[News]Caramelo lança edição comemorativa de “Quem canta seus males espanta” no aniversário de 20 anos da obra

Caramelo lança edição comemorativa de “Quem canta seus males espanta” no aniversário de 20 anos da obra

No mês da criança, o novo exemplar renova em arte e acessibilidade e reúne as 40 músicas mais queridas como “O sapo não lava o pé” e “Cabeça, ombro, joelho e pé” 

 

 

         Para comemorar os 20 anos de sucesso dos dois volumes de “Quem canta seus males espanta”, de Theodora Maria Mendes de Almeida, a Editora Caramelo presenteia o público infantil com o lançamento de uma edição comemorativa. O trabalho consiste em uma compilação das músicas mais queridas do público, pretende atualizar-se aos novos tempos e encantar as crianças do presente com o aprendizado lúdico e musical. As vendas estarão disponíveis a partir do dia 23/10.

        O novo exemplar vem recheado de memória. Sua sonografia é composta por 40 das cantigas e parlendas das obras anteriores, escolhidas pelos próprios fãs em votação virtual, divulgada pelas redes sociais. As ilustrações das capas originais, feitas pelos alunos das escolas Bola de Neve e Hugo Sarmento, também foram mantidas. Para além disso, as orelhas da edição comemorativa são preenchidas por correspondências que a autora recebeu nos últimos 20 anos de professores e crianças.

           A nova edição nasce com o objetivo de se renovar e ampliar o seu alcance, retrabalhando diversos aspectos clássicos. A capa dura foi trocada por brochura, um acabamento que, além de simplificar o manuseio, torna a obra mais acessível e faz com que circule entre as diferentes camadas. A arte da capa, mantendo sua referência ao original, vem com letra bastão e fontes mais atuais, de forma que facilite a leitura para crianças em fase de alfabetização. Por fim, ao invés dos antigos CDs que acompanhavam a obra, os QR codes impressos nas páginas dão acesso a todas as músicas de qualquer lugar.

        Esse trabalho da Caramelo de relançar “Quem canta seus males espanta” advém do sucesso da obra em sua proposta de ensinar crianças de maneira lúdica. Em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o livro defende a compreensão da leitura em um sentido mais amplo, que estimule o desenvolvimento de diferentes linguagens. As músicas e cantigas presentes na edição estimulam uma natureza artística junto ao hábito de ler.

Theodora, pedagoga e diretora escolar por mais de 35 anos, defende o trabalho com as cantigas de tradição oral e elaborou inclusive um Guia do professor, com sugestões de atividades baseadas em seu livro e de acordo com as habilidades previstas na BNCC. Para ela, as parlendas beneficiam a memória, desenvolvem a sociabilidade e promovem um aumento do repertório cultural e do vocabulário das crianças. “A música é capaz de criar uma relação afetiva entre os alunos e as histórias compartilhadas nos livros. É emocionante presenciar a longa vida de uma obra que encanta diferentes gerações por duas décadas”.


Ficha técnica

Quem canta seus males espanta ()https://www.coletivoleitor.com.br/nossos-livros/quem-canta-seus-males-espanta/

Avulso | Caramelo
Código: 727334
ISBN:  9788557590052
Preço: R$ 54,90
Autor: Theodora Maria Mendes de Almeida
Segmento: Literatura infantil
Páginas: 88 | Formato: 20 x 20 cm
Anos sugeridos: iniciantes (4 - 5 anos) e em alfabetização (6 - 8 anos)

Sobre a unidade de Literatura da SOMOS Educação
Com mais de 1,6 mil obras em seu catálogo e mais de 500 autores nacionais e estrangeiros, de diversos gêneros literários, a área de “Literatura” da SOMOS Educação reúne obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Formato, Saraiva e Scipione de literatura infantojuvenil. A área também é responsável pelo Coletivo Leitor, portal que busca difundir o valor e a importância da leitura e da literatura para o ser humano desde criança, estimulando a criatividade e o desenvolvimento da empatia.

PR/BS

Nenhum comentário