[News]Marcos Bassini lança o livro "Das Dores" uma dramaturgia-denúncia

 


MARCOS BASSINI LANÇA O LIVRO
“DAS DORES”
UMA DRAMATURGIA-DENÚNCIA

O escritor e compositor Marcos Bassini lança seu segundo livro, “Das Dores”, uma dramaturgia que denuncia a política de extermínio nas periferias das grandes cidades do país. O livro propõe ao leitor uma reflexão sobre a construção desigual do Brasil e joga luz sobre personagens invisíveis do cotidiano urbano. A primeira dramaturgia do autor é editada pela Cobogó e vem acompanhada por um clipe que pode ser visto no link https://youtu.be/qjIPHPlwBA4.



DAS DORES: UMA DRAMATURGIA CONTRA A POLÍTICA DE EXTERMÍNIO.

A política de extermínio do Estado continua vigente em nossas comunidades e periferias. Massacres e assassinatos a sangue frio de jovens, principalmente os de pele negra, tanto por tiros à queima-roupa quanto por asfixia, são ainda parte integrante das manchetes dos nossos jornais. É para denunciar estes abusos, inclusive apontando culpados, que o autor Marcos Bassini fez a dramaturgia Das Dores, recém publicada pela editora Cobogó. 

Maria das Dores, a protagonista, é uma mãe que vê seu filho sendo assassinado por um policial e, em estado de choque, ameaça se matar ao vivo, em rede nacional. Essa é a peça dentro de outra peça em que um personagem, o Autor, tenta convencer Maria das Dores a autorizar, sem modificações, um musical inspirado na sua história.

As músicas, criadas especialmente para a dramaturgia, também foram compostas por Marcos Bassini que, além de dramaturgo, é roteirista e músico. Todas as composições, que aparecem ao longo do texto, são acompanhadas por partituras.

Se no livro anterior, Senhorita K (ed. Patuá), a poesia de Marcos Bassini teve como alvo o Golpe Militar, em Das Dores sua atenção se volta para os lugares onde a ditadura ainda não acabou: nos territórios onde moram os cidadãos de baixo poder aquisitivo, aqueles mais desprezados pelo poder público.

Criado no Núcleo de Dramaturgia Firjan SESI, este texto foi selecionado para publicação pela editora Cobogó, cujo catálogo é especializado em dramaturgos contemporâneos.


Sobre o Autor
Marcos Bassini é redator e produtor de áudio. Passou por agências como Artplan, DPZ e McCann, ganhando um Prêmio O Globo, duas lâmpadas de prata no Festival da ABP e algumas medalhas (ouro e prata) no Colunistas. É sócio da produtora Frissom. Foi vocalista da banda Mané Sagaz, que misturava rock e samba, fazendo sucesso na cena underground carioca do início dos anos 2000. É criador de eventos de Slam Poetry, entre eles o Haicai Combat, campeonato de poesia falada com duração de até 10 segundos. Lançou em 2013 o livro de poesias Senhorita K, pela editora Patuá. E agora tem sua primeira dramaturgia, criada durante o Núcleo de Dramaturgia Firjan SESI, selecionada para lançamento pela Editora Cobogó.


Serviço

Livro: Das Dores

Autor: Marcos Bassini

Editora Cobogó

Páginas 152

Ano 2021

Valor: R$ 40,00

Nenhum comentário