[News]Piraporiando lança livro digital animado narrado por crianças

Piraporiando lança livro digital animado narrado por crianças 

Design das histórias, sonorização e interatividade proporcionam uma experiência única de leitura; títulos abordam a diversidade


Já imaginou livros digitais animados e narrados por crianças? É uma nova proposta de leitura online idealizada pela  Piraporiando, editora especializada em livros e projetos educativos focados na diversidade. O projeto foi desenvolvido para proporcionar uma experiência única de leitura para crianças, inclusive aquelas que ainda não estão alfabetizadas ou que possuem deficiência visual. 




Uma das novidades é que os livros digitais da Piraporiando são todos narrados por crianças. A sonorização é composta por  músicas inspiradas nas atividades que a editora realiza tais como mediação de leituras e contação de histórias, que incentivam a leitura, educam,  emocionam, envolvem e divertem. 


“Geralmente os adultos que narram as histórias em e-books. Como todo nosso trabalho é focado no protagonismo da criança porque não elas mesmas contarem as histórias? Queremos gerar conexões, transmitir as mesmas emoções que estão nos nossos livros físicos no formato digital”, destaca Janine Rodrigues, escritora e fundadora da Piraporiando. 




Livro digital e desenvolvimento cognitivo das crianças


Para a autora, o livros físicos são sempre muito importantes e não são substituíveis.  Por isso, o projeto do livro digital animado levou em consideração aspectos importantes no desenvolvimento cognitivo das crianças. O manuseio faz com que ela perceba, por exemplo, como o tempo passa. O design das cenas das histórias também trazem uma experiência de leitura diferenciada. 


“As animações não são todas  automáticas e a criança clica na tela para algumas coisas acontecerem. É bacana pois ela  precisa executar algumas ações. A interação com o livro faz com que elas reflitam sobre a sua relação com o tempo e espaço. Fazemos questão de respeitar o tempo de leitura de cada criança”, conta Janine. 

 

Títulos abordam diversidade e temas complexos com crianças


As publicações da Piraporiando abordam a cultura afro-brasileira, a empatia, as emoções e demais temas importantes a serem tratados junto ao público infantojuvenil como bullying, manterrupting ( quando meninas são interrompidas por meninos), empatia, inclusão, medo. Sempre com uma linguagem livre, leve, divertida e educativa.  São eles:



- Nuang, Caminhos da Liberdade


Os Uthando eram conhecidos por sua sabedoria, pela honra de suas palavras e por sua beleza preta. As mulheres eram detentoras de conhecimentos milenares e tinham grandes cabelos crespos, belos como coroas.


Nuang, uma Uthando alegre e talentosa, gostava de deitar no colo de sua avó e ouvir histórias. Um terrível acontecimento mudou o percurso de seu caminho. É a fé em Nzambi, a força da memória, a união e a confiança que darão força para Nuang e seu povo reconquistar a liberdade que até hoje, todos nós, ainda buscamos alcançar.


Temáticas : Cultura afrobrasileira, educação antirracista, linguagens, autoconfiança, coragem, persistência.


- Onde está o Boris?


Muita preguiça, um dia de chuva, um gato curioso, e uma menina zureta das ideias. Samantha não imaginava a confusão em que se meteria quando decidiu não fechar a janela de seu quarto. E Belinda se recusou a esperar. E você? Sabe onde está o Boris?


A obra literária acompanha um encarte que propõe a construção de uma nova narrativa a partir da história do livro. As atividades incluem : recorte, escrita e atividades com realidade aumentada.


Temáticas: manterrupting e capacidade de pessoas com deficiência, paciência, empatia, comunicação, tolerância, persistência.


- As Duas Bonecas Azuis


As bonecas sem boca insistiam em chamar Labele para brincar. Mas Labele, desconfiada, nada enxergava, e ficava longe da casa de palha. Venha você também descobrir o mistério da casa de palha da rua cem.


Temáticas: medo, preconceito, a verdade, comunicação, resistência às frustrações, controle dos impulsos.


- Histórias do velho Nestor, contando seus contos de horror


Histórias do velho Nestor, contando seus contos de horror apresenta a história de um velho que, com sua capa preta, sua estranha caixa de madeira, suas grandes olheiras e seu apavorante modo de andar, assusta a todos da cidade.

Cansado da má fama do lugarejo o embaixador decreta que o tal velho deverá ir embora. Um menino serelepe, interessado em ganhar as recompensas oferecidas pelo embaixador acaba descobrindo a verdadeira história do velho Nestor…


Temáticas: preconceito, amizade, lealdade, ética, empatia, tolerância, coragem, paciência.


- No Reino de Pirapora


Pirapora adorava tudo que era bola. Tudo de mais redondo. Tudo em forma de argolas. E tudo aquilo que possuía bolinhas, Pirapora tinha. No reino de Pirapora as crianças choravam gotas de amora por que só com brinquedos bem redondos todas podiam brincar. Mas tudo vai mudar, quando o menino do brinquedo proibido no reino de Pirapora chegar.


Temáticas: bullying, solidão, o poder da empatia, paciência, empatia, comunicação, tolerância.


  • Contos Piraporianos


Três histórias prometem atiçar a nossa imaginação. A primeira é a história de dois gatos. Um vive num mundo onde só existe dia. O outro vive num mundo onde só existe a noite. Cansados das mesmices os gatos resolvem atravessar a barreira do tempo e mudam de lado. Logo reconhecem as belezas trazidas por este novo olhar. E assim nasce o mundo tal qual conhecemos hoje, onde dia e noite compartilham o mesmo mundo.


A segunda história é de Zabeleu. Um menino que vê tudo de cabeça para baixo. Irritado ele assopra, assopra, assopra…para que tudo fique no lugar que ele deseja. Mas nada adianta. Até que ele decide olhar do mesmo lugar onde estão as coisas que o incomodam.


E tem também a história sobre uma menina que passeia por lugares já conhecidos porém, com um despertar das belezas ainda não vistas. Kauara leva a menina a uma viagem pelas cores, pela história, pelos sons. E reconhecendo sua própria beleza a menina começa então a enxergar as belezas que estão a sua volta.


Temáticas: respeito ao olhar do outro, riqueza da diversidade, autoconhecimento, autoconhecimento, empatia, comunicação.


Os livros digitais animados podem ser adquiridos pelo site da Piraporiando www.piraporiando.com pelo valor de R$18,90.

Nenhum comentário