Novidades

[News]Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência: dez conteúdos para ajudar na educação inclusiva


 
Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência: dez conteúdos para ajudar na educação inclusiva

Segundo o UNICEF, 150 milhões de crianças têm alguma deficiência; Bookplay oferece livros e cursos sobre o assunto
Setembro, 2020 - A próxima segunda-feira (21) é dedicada ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), 1 bilhão de pessoas vivem com alguma deficiência, ou seja, uma em cada sete pessoas no planeta. Destas, 150 milhões são crianças, de acordo com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).
 
Tal cenário cria inúmeros desafios, dentre os quais a inclusão destes jovens na educação. Concluir a escola primária, por exemplo, é um deles. Estudos desenvolvidos pela ONU (Organização das Nações Unidas) mostram que apenas 60% das crianças com alguma deficiência completam essa etapa dos estudos nos países desenvolvidos. Nos países em desenvolvimento, o número é ainda mais alarmante: 48,5%.
 
Para ajudar na educação inclusiva, o Bookplay, primeira plataforma 100% brasileira de streaming de educação, possui, em seu acervo, livros e cursos sobre o assunto no intuito de ajudar educadores de forma geral. São eles: 
 
Livros:
• Todos Juntos contra o Bullying
Hoje o termo "Bullying" é muito tratado em livros infantis, nas escolas, nas reuniões pedagógicas, em casa e nas mídias. Porém, ainda há muito o que se maturar sobre o tema. O livro reúne profissionais especializados e conteúdo voltado ao tema da exclusão social e das diferenciações estereotipadas.
 
• Atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais
É destinado a professores que buscam aperfeiçoar o conhecimento em modalidades de atendimento, abordagens sobre características, métodos, técnicas e recursos para o trabalho com o portador de necessidades educativas especiais.
 
• Fundamentos Pedagógicos para o trabalho com portadores de necessidades educativas especiais
O livro apresenta abordagem inovadora para o estudo da educação inclusiva. São abordados os princípios da cultura inclusiva no âmbito da escola. Quanto às políticas educacionais brasileiras, o autor traz quais são os princípios norteadores, processos e mecanismos. O livro informa, ainda, quais as garantias constitucionais e os direitos legais dos portadores de necessidades educativas especiais.
 
• Atividade Física Adaptada: Qualidade de Vida para Pessoas com Necessidades Especiais
Os 20 capítulos escritos por especialistas de destaque abordam os principais temas e conceitos da atividade física adaptada.
 
• Atividades físicas para jovens com deficiências graves
A obra é uma valiosa referência para professores de educação física adaptada, especialistas em terapia ocupacional e recreativa, bem como para todos os profissionais da área que buscam proporcionar qualidade de vida por meio da atividade física para crianças e jovens com deficiências graves como paralisia cerebral, espinha bífida e outras limitações ortopédicas.
 
Cursos:
• Profissionalização dos Deficientes – a importância social
O desejo do sucesso faz parte do pensamento humano, de modo geral. E isso não é diferente para aqueles que fazem parte de grupos considerados minoritários na nossa sociedade. A obra apresenta conceitos importantes na inclusão social.
 
• Profissionalização dos Deficientes – metodologia
Quando se fala em inserção, no contexto da consideração do portador de necessidades especiais, coteja-se o significado da palavra com o termo inclusão. Infelizmente, ocorre que ambas não têm o mesmo significado. Ao se tratar da profissionalização dos deficientes no contexto atual, deve-se analisar a realidade então imposta no cenário recente.
 
• Educação Física Adaptada
O curso Educação Física Adaptada oferece ao profissional conhecimentos sobre epidemiologia, deficiência física no Brasil, deficiência visual, deficiência auditiva, esportes adaptados e muito mais.
 
• Acessibilidade
O curso Acessibilidade oferece aos participantes o conhecimento sobre a Lei da Acessibilidade e muito mais.
 
Conheça mais em: www.bookplay.com.br
Sobre o Bookplay
Primeira plataforma de streaming 100% brasileira voltada para o conteúdo de educação, reúne mais de 5 mil livros, mil cursos - inclusive de inglês -, 2 mil audiolivros, 700 videoaulas, banca completa com revistas e jornal e área kids com livros, audiolivros, atividades para imprimir e jogos educativos para as crianças. Tudo 24 horas por dia e com acesso liberado para até três pessoas via computador, tablet ou celular, sendo compatível com iOS e Android. O Bookplay também conta com clube de benefícios, pelo qual mais de 200 parceiros proporcionam ofertas e descontos exclusivos. O aplicativo também permite a leitura dos livros em modo off-line. Com mais de 120 mil usuários já cadastrados, a plataforma deve fechar 2020 com mais de 200 mil.

Nenhum comentário