[News] Curta! homenageia Sérgio Ricardo com exibição de episódio da série ‘Expresso’


 O cantor, compositor e cineasta Sérgio Ricardo, que morreu de insuficiência cardíaca na manhã desta quinta-feira, dia 23, ganha uma homenagem do canal Curta! com exibições especiais do episódio dedicado a ele da série "Expresso", de 2017. Intitulado "Pássaro do morro", o episódio, dirigido por Hilton Lacerda e Joaquim Castro, traz um depoimento exclusivo do artista, cujo nome verdadeiro era João Lutfi, em que recorda sua trajetória, tendo como pano de fundo as ruas do Vidigal, onde escolheu morar. O programa vai ao ar neste domingo, 26, às 13h20, e tem reapresentações na segunda, às 18h30, e na terça, às 12h30.

Apresentado por Miele a João Gilberto, em 1958, Sérgio Ricardo fez parte do grupo fundador da bossa nova. No entanto, logo se tornou um dissidente. Ele fala sobre isso: "A minha primeira música que foi gravada foi 'Zelão', que contava a história de um homem do morro, o que contradizia a temática da bossa nova, que queria falar do mar, do amor, da garota de Ipanema, de coisas da pequena burguesia". Protagonista de uma polêmica ao quebrar seu violão no III Festival da Música Brasileira, em 1967, ele também faz críticas àquele tipo de evento: "uma coisa que os festivais fizeram que foi muito prejudicial à cultura brasileira foi estabelecer que o bom era o que se mostrava ali. O resto não valia nada".  

Ao longo dos 26 minutos do programa, ele fala também sobre a escolha por tratar da realidade política brasileira, a censura que sofreu da ditadura e seu sumiço da mídia: "eu virei um sujeito absolutamente desconhecido no Brasil. Hoje, ninguém sabe quem eu sou. É pouca gente que sabe".

Domingo – 26/07

13h20 - “Série Expresso: Sérgio Ricardo” 

O diretor, ator, cantor e compositor Sérgio Ricardo recorda sua trajetória, tendo como pano de fundo a paisagem que vê de sua janela, no Vidigal: o Rio de Janeiro de natureza exuberante e morros de casebres empilhados. Entre imagens de filmes antigos e passeios pelas vielas da comunidade que escolheu para viver, ele fala sobre memória, sua ligação com o povo, a dissidência com a bossa nova, a escolha por tratar da realidade política brasileira, a censura da ditadura e o bloqueio da mídia e da indústria cultural - o anonimato. Em uma cidade em preto e branco, trata de exclusão, gentrificação e resistência. Diretores: Hilton Lacerda e Joaquim Castro. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 27 de julho, segunda, às 18h30; 28 de julho, terça, às 12h30.

Sobre o Curta!

O canal Curta! é um dos novos canais brasileiros da TV paga que mais aprovou projetos para financiamento pelo Fundo Setorial do audiovisual. Até agora foram financiados, para estreia no CURTA!, mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries, atendendo à grade temática do canal: música, artes cênicas, metacinema, pensamento  em humanidades, história política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Siga o Curta! nas redes sociais:

www.facebook.com/CanalCurta, https://twitter.com/canalcurta e

www.youtube.com/user/canalcurta. Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.


Nenhum comentário