[News] 'Você tem a vida inteira' ganha nova edição com conteúdo exclusivo

 


Publicado recentemente em inglês pela Scholastic Press, nos Estados Unidos com o título “Where we go from here”, a nova edição de Você tem a vida inteira ganha um novo design de capa, igual ao da editora estrangeira, prefácio e uma entrevista exclusiva de Lucas Rocha para o blog da Editora Record. Nela, o autor fala sobre representatividade, o processo de desenvolvimento dos personagens, suas pesquisas para a escrita, além de suas maiores inspirações literárias. A obra, lançada originalmente pela Galera Record, pioneira na publicação de livros gays para o público jovem, foi indicada por Jonathan Van Ness, da série Queer Eye, da Netflix.
 

Você tem a vida inteira
Lucas Rocha

304 pág. | R$ 44,90

Siga nossas redes sociais


 

A trama de Você tem a vida inteira começa com Ian, que recebe o resultado positivo do teste de HIV. No centro de tratamento onde fez o exame ele conhece Victor, cujo resultado foi negativo. Victor ainda está irado com Henrique, o rapaz com quem está saindo, por ele ter contado que era soropositivo apenas depois que eles transaram – embora tenha se precavido e usado camisinha. Já Henrique está gostando de verdade de Victor e, por isso, tomou a decisão de se abrir sobre o HIV. Suas experiências anteriores no assunto não foram muito boas, e ele ainda reluta em acreditar que possa amar alguém de novo.

 

Por meio destes três personagens, Lucas Rocha narra os medos, as esperanças e o preconceito sofrido por quem vive com HIV. Tudo isso numa prosa delicada e embalada também por humor, referências pop e personagens secundários cativantes – de diversos gêneros, cores e sexualidades. “Ainda temos inúmeras vozes em silêncio na comunidade onde estou inserido – da sigla LGBTQIA+, a maior parte das narrativas que vejo são G, e vou ficar muito feliz quando todas as outras letras também tiverem seu espaço de destaque, principalmente na literatura jovem brasileira”, defende o autor.

 

Dentre os temas abordados em Você tem a vida inteira, Lucas Rocha também destaca a importância do Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS) no tratamento contra o HIV. Para Rafaella Machado, editora-executiva da Galera Record e responsável por apresentar o livro à editora estrangeira, esse foi um dos pontos que impressionou os funcionários da Scholastic. Porém, apesar do Brasil ser um exemplo mundial, o assunto ainda é tabu. “Há 20 anos, muitos livros e filmes para jovens falavam sobre o perigo do HIV. Agora que o vírus está sob controle, e o Brasil é referência no tratamento, existe uma carência de livros que falem sobre a verdadeira epidemia que circunda os soropositivos, que é o preconceito e a intolerância. O livro do Lucas mostra que o principal desafio do soropositivo hoje não é mais a doença e sim o estigma pessoal.”, explica a editora.

 

Você tem a vida inteira (Ed. Galera Record) é sensível e honesto sobre um assunto cercado de preconceitos. Mais do que informar sobre o HIV, a obra de Lucas Rocha revela a importância da amizade, família e, sobretudo, amor e compreensão.  Repaginado, de cara nova e com conteúdos exclusivos, o livro que conquistou as prateleiras internacionais chega agora com a sua segunda edição.

“ — Quando minha mãe era viva, ela sempre dizia que não tem má notícia que consiga sobreviver a um tabuleiro de lasanha. Isso foi quando eu disse que era gay e nós dois sabíamos que meu pai não ia gostar da novidade, e o câncer já estava quase a levando embora. A gente sabia que não seria fácil, então foi o que ela fez para mim. E é exatamente isso que quero dizer para você: não vai ser fácil, mas nós sempre teremos lasanha. ”
– Você tem a vida inteira

SOBRE O AUTOR

Lucas Rocha é um bibliotecário com mestrado em Ciência da Informação, formado pela Universidade Federal Fluminense. Alguns de seus contos foram publicados em coletâneas impressas e digitais, com destaque para os projetos O Outro Lado da Cidade e Todas as Cores do Natal. Você tem a vida inteira, um livro LGBTQ+ que mostra a importância das amizades quando tudo parece não fazer sentido, é o seu primeiro romance.

 




 



Nenhum comentário