[Divulgação] Como lidar com o luto em meio à pandemia?

A morte virou o principal assunto do momento. Desde março, com o início do isolamento social, temos acompanhado nos noticiários o número de mortes aumentando. Os veículos de comunicação têm humanizado o tema, mostrando que não são só números, são vidas: eram pais, mães, filhos e amigos de alguém. Pessoas perderam seus entes queridos. Muitos já não ligam a TV para não acompanhar mais as reportagens. Mas como deixar esse momento de incertezas e tristeza mais leve?

Para Mylena Cooper, pesquisadora da psicologia do luto e de ritos fúnebres e diretora do Cemitério e Crematório Vaticano, a perda de um ente querido é, com certeza, o momento mais difícil da vida. “A cerimônia de funeral é uma das partes simbólicas mais importantes no processo de luto, pois vai muito além do momento do adeus, é parte importante do caminho para a aceitação da partida.”

Com o risco de contaminação pela Covid-19, essa etapa do processo de luto foi suprimida. Ficou difícil se despedir, os velórios foram suspensos, os sepultamentos agora são rápidos, com a presença de poucos familiares, às vezes, à distância e com caixões lacrados. Segundo a pesquisadora, a saudade é uma forma benéfica de compreender o luto. “É preciso vivenciá-lo de uma forma saudável e jamais se esquecer de quem fez parte das nossas vidas. Nesse momento delicado, construímos a Vela da Fé para ajudar as famílias no processo do luto. A vela, símbolo ecumênico, será acesa todos os dias em homenagens às vítimas do coronavírus”, explica.

A Vela da Fé está situada no município de São José, na Grande Florianópolis e recebeu o título de maior vela da América Latina, concedida pela RankBrasil. O monumento com 18 metros de altura, feito em tijolo de vidro, tem iluminação variada para trazer um pouco de leveza e paz para este momento que o mundo passa.

Cemitério Vaticano – São José/SC
Endereço: Rua Antônio Jovita Duarte, n 9203
Bairro Forquilhas, São José
Facebook - https://www.facebook.com/portalvaticano
Youtube - https://www.youtube.com/user/crematoriovaticano





Nenhum comentário