[News]Livro:Relatórios da CIA previram a pandemia e outros traumas globais

Relatórios da CIA previram a pandemia e outros traumas globais

Grupo Editorial Coerência lançará “Relatórios da CIA: as ameaças ao futuro do mundo”, livro que reúne previsões dos próximos 15 anos



Em 2005 uma edição do Relatórios da CIA previu que uma gripe de alto escalão iniciada em países asiáticos ou árabes — por consumir muitos animais silvestres. Agora, atualizando os possíveis acontecimentos dos próximos anos, o Grupo Editorial Coerência lançará “Relatórios da CIA: as ameaças ao futuro do mundo” com comentários de Claudio Blanc e introdução de Heródoto Barbeiro, jornalista da Record.



“Relatórios da CIA: as ameaças ao futuro do mundo” reúne as principais tendências e acertos dos estudos produzidos pelos analistas do National Intelligence Council com o auxílio de diversas agências de inteligência do Departamento de Estado dos Estados Unidos, bem como de acadêmicos e de conceituados think tanks do mundo todo. Informações fundamentais à tomada de decisões, compiladas especialmente para o presidente dos EUA no momento de assumir o mandato, sobre os diversos desafios do futuro.

As previsões nas áreas de política, economia, saúde, meio ambiente, segurança e tecnologia fornecem um mapa dos próximos 15 anos, mostrando um mundo de economia desacelerada, com severas ameaças ambientais, polarização e o enfrentamento de doenças novas e com grande potencial de letalidade e que se espalham rapidamente por todo o planeta, como a que testemunhamos ao longo do ano de 2020. Tais cenários, foram contextualizados com a realidade que vivenciamos, especialmente no Brasil, através de diversos estudos acadêmicos e entrevistas. Desse modo, as previsões da CIA são embasadas pela realidade que se apresenta.

“Relatórios da CIA: as ameaças ao futuro do mundo” traz um material fundamental não só para se conhecer o futuro que se delineia, mas principalmente para se preparar para esse novo mundo – um mundo em transição, de rápidas e profundas transformações para as quais governos e indivíduos terão de se adaptar. Trata-se de um material basilar para tomadas de decisões em diversos níveis, sejam pessoais, corporativos, ou governamentais: uma poderosa ferramenta que pode permitir pavimentar de forma inteligente um caminho menos turbulento para as ameaças que se delineiam para os próximos 15 anos.

Lançamento previsto para novembro de 2020.


Sobre o organizador e comentarista:Claudio Blanc é filósofo, escritor, tradutor e editor, tendo colaborado em diversas publicações ao longo dos últimos 20 anos. É autor, entre outros, dos livros Aquecimento Global e Crise Ambiental, Uma Breve História do Sexo, O Lado Negro da CIA e O Homem de Darwin. Claudio Blanc também escreve sobre mitologia e tem produzido obras de reconto. Seu livro De lenda em Lenda se Cruza Fronteiras foi selecionado como “Altamente Recomendável” pela Fundação Nacional do Livro Infanto juvenil, e Avantesmas, finalista do Prêmio Jabuti 2015, foi escolhido pela Prefeitura de São Paulo/Secretaria Municipal de Educação para compor o Projeto Minha Biblioteca – Edição 2018. Além disso, assina, até o momento da publicação deste livro, a tradução de 45 obras nos mesmos campos de conhecimento sobre os quais escreve. Entre diversos trabalhos de vulto nessa área, foi o tradutor aprovado pela Oxford University Press para traduzir Iluminismo Radical, a notável obra de Jonathan I. Israel sobre o círculo espinosista e sua influência nos primórdios do Iluminismo; sua tradução comentada do Caso dos Exploradores de Cavernas traz significativas reflexões sobre as perspectivas de diferentes correntes éticas que sustentam o Direito.


Sobre o jornalista:Jornalista e professor, Heródoto Barbeiro atua no rádio e na TV há muitos anos. Com uma voz marcante, que se tornou referência no jornalismo de rádio.
É difícil desvincular sua imagem do jornalismo.

Entre colegas de trabalho, ele é sempre chamado de professor, não só por ser um exemplo para muitos, mas por sua simplicidade, simpatia e humildade frente sua competência.
No comando do Jornal da Record News desde 23 de maio de 2011, Heródoto é uma figura difícil de não admirar..

Nenhum comentário