[Resenha] Colecionador de Almas

Parceria com a editora Empoderar, da autora Caroline Factum, e recomendado para maiores de 18 anos.

ALERTA: Pode conter gatilhos para pessoas que já foram vitimas de alguma forma de abuso psicológico, como gaslighting.

Sinopse: Baseado em um caso real, a autora Caroline Factum trás neste livro um alerta para a psicopatia que nos passa despercebida, e da capacidade dos psicopatas de se integrarem na sociedade sem que demonstrem sua verdadeira natureza, assim se aproximando de suas vítimas.


Na história temos uma investigação de assassinatos em série por meio cruel, onde as vítimas eram meninos. O assassino sempre envia uma caixa (não revelarei o conteúdo para não dar spoilers) para a polícia quase como um manifesto da incapacidade da autoridades em achâ-lo, ele não é extremamente inteligente, mas consegue escapar graças as mudanças de endereço e outros artifícios.


O único terror neste livro é a ideia de que esse tipo de monstro pode estar próximo de nós ou de quem amamos, pois a história se encaixa muito mais em um suspense policial. A autora ainda nos trás algumas entrevistas com vítimas reais de pessoas assim, oque completa a história. O final me deixou um pouco a desejar, talvez pela forma como o último ato foi construído.


Recomendo a leitura, pois neste livro além de uma história instigante e importante, temos a escrita de uma mulher brasileira, e é sempre bom prestigiar nossas autoras.


P.S: A psicopatia é um transtorno de personalidade que se manisfesta ainda na infância, e deve-se ficar atento aos sinais, como desprezo por outras vidas, como animais, prazer em ferir, desrespeito pelos colegas, destruição de propriedade, tudo isso em constante frequência. Lares abusivos também constroem/estimulam a psicopatia. Existe tratamento para ajudar na adequação, então o diagnóstico não significa imediatamente que o portador irá necessariamente se transformar em um monstro.

Texto por Yasmin de Carvalho

Nenhum comentário