[News] Livro ensina crianças a lidar com o luto

Existem muitas maneiras de lidar com o luto, mas despejar todas as lembranças dentro de um buraco negro com certeza não é uma das melhores. As aventuras de Stella Rodriguez, uma menina de 11 anos apaixonada por constelações e Carl Sagan, se misturam com a dor pela morte recente do pai. Em seu novo livro Guia de alimentação e cuidado de um buraco negro de estimação (Ed. Galera Record), Michelle Cuevas demonstra, com originalidade, emoção e bom-humor, como crianças e adultos  podem suportar esse sentimento.


Guia de alimentação e cuidado de um buraco negro de estimação

The care and feeding of a pet black hole Michelle Cuevas

Tradução: Luisa Geisler

222 pág. | R$ 47,90

Siga nossas redes sociais

www.blogdaeditorarecord.com.br

Tudo começa quando Stella decide ir à NASA para convencer Carl Sagan a incluir a gravação da risada do seu pai nos Discos de Ouro da Voyager – que contém todos os melhores sons do mundo que serão lançados no espaço –.  Na volta para casa, após a tentativa sem sucesso, algo inesperado acontece: um buraco negro a segue e decide se tornar seu animal de estimação.  Larry, como foi apelidado, engole tudo o que toca, o que é desafiador, mas também uma maneira de se livrar daquilo que Stella não quer ter por perto.

Assim, os suéteres feios que havia ganhado de sua tia, o hamster fedorento que ela está cuidando e os brinquedos falantes (e irritantes) do seu irmão desaparecem. Ao mesmo tempo, as recordações dolorosas como a dança terrível que só o seu pai fazia, o jeito que sempre queimava o jantar, o kit de química, as constelações que eles criaram juntos e até a gravação da sua risada: também vão para dentro de um buraco tão escuro como a meia-noite escondida no fundo de uma gaveta.

Esconder o que é difícil de enfrentar dentro de um buraco negro tem suas consequências. E é só quando a própria Stella, seu irmão mais novo Cosmo, o cachorrinho da família e até a banheira da casa são engolidos pelo buraco negro que a menina percebe que está deixando o luto consumi-la. Stella, então, compreende que precisa ter a coragem de tomar o caminho de volta para casa e abrir seu coração para enfrentar esse momento difícil.

“Acho que é isso que a dor pode fazer se você permitir: abrir você no meio, deixar a luz entrar e mostrar a você o que está dentro. Nossa aventura pela escuridão havia me mostrado tons e matizes de mim mesma que eu não poderia ter visto de outra forma. Acho que há mais coisa sempre sendo revelada. E talvez, só talvez, você não tenha me ensinado tudo que tem a ensinar ainda.” – Guia de alimentação e cuidado de um buraco negro de estimação.

Em Guia de alimentação e cuidados de um buraco negro de estimação (Ed. Galera Record), Michelle Cuevas  equilibra a paixão científica, o amor pela família e um jornada de autoconhecimento para criar um livro maravilhosamente acolhedor. Mais do que apenas uma agradável aventura surreal, é um guia inestimável de superação da dor.

SOBRE O AUTOR

Michelle Cuevas se formou no Williams College e tem mestrado em belas artes e escrita criativa pela Universidade da Virginia, onde recebeu o Henry Hoyns Fellowship. Atualmente, se dedica completamente à literatura e vive em Berkshire County, Massachusetts. O primeiro livro da autora publicado pela Galera, Confissões de um amigo imaginário, foi considerado um dos melhores livros de 2015 para crianças pela Time Magazine e participou do Programa Nacional do Livro e do Material Didático 2020.


Nenhum comentário