[News] LANÇAMENTO DA COLEÇÃO HQ BRASIL, “O NAVIO NEGREIRO E OUTROS CANTOS DE CASTRO ALVES” ADAPTA PARA OS QUADRINHOS UM DOS MAIORES POEMAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

 

Poucos poetas evocam tantos anseios ao falar das mazelas que acometem a humanidade como Castro Alves. Suas críticas sobre escravidão, violência e preconceito não só foram essenciais na época de sua escrita, como também continuam relevantes.

“O navio negreiro e outros cantos de Castro Alves”, lançamento da Coleção HQ Brasil, reúne diversos cantos deste poeta romântico, focados em diferentes temas, transpondo a palavra para o imagético de modo poderoso. Traz “O navio negreiro”, “O fantasma e a canção”, “A cruz da estrada”, “Tragédia ao luar” e “Vozes d’África”, adaptados para a narrativa em quadrinhos pelo desenhista e roteirista Laudo Ferreira, que incluiu nesta edição, além dos poemas ilustrados, outros trechos da vasta e importante obra de Castro Alves.

O autor fala sobre essa importância: “Adaptar a obra de Castro Alves, em especial, é algo maior do que transpor a linguagem; é traduzir em quadrinhos um canto de dor que tanto nos diz de uma tragédia que se abateu sobre os negros e infelizmente se abate ainda hoje. O grito do poeta ainda é muito forte e presente, escancarando a todos a miséria humana, capaz de transformar seus pares em peças simplesmente pela diferença na cor da pele. A mim, é um orgulho dar vida e imagem a essa obra, para que possamos sempre lembrar de que cometemos esse crime contra nós mesmos e encontrar forças para transformá-lo apenas em recordações, para que o racismo passe a existir apenas na memória, e não mais entre nós”.

 



Esboço de Laudo Ferreira

Criada para aproximar os leitores de dois universos aparentemente distintos – o da literatura clássica e o das histórias em quadrinhos –, a Coleção HQ Brasil apresenta uma linguagem gráfica moderna e ágil. Os livros que compõem esse selo apresentam textos consagrados de autores cultuados e histórias muito conhecidas em um formato altamente contemporâneo e dinâmico. Trata-se de um convite irrecusável para conhecer um pouco da obra de grandes artistas.


Conheça também os outros títulos da Coleção HQ Brasil:

O NAVIO NEGREIRO E OUTROS CANTOS DE CASTRO ALVES – Coleção HQ Brasil

Autor: Castro Alves

Adaptação e Ilustrações: Laudo Ferreira

Formato: e-pub + Impresso

Número de páginas: 80

ISBN: 9786558179528

Preço sugerido: R$ 49,40

Sobre Laudo Ferreira

Nasceu em São Vicente, litoral sul de São Paulo, em 1964. Desenhista autodidata, desde muito cedo desenhava quadrinhos ou algo semelhante a uma arte sequencial de contar histórias. Publicou suas primeiras HQs no início dos anos 1980 e participou ativamente do movimento de quadrinhos independentes, os fanzines, nesse mesmo período. Em meados da década de 1990, adaptou para os quadrinhos alguns filmes do cineasta José Mojica Marins, o Zé do Caixão, como À meia-noite levarei sua alma e Esta noite encarnarei no teu cadáver, que tornaram seu trabalho mais conhecido. Trabalha há muitos anos como ilustrador para o mercado editorial e publicitário. É vencedor do Prêmio HQ Mix (importante premiação das histórias em quadrinhos nacionais) por seu trabalho tanto como desenhista quanto como roteirista.

Sobre a Editora do Brasil

A Editora do Brasil busca, há mais de 75 anos, renovar produtos e serviços que levem aos milhares de educadores e alunos do Brasil conteúdos atuais e materiais de qualidade. Nos quatro cantos do país, professores e gestores utilizam nossos livros e têm acesso a um projeto didático e literário comprometido com a ética e com uma educação cada dia melhor. 

O compromisso da Editora do Brasil é com o dinamismo do conhecimento e com a educação que transforma e é transformada. Mais do que nunca, posiciona-se ao lado dos educadores, observando, analisando e discutindo os novos desafios do ensino em nosso país.



Nenhum comentário