[News] Curta dirigido por cineasta com deficiência será apresentado em Gramado

 



Porto Alegre (RS) - O curta-metragem "O que Pode um Corpo?", de Victor Di Marco e Márcio Picoli, estará disponível de 19 e 22 de setembro no serviço de streaming Canal Brasil Play. O filme faz parte da seleção do 48º Festival de Cinema de Gramado e concorre ao Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema - Mostra Gaúcha de Curtas. 


A produção mistura documentário e videoarte ao tratar a vivência de Victor enquanto pessoa com deficiência. O cineasta possui distonia generalizada, distúrbio neurológico dos movimentos. A obra entrelaça o desejo de Victor em ser artista, sua sexualidade e a anulação de seu corpo.


O filme teve sua estreia mundial no 31º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo (Curta Kinoforum), de onde levou o prêmio especial do Troféu Borboleta de Ouro, para destaques LGBT+. O curta foi realizado dentro curso de produção Audiovisual da UniRitter.


"Meu desejo era me ver em tela, pois pessoas com deficiência dificilmente encontram espaço no audiovisual”, avalia Victor Di Marco, que também divide roteiro,  montagem e produção com Márcio Picoli. “No fim, o filme se tornou, além de uma busca, um documento que evidencia a importância de dar voz a artistas com deficiência", conclui.


A equipe técnica de "O que Pode um Corpo?" traz Bruno Polidoro na direção de fotografia, enquanto Valeria Verba assina a direção de arte. A produção é da Balde de Tinta FIlmes e Proa Cultural, com apoio da Cromagato, Locall e Onomato. O patrocínio é da ComFoco e apoio institucional do Curso de Produção Audiovisual da Uniritter.



Sinopse: Um bebê nasce, mas não chora. Um corpo grita e não é ouvido. As tintas que escorrem em um futuro prometido, não chegam em uma pessoa com deficiência. Victor faz de si, a própria tela em um universo de pintores ausentes.



Ficha Técnica:


Direção: Victor Di Marco e Márcio Picoli 


Assistente de direção: Aline Gutierres


Roteiro: Victor Di Marco e Márcio Picoli 


Produção Executiva: Laura Moglia e Márcio Picoli 


Produção: Laura Moglia, Márcio Picoli, Aline Gutierres e Victor Di Marco


Direção de Fotografia: Bruno Polidoro 


Assistente de Fotografia: Caio Rodrigues


Assistente de Câmera: Guilherme Zollim


Direção de Arte: Valéria Verba


Diálogos, Edição e Mixagem de Som: Guilherme Cássio


Som Direto: Vinicius Cassol


Ambiências, Foley e Sound FX: Jonts Ferreira


Finalização e Colorimetria: Juliano Moreira


Trilha Sonora: Casemiro Azevedo e Vitório O. Azevedo


Montagem: Márcio Picoli e Victor Di Marco 


Depoimento e Performance: Victor Di Marco


Preparação de Elenco: Lorna Longaray


Produção de Set: Paula Inácio


Making Of: Kevin Ferreira




Conceito Visual: Leo Lage


Design Gráfico: Laura Moglia 


Acessibilidade: Fernando R. Polla





Nenhum comentário