[News] Festival 125 Anos de Cinema apresenta parte inicial da mostra Primeiro Cinema no Telecine Cult


  
Depois de Pioneiras do Cinema, mostra de abertura do Festival 125 Anos de Cinema, o Telecine Cult apresenta no domingo (13) a parte inicial do especial Primeiro Cinema, que contempla o período entre 1895 e 1915. Entre os precursores, estão os irmãos Lumière e o francês Georges Méliès, além dos cineastas norte-americanos William A. Wellman, Cecil B. DeMille e D. W. Griffith. O festival resgata a história da sétima arte até junho de 2021, sempre aos domingos no Cult e, a qualquer momento, na plataforma de streaming.

Destaque para Carmen de Cecil B. DeMille, um dos fundadores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, entidade responsável pelo Oscar; as obras-primas do cinema mudo Intolerância e Lírio Partido, também com direção de D. W. Griffith, considerado pai da linguagem cinematográfia; Asas de William A. Wellman, longa vencedor do Oscar de Melhor Filme na primeira edição do prêmio; e Viagem à Lua do cineasta e ilusionista Georges Méliès, filme pioneiro no uso de efeitos especiais e que ficou eternizado como o primeiro de ficção científica da história do cinema.

Os filmes integram a cinelist Festival 125 Anos de Cinema no streaming do Telecine, hub de cinema mais completo do país, que reúne mais de dois mil títulos em seu catálogo. Os primeiros 30 dias de acesso ao aplicativo de filme são gratuitos para novos usuários.

 
Festival 125 Anos de Cinema: Primeiro Cinema - Pt. 1

Carmen (1915)

No Telecine Cult, dia 13, às 08h35

Carmen, uma bela e sedutora cigana, tenta conquistar o coração do policial Don José para que ele faça vista grossa aos crimes do clã da mulher.

Direção: Cecil B. DeMille
Elenco: Geraldine Farrar, Wallace Reid, Pedro De Cordoba
EUA. 1915. Drama. 56 min.
Link no Telecine

A Marca do Zorro (1920)
No Telecine Cult, dia 13, às 09h40

O brincalhão e atrapalhado Don Diego Veja é na verdade Zorro, um justiceiro mascarado que luta contra o governo opressor na Califórnia. O filme não só introduziu o personagem do justiceiro mascarado nos cinemas, como também ajudou a definir o gênero capa e espada.

Direção: Fred Niblo
Elenco: Douglas Fairbanks, Marguerite De La Motte, Robert McKim
EUA. 1920. Aventura. 106 min.
Link no Telecine

Intolerância (1916)
No Telecine Cult, dia 13, às 11h35

Quatro histórias são narradas sob diferentes perspectivas. O fim da independência da Babilônia em 539 a.C., a história de Jesus Cristo na Judeia e o Massacre da Noite de São Bartolomeu na França. Já em 1914, um casal deve lidar com a intolerância de reformistas sociais nos Estados Unidos.

Direção: D. W. Griffith
Elenco: Lillian Gish, Robert Harron, Mae Marsh
EUA. 1916. Drama. 178 min.
Link no T elecine

Lírio Partido (1919)

No Telecine Cult, dia 13, às 14h45

Cheng Huan é um ex-missionário que, desacreditado, agora é dono de uma pequena loja em Londres. Nela ele conhece Lucy Burrows, jovem filha de um boxeador abusivo, e o encontro muda a vida dos dois.

Direção: D. W. Griffith
Elenco: Lillian Gish, Richard Barthelmess, Donald Crisp
EUA. 1919. Drama. 64 min.
Link no Telecine

O Martírio de Joana D'Arc

No Telecine Cult, dia 13, às 16h

Condenada à morte por liderar a rebelião do povo francês contra os ingleses, Joana D'Arc diz ter sido guiada por Jesus. Nas mãos dos captores, ela é torturada e sofre com o abandono da Igreja Católica.

Direção: Carl Theodor Dreyer
Elenco: Maria Falconetti, Eugene Silvain, André Berley
França. 1928. Biografia. 97 min.
Link no Telecine

Asas
No Telecine Cult, dia 13, às 17h45

Dois jovens de diferentes classes sociais se tornam pilotos durante a Primeira Guerra Mundial. Apaixonados pela mesma mulher, logo se tornam rivais. No entanto, quando a luta pela sobrevivência começa, uma amizade inesperada surge entre os dois.

Direção: William A. Wellman
Elenco: Charles Rogers, Richard Arlen, Clara Bow
EUA. 1927. Drama. 142 min.
Link n o Telecine

Lumière! A Aventura Começa
No Telecine Cult, dia 13, às 20h20

Em 1895, os irmãos Louis e Auguste Lumière eternizaram-se na história ao capturarem as primeiras imagens em movimento no aparelho que haviam inventado: o cinematógrafo. Neste documentário são contempladas algumas de suas obras, os primeiros passos dados para o nascimento da sétima arte.

Direção: Thierry Frémaux
Elenco: Thierry Frémaux, Martin Scorsese, François Clerc
França. 2017. Documentário. 90 min.
Link no Telecine

Viagem à Lua (1902)

No Telecine Cult, dia 13, às 22h

Um grupo de cientistas viaja à Lua em uma nave em formato de bala para explorar o território desconhecido do satélite. Lá, eles são surpreendidos pela existência de vida inteligente e acabam prisioneiros. Georges Méliès, diretor do filme, é um dos pais do cinema e pioneiro da linguagem cinematográfica e de técnicas de efeitos especiais. Realizador prolífico, esta é sua obra máxima.

Direção: Georges Méliès
Elenco: Georges Méliès, Bleuette Bernon, Victor André, Jehanne D'alcy
França. 1902. Aventura. 16 min.
Link no Telecine 
 
 

 


Nenhum comentário