[News] Prêmio Sesc de Literatura realiza live e apresenta vencedores de 2022

 


Rio de Janeiro, 13 de junho de 2022 – Os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2022 participam no próximo dia 21 de junho, às 16h, de uma live promovida pelo canal youtube do Sesc. O paraense Pedro Augusto Baía e a gaúcha Taiane Santi Martins serão apresentados ao público e vão conversar sobre suas obras em um papo que será mediado por Henrique Rodrigues e Diogo Borges, analistas de literatura do Sesc.

 

Pedro foi o vencedor na categoria Conto com seu livro Corpos benzidos em metal pesado e Taiane ganhou com o romance Mikaia. A origem dos autores – Norte e Sul do Brasil - reafirma o estímulo do Prêmio à diversidade e a sua capacidade de projetar escritores das mais distintas regiões do país. Os livros dos dois autores serão lançados em novembro pela editora Record, parceira do Prêmio Sesc desde a sua criação.

 

Sobre os livros:

Corpos benzidos em metal pesado foi concebido ao longo dos últimos quatro anos, em um processo de reescrita e constante reflexão do autor. Assim, o livro de contos reflete os seus sentimentos e percepções diante da devastação ambiental, política, de direitos e de afetos. Nestes contos, Pedro tentar descrever um mosaico de geografias, povos, sentimentos e experiências que denunciam as violências, invasões e destruições no Norte do Brasil e aos corpos que lá residem. E que, neste processo de devastação, resiste uma voz, um grito, uma reza ancestral da natureza, um pedido de socorro transmutado neste livro. A comissão final que selecionou a obra foi composta pelos escritores Natalia Borges Polesso e Paulo Scott.

 

O romance Mikaia narra a história de três gerações de mulheres que viveram e fugiram da guerra civil moçambicana. O livro joga com as diferentes maneiras de se lidar com um passado traumático. Enquanto Mikaia - uma dançarina de ballet que sofre uma amnésia repentina - quer lembrar, sua irmã, Simi, quer esquecer e sua avó, Shaira, decide silenciar. O desenrolar da trama se dá no embate entre as tentativas de Mikaia em recuperar um passado que lhe foi roubado, os retalhos de memória que lhe voltam confusos e a resistência de Simi em renunciar a uma infância inventada e cultivada por vinte anos às custas do esquecimento. O romance foi selecionado pela comissão final composta pelos escritores Itamar Vieira Junior e Luciany Aparecida.

 

SERVIÇO

Data: 21 de junho 
Horário: 16h às 17h 
Formato: Bate-papo com escritores Pedro Augusto Baía e a Taiane Santi Martins, e mediação de Henrique Rodrigues e Diogo Borges.  
Transmissão: Online via canal do youtube do Sesc Brasil 





Nenhum comentário