apontou  UMA MÁQUINA PARA HABITAR como “um filme que explora os limites de uma utopia imperfeita, um olhar íntimo do impacto desconhecido da capital do Brasil na vida de seus moradores”. Já o site Firstpost definiu o longa como “um retrato visualmente arrebatador de uma cidade que por si mesma parece um monumento religioso.” 


 


O italiano Ma Se Domani elogiando a obra comentou que “graças à sua fotografia, consegue encantar admiradores da arquitetura do século XX e curiosos crônicos. A encenação é precisa, refinada , perfeita para o exigente público cinéfilo que povoa os festivais.” Enquanto o Modern Times destacou “o estilo desse espetáculo colorido e sensual [...] é gracioso e imponente – incluindo uma tomada aérea de 83 segundos que lentamente apresenta o terminal de ônibus da cidade, um verdadeiro coup de cinéma. Benz trabalhou a paleta de cores para endurecer os azuis, e enferrujar os vermelhos; as nuvens no céu assumem um ar de hiperrealidade.”


 


UMA MÁQUINA PARA HABITAR já foi exibido no True/False Film Festival (EUA), e Vision du Reel (Suíça), um dos Festivais de documentário mais importantes do mundo. No Brasil, o longa terá sua primeira sessão na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que acontece entre 22 de outubro e 4 de novembro.


 


Sinopse


Construída ao longo de mil dias, a partir do projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer, Brasília é uma utopia “cosmofuturista” típica dos anos 60 que se torna realidade. Por meio de vários encontros, paisagens e textos (de escritores e escritoras como Clarice Lispector), UMA MÁQUINA PARA HABITAR é um documentário sobre a gênese e os futuros potenciais do modernismo e da transcendência espiritual. 


 


Pela combinação de técnicas documentais e de instalações artísticas, o público é transportado para a Brasília da era espacial. Uma maravilha da arquitetura modernista, que comporta as altas hierarquias do poder nacional, místicos e místicas em busca de transcendência, e os descendentes daqueles que imigraram para a região para construir essa cidade artificial. 


 


Ficha Técnica


Diretores: Yoni Goldstein e Meredith Zielke

Produtor: Sebastian Alvarez

Diretor de fotografia e produtor executivo: Andrew Benz


Roteiro: Yoni Godstein & Sebastian Alvarez


Produtores Executivos: Andrew Benz & Maida Lynn


Montagem: Iva Radivojevic, Stephan Oliveira-Pita, Meredith Zielke, Yoni Godstein


Som: Julian Flavin


Gênero: documentário, ficção-científica


País: Estados Unidos


Ano: 2020


Duração: 88 min.





Nenhum comentário