[News] Curta! comemora centenário de Celso Furtado com exibição no domingo, 26, de longa sobre o economista

Celso Furtado foi um dos intelectuais de maior destaque no Brasil do século XX. No domingo, dia 26, data em que ele completaria cem anos, o canal Curta! celebra a sua memória com a exibição do documentário “Longo Amanhecer”, de José Mariani, uma cinebiografia do economista.

Furtado nasceu no sertão da Paraíba, em 1920. Aos 19 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde estudou na Faculdade Nacional de Direito (FND), pertencente à UFRJ. Tornou-se Doutor em Economia pela Sorbonne e participou de vários projetos que visavam ao desenvolvimento brasileiro – sendo fundador e primeiro dirigente da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste). Foi presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDE), antecessor do BNDES, e ministro no governo João Goulart.

Assim como boa parte da intelectualidade brasileira da época, teve seus direitos cassados após o golpe de 1964, sendo obrigado a se exilar fora do Brasil, tendo sido pesquisador na Universidade de Yale durante o período. Voltou ao Brasil em 1981, tornando-se novamente ministro no governo Sarney. 

O filme reconstitui a atuação de Furtado como economista no Brasil, através de um rico material de arquivo e, principalmente, de uma entrevista dada pelo economista cinco meses antes de morrer, em 2004. Entre os temas abordados, está a urgência da superação das desigualdades sociais no Brasil. Depoimentos de outros intelectuais como Francisco de Oliveira, Helio Jaguaribe e Maria da Conceição Tavares, contribuem para o entendimento do pensamento do economista, autor de diversos livros. A exibição é no domingo, 26/07, às 21h.

DOMINGO - 26/07

21h – Longo Amanhecer - Documentário

Uma análise das ideias do economista Celso Furtado e de sua participação em diversos projetos desenvolvidos no Brasil a partir dos anos 1940. Através de depoimentos de intelectuais e de imagens de época, é formado um panorama da história recente do Brasil. Diretor: José Mariani. Duração: 73 min. Classificação: Livre. 

Sobre o Curta!

O canal Curta! é um dos novos canais brasileiros da TV paga que mais aprovou projetos para financiamento pelo Fundo Setorial do audiovisual. Até agora foram financiados, para estreia no CURTA!, mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries, atendendo à grade temática do canal: música, artes cênicas, metacinema, pensamento  em humanidades, história política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Siga o Curta! nas redes sociais:

www.facebook.com/CanalCurta, https://twitter.com/canalcurta e

www.youtube.com/user/canalcurta. Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.


Nenhum comentário