Books Brasil Books

Novidades

[News]IBME celebra 15 anos do Centro da Música Carioca Artur da Távola, com apresentações do projeto Som+Eu, patrocinado pela Braskem

IBME celebra 15 anos do Centro da Música Carioca Artur da Távola, com apresentações do projeto Som+Eu, patrocinado pela Braskem

 

Homenagens terão como foco o mês do Meio Ambiente e contarão com concerto da Orquestra Tubônica, composta por instrumentos de PVC reciclado, e da Banda Sinfônica Juvenil de Campos Elíseos

 



Orquestra Tubônica (à esq) / Banda Sinfônica Juvenil de Campos Elíseos (à dir)

Fotos: IBME

 

Para comemorar os 15 anos do Centro da Música Carioca Artur da Távola, o Instituto Brasileiro de Música e Educação (IBME) vai homenagear o espaço com dois concertos gratuitos em parceria com o projeto Som+Eu, patrocinado pela Braskem. As apresentações serão realizadas pela Orquestra Tubônica, que conta com instrumentos de materiais reciclados, e a Banda Sinfônica de Campos Elíseos, ambas sob a regência do maestro Davi Fernandes. As homenagens acontecerão nos dias 16 de junho, na área externa do Centro, localizado na Tijuca, e 19 de junho, no auditório do Parque Lage.

 

Além de celebrar o aniversário do centro cultural, as apresentações farão referência ao mês do Meio Ambiente, comemorado em junho. Para conscientizar sobre os cuidados com a natureza, a Orquestra Tubônica, que conta com 17 músicos e instrumentos criados a partir de objetos reciclados, como o violino, saxofone e percussão feitos de PVC, além do chinelofone, banjolino, entre outros. O objetivo da banda é alertar os jovens sobre a importância do reaproveitamento de materiais descartados.

 

“Estamos felizes em participar desta celebração. A existência de um centro como esse é muito importante para o desenvolvimento da população local e incentivo à cultura, que são as mensagens que a Braskem busca fomentar por meio do projeto Som+Eu. A data, próxima do Dia Mundial do Meio Ambiente, é oportuna para reforçar a relevância da preservação da natureza, que é o pilar da Orquestra Tubônica, que integra a iniciativa musical apoiada por nós”, afirma Sylvia Tabarin, gerente de Relações Institucionais da Braskem.

 

O público poderá conferir as primeiras apresentações no dia 16 de junho, no Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola, localizado na Tijuca, em duas sessões: uma às 10h e outra às 11h. Já no dia 19 de junho, a comemoração continua no Auditório do Parque Lage, no Jardim Botânico, às 11h, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

 

Sobre a Orquestra Tubônica:

Composta por instrumentos feitos de materiais reciclados, como o plástico e tubos de PVC, tem em sua formação 17 alunos e as apresentações com regência do professor Davi Fernandes. A orquestra, que reforça a importância da preservação do meio ambiente, tem repertório diversificado, com músicas nacionais e internacionais, como Viva la Vida, da banda Coldplay; Billie Jean, de Michael Jackson; Livin on a Praer, de Bon Jovi; Descobridor dos Sete Mares, do saudoso Tim Maia; entre outras canções.

 

Sobre a Banda Sinfônica Juvenil de Campos Elíseos:

Também sob a regência do maestro Davi Fernandes, conta com 40 integrantes e apresenta o repertório com as canções Garota de Ipanema (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), Final Feliz (Jorge Vercilo), Menina Carolina (Bebeto), Copacabana (Braguinha), Leave The Door Open (Bruno Mars), entre outras músicas brasileiras.

 

A Orquestra Tubônica e a Banda Sinfônica Juvenil de Campos Elíseos fazem parte do Projeto Som+Eu em Campos Elíseos, patrocinado pela Braskem por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

 

Sobre Projeto Som+Eu

Projeto gratuito que une música e educação, o Som+Eu está localizado Duque de Caxias, em Campos Elíseos, e, desde 2017, já atendeu mais de 700 alunos. A iniciativa é do IBME – Instituto Brasileiro de Música e Educação, em parceria com a Braskem, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro. O projeto oferece aulas gratuitas de vários instrumentos musicais para crianças e jovens de 6 a 19 anos, entre eles violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta doce, flauta transversal, clarinete, trombone, trompete, saxofone, canto coral e percussão. Atualmente, a instituição também oferece aulas de violino e flauta doce na Escola Municipal Governador Mário Covas, em Saracuruna.

 

Além das aulas, o projeto mantém orquestras e formações musicais, como a Orquestra Sinfônica Juvenil de Duque de Caxias, Banda Sinfônica Juvenil de Campos Elíseos, Camerata de Cordas Juvenil de Campos Elíseos e, em breve, o Coro Juvenil de Campos Elíseos. Os grupos já se apresentaram em grandes teatros do Rio de Janeiro e mantém um calendário permanente de concertos e apresentações em escolas públicas e na região onde está inserido.

 

Sobre a Braskem

Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 41 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 71 países.

 

Serviços: Concertos 16 e 19 de junho de 2022

 

Data: 16/6 (quinta-feira) | 10h e 11h

Homenagem aos 15 anos do Centro da Música Carioca Artur da Távola

Concertos: Orquestra Tubônica e Banda Sinfônica Juvenil de Campos Elíseos

Local: Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola

Endereço: Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca - RJ

Telefone: (21) 3238-3831

Livre | Evento aberto ao público e gratuito

 

Data: 19/6 (domingo) | 11h 

Homenagem ao mês do Meio Ambiente

Concerto: Orquestra Tubônica

Local: Auditório do Parque Lage

Endereço: R. Jardim Botânico, 414 - Jardim Botânico - RJ

Livre | Evento aberto ao público e gratuito

 

Redes sociais IBME:

www.facebook.com/ibmerj

www.instagram.com/ibmerj

www.youtube.com/ibmerj 

Nenhum comentário