[News] Patrícia Palumbo lança o selo Rádio Vozes com homenagem a Tom Zé


Jornalista paulista inaugura selo com o projeto “Uma Onda para Tom Zé” reunindo diversidade da música brasileira

“Só (Solidão) ”, com Luana Carvalho, chega às plataformas dia 11/11

Canção que faz parte do clássico LP ESTUDANDO O SAMBA de 1976. Na gravação original, o arranjo é de José Briamonte e tem Osvaldinho da Cuica na percussão e Heraldo do Monte no cavaquinho. Letra e música de Tom Zé que brinca foneticamente com o telefone que toca por engano e, ao mesmo tempo, nos espanta com a delicadeza e a beleza das imagens como “solidão, que poeira leve” e “na vida quem perdeu o telhado em troca recebe as estrelas” – esse veio de uma cena real vista pelo menino poeta, guardada até virar música. Uma letra belíssima.

Luana Carvalho, uma das vozes mais lindas de sua geração e excelente letrista, acolhe e embala lindamente a canção como se dela fosse. Domenico Lancelotti toca bateria e percussões e Pedro Sá, violão, guitarra e baixo.

Gravada por Moreno Veloso na Casinha, Rio de Janeiro, e Bernardo Barata na Avenida Roma, Lisboa.

Rádio Vozes, uma homenagem a Tom Zé

O repertório da canção popular é vastíssimo e um compositor como Tom Zé, sozinho, já é um universo. Visitando sua discografia encontramos sambas, xotes, toadas e temas inclassificáveis como só um gênio inventor como ele seria capaz de fazer.

Sempre gostei de juntar vozes e canções e, para mim, a obra de Tom Zé merece mais vozes. Com esse desejo, comecei a chamar artistas com quem sabidamente compartilho a admiração por essa obra e a sugerir composições para juntos formarmos essa grande onda. Uma onda musical diversa e criativa onde cada um surfa como quer. Depois das sugestões aceitas, começaram a chegar as versões e o resultado está colorido como uma mata tropical, pop e antropofágico como é a nossa música – que tem Tom Zé entre seus pilares fundadores.

Os primeiros a embarcar foram, Fernanda Takai e John Ulhoa, Arnaldo Antunes e Curumim, André Abujamra e Leoni, a banda Vanguart, Luana Carvalho com Pedro Sá e Domenico Lancellotti. Em seguida chegaram Duda Brack, Zé Manoel, Arthur Nogueira, Júlia Vargas, Martins e Juliano Holanda, além do Passo Torto.

Inspirados por esse repertório vasto, outros artistas estão conosco: Renato Larini, que fez a maravilhosa arte do projeto; Murilo Alvesso, que com seu olhar especial para a música fez os vídeos; Mateus Estrela, músico da nossa amada Belém do Pará que fez o fundamental trabalho de masterização. Agradeço especialmente aos parceiros da Tratore; ao motor da rapaziada DJ Zé Pedro (Joia Moderna), e a Flávia Souza Lima, que fez a provocação necessária pra que esse projeto fizesse nascer o selo Rádio Vozes.

E ontem, hoje e sempre todo meu carinho para Neusa Martins e minha admiração imensa por esse baiano de Irará que faz nossa vida melhor com sua presença e sua arte! Obrigada!

Uma Onda para Tom Zé está virando um mar de boa música.

O primeiro single foi lançando em 11/10, ‘Se o caso é chorar’, dia do aniversário de Tom Zé, que este ano comemora 85 anos e marcou a estreia do duo entre Fernanda Takai e John Ulhoa.

Patrícia Palumbo

Sobre Patrícia Palumbo

Com sua singular pluralidade, detém uma das mais coerentes narrativas profissionais no jornalismo musical do país, é também curadora musical de diversos projetos, tendo atuado na Rádio Eldorado, TV Cultura, Itaú Cultural, dentre outros. Apresenta o SESC Instrumental há mais de 20 anos e está à frente do Vozes do Brasil, um dos mais longevos programas dedicados à música brasileira, no ar há 23 anos. Publicou o livro "Vozes do Brasil / Entrevistas Reunidas”, dando voz a 33 relevantes artistas da música brasileira, em 2019; e assina o Peixe Voador, um dos mais festejados podcasts surgidos em 2020. Em 2021, lança o selo Rádio Vozes, com o projeto "Uma Onda para TomZé", reunindo 10 artistas de diferentes gerações para festejar os 85 anos do compositor baiano.

Uma Onda para Tom Zé

Concepção artística, curadoria e coordenação geral: Patrícia Palumbo
Coordenação executiva: Flávia Souza Lima
Masterização: Mateus Estrela
Capa e artes: Renato Larini
Vídeos: Murilo Alvesso
Consultoria jurídica: Priscilla Crespo
Clearence e distribuição: Tratore
Uma produção Rádio Vozes

http://radiovozes.com

http://linktr.ee/patriciapalumbo

Ouça aqui “Só (Solidão) ”, com Luana Carvalho:

http://linktr.ee/patriciapalumbo
 
 

 


Nenhum comentário