[News]O Brasil apresenta sua musicalidade no 40º Festival Make Music Day

 O Brasil apresenta sua musicalidade no 40º Festival Make Music Day




Foto Samuel Marques

Mais de três mil eventos de música gratuitos, presenciais e virtuais, ao vivo e ao ar livre, em mais de 200 cidades do Brasil. Assim será o 40º Festival Make Music Day, ligando São Paulo ao Pará, Paraíba ao Rio de Janeiro, Espírito Santo ao Acre, integrando várias populações marginalizadas, desde pessoas portadoras de deficiência até povos tradicionais unindo, num só evento, cidades que foram berço de grandes autores e intérpretes a locais isolados, de baixo índice de educação musical.

Ao completar 40 anos, o Make Music Day firma-se como a maior a celebração musical do mundo com mais de 3.000 eventos musicais gratuitos ao vivo realizados em todo o país. Vai ser na próxima terça-feira, dia 21 de junho, com vasto programa de atrações.

Lançado na França em 1982, como “Fête de la Musique”, o Make Music Day vem mostrando notável crescimento no Brasil desde que estreou, em 2019.  Neste ano, desde as primeiras horas do dia até a madrugada, mais de 100 cidades brasileiras estarão conectadas com dezenas de espetáculos, oficinas de música, seções de musicoterapia, jam sessions e Workshops, entre outros eventos.

"O Make Music Day tem o prazer de comemorar seu 40º aniversário histórico com um de nossos programas mais impressionantes e abrangentes até hoje. Nossa programação abrange todo o país, levando a todos que amam a música uma oportunidade de experiência sensorial única, dando resposta a todos os estilos e e níveis de experiência", garante Aaron Friedman, presidente da Make Music Alliance, dos EUA.

“No Brasil, o festival Make Music Day celebra as cores da rica experiência cultural do país. Teremos cultura musical autenticamente brasileira e a mostra de como ela é importante para a cultura de forma geral. Todos os estilos e gêneros vão ter seu espaço, até mesmo músicos amadores que doam seu tempo para fazer o bem, levando música ao vivo em creches e asilos”, acrescenta Daniel Neves, coordenador nacional do Make Music Brasil.

Em 2021, o Make Music Day Brasil promoveu mais de 1600 apresentações em todo o país, em mais de 300 cidades. Em 2022, puxando a programação, estão marcados eventos em São Paulo (SP), Piracicaba (SP) Olinda (PE), João Pessoa (PB), Nova Friburgo (RJ), Juiz de Fora (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA), entre outras cidades, com as participações já confirmadas de artistas como Henrique Portugal (Skank), entre outros.

ESPONTÂNEO E PARTICIPATIVO
Completamente diferente de um festival de música tradicional, o Make Music Day celebra e promove o criador natural da música que está em cada pessoa, independentemente da sua habilidade com os instrumentos. Reimaginando suas cidades e vilas como palcos, todo tipo de músico – jovem e velho, amador e profissional, de todas as tendências musicais – vai ocupar ruas, parques, praças, varandas, telhados, jardins e outros espaços públicos para celebrar, criar e compartilhar sua cultura musical em eventos gratuitos e abertos a todos os públicos.

UM POUQUINHO DO QUE VAI ACONTECER NO DIA 21/06

SÃO PAULO, CAPITAL

19hrs Tik Tok BR + Cantor, compositor e tecladista Henrique Portugal (Skank)
Live sobre Mercado da Música, falar sobre ser artista, lançar algumas ideias novas e ainda fará uma surpresa para os participantes lançando o seu novo single e ainda com a possibilidade de abrir a interação fazendo duetos online com quem estiver acompanhando a apresentação no Tik Tok da School of Rock Brasil
Av. Indianópolis, 3196 – Indianópolis – São Paulo - SP
Com Transmissão via Tik Tok School of Rock

Dia todo
Junior Groovador + Alunos School Of Rock
O influencer de contra baixo brasileiro Junior Groovador convida ao longo do dia mais de 5.000 alunos School of Rock pelo Brasil, das regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Norte do país para postarem seus grooves com suas influências regionais mostrando a pluralidade da música, e irá escolher 10 Groovadores para um prêmio especial.
School of Rock Jardins - Rua Batataes, 187 – Jardim Paulista - São Paulo - SP
Com Transmissão Instagram School of Rock Brasil (https://www.instagram.com/schoolofrock.brasil/)

16hrs
Mais de 700 professores das 34 unidades da EM&T School of Rock de diferentes estados da região Norte, Sul e Sudeste do Brasil estarão postando expressões musicais no dia do Make Music Brasil.
Av. Indianópolis, 3196 – Indianópolis – São Paulo - SP
Schools of Rock pelo Brasil
Nas social medias das escolas

BARUERI – SP

Das 8h às 17h, no Centro de Eventos
Av. Sebastião Davino dos Réis, 672 - Jardim Tupanci, Barueri - SP
Também haverá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube Cultura Barueri Oficial  (https://www.youtube.com/channel/UCdesaIr7Kl1_qQVabVOQhjQ )

Com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri, o Make Music Day terá uma programação com música clássica, rock, hip hop e mpb.
- Palestra sobre saxofone com o coordenador do Núcleo de Música de Barueri, Erik Heimann Pain, premiado em vários concursos no mundo.
- Apresentação do Quarteto de Cordas do Núcleo de Música de Barueri com os musicistas Denise Ferrari, André Sanchez, Juan, Juan Rossi e Gustavo Fontes.
- Apresentação do ator e cover do Raul Seixas, que representou o músico no filme “Raul O Início, o Fim e o Meio”, Penna Seixas e Betuxy Nova.
- A ação contará ainda com participação de alunos e professores das Oficinas e Núcleo de Música.
- Terá ainda show com Claudia Paixão, Margareth Libardi, além da banda Baratas, formada nos anos 90 entre outras bandas e artistas da cidade!

PIRACICABA - SP

Batukando
Performance de percussão criativa
9h30 Terminal Central de Integração - Av. Armando de Salles Oliveira, 2001 - Centro, Piracicaba – SP
10h40 Rodoviária Intermunicipal - Av. Armando de Salles Oliveira, 2344 - Centro, Piracicaba – SP

16h Cacao Casti - Repertório autoral e cover com a participação especial da bailarina Juliana Kok
Rua Santa Cruz, 1148 - Bairro Alto, Piracicaba - SP

16h30 Jéfferson Calderan e Marlon Kayky
Terminal Central de Integração - Av. Armando de Salles Oliveira, 2001 - Centro, Piracicaba - SP

19h Karaokê do Make Music Day Brasil
Spazio Music - Rua Saldanha Marinho, 1400 – São Judas, Piracicaba – SP

PETRÓPOLIS – RJ

19h - Workshop pelo Zoom: "Diferenciação Artística na Era Digital" - Com a Estrategista de Marca e Conexão Drê Ferreira @dreferreiramkt.
Como construir uma Marca Diferenciada nas Redes Sociais conectada ao seu Público
Join Zoom Meeting  https://us02web.zoom.us/j/85382601585?pwd=MCtLMm1Ib2E1d3haK25RaEhQZm12Zz09

20h - Workshop pelo Zoom: - "Do Zero ao Milhão" - Com o Estrategista Fonográfico Geovane Bento @geovanebento.
Nesse workshop de empreendedorismo e projeção musical você irá aprender os processos de lançamentos e gestão de carreira, o passo a passo para sair do amadorismo e se tornar um artista profissional.
Join Zoom Meeting
https://us02web.zoom.us/j/87974503945?pwd=clpVVDlVaVlZejE5MElTK3ZZYnNRUT09

BELO HORIZONTE - MG

As bandas de BH e região não perderam tempo e lançam mundialmente no Make Music Day, seus videoclipes.

20h Loss lança o vídeo clipe "Life Shows - Ao Vivo" no canal do YouTube - https://youtube.com/c/LossBand

11h45 Desistência Zero, lança o videoclipe "Todos os Dias", no canal Desistência Zero no YouTube.

E tem mais lançamento, Júlia Paixão musicista e vocalista, vem este ano juntamente com Viena e Dé Batera, em um pré-lançamento da banda MAY.

Artistas Michael instrumentos realizam workshops "O segredo dos arpejos na guitarra" com o músico Calebe Mourão às 13 horas no Instagram @musicalinconcert e Láryos Lima apresenta "Guitarra além do Rock" às 16 horas no Instagram @laryoslima.

Cavallieri Escola de Música comemora 25 anos de atividade com uma programação pra lá de especial que começa com “Oficina de Música de Câmara” com o instrutor Rômulo Salobreña dia 20 de junho às 19 horas, “Harmonia Vocal” com instrutor Sérgio Borborema, dia 21 de junho às 21 horas “Encontro Musical” com instrutor Carlos Andrade Jr.  dia 22 de junho às 20 horas.
Todos os eventos são presenciais e acontecem na Rua Outono, 559 – Anchieta – BH.

JOÃO PESSOA – PB

00:01h - Programação Indígena com destaque para os grupos Wale Fulni-ô, Tabajaras e Potiguaras
YouTube Make Music Brasil Indígena (https://www.youtube.com/channel/UCPYkymkdtQ2O9Cxx21ZMcVw)

20h - Palco Central
Naila Hojaij & banda, apresentando o show Yakle Txase - Nossos Cantos Ancestrais
Os cantos são costuras de diversas etnias indígenas como Tabajaras, Caiapós, Yawanawa, Fulni-ô, entre outras.
Chamamento para participação de todos os músicos, desde os amadores até os profissionais, para uma grande jam session coletiva.

Busto de Tamandaré - Av. Alm. Tamandaré, s/n - Cabo Branco, João Pessoa – PB

PRODUÇÃO E COORDENAÇÃO
O Make Music Day é coordenado pela no Brasil pela Associação Nacional da Indústria da Música (ANAFIMA), organização sem fins lucrativos, com a colaboração de mais de 60 coordenadores em todo país., com apresentações a cargo da ANAFIMA e da NAMM Foundation.

Acompanhe esse dia inesquecível pela hashtag #MakeMusicDayBrasil.

SOBRE A ANAFIMA
A Associação Nacional da Indústria da Música (ANAFIMA) é uma organização sem fins lucrativos apoiada em parte pela NAMM Foundation e seus 10.400 membros em todo o mundo. A ANAFIMA trabalha para promover a participação ativa da cadeia musical, apoiando o ensino, empreendedorismo, pesquisas científicas, doações filantrópicas e programas de serviço público. Para obter mais informações sobre a ANAFIMA visite www.anafima.com.br e para a NAMM Foundation, visite www.nammfoundation.org.

Acompanhe esse dia inesquecível pela hashtag #MakeMusicDayBrasil.
Acompanhe o Make Music Day Brasil nas redesInstagramhttps://www.instagram.com/make.musicbrasil/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D
Facebook: https://www.facebook.com/makemusicbrazil
https://makemusic.org.br/
https://www.makemusicday.org/about/around-the-world/brazil/

Nenhum comentário