[News] 'Cidade Pássaro', de Matias Mariani, terá lançamento mundial na Netflix

Após estrear na Mostra Panorama no Festival de Berlim 2020, o longa nacional “Cidade Pássaro”, de Matias Mariani, será lançado mundialmente na plataforma Netflix. Todos os países terão acesso ao filme a partir da próxima quarta, 29 de julho, exceto o Brasil onde o filme chegará até o final do ano. Rodado em São Paulo e protagonizado por dois atores nigerianos, o filme conta a história de Amadi (OC Ukeje) que viaja para a capital paulista em busca de seu irmão Ikenna (Chukwudi Iwuji), o primogênito de uma família da etnia Igbo. Enquanto procura seu irmão, Amadi conhece uma vibrante comunidade de imigrantes, uma camada da população paulistana da qual pouco se fala. O filme conta também com Indira Nascimento, no papel de Emília, que passa a ser a ligação de Amadi com a cidade de São Paulo.

O filme trata de temas como família, pertencimento, as fronteiras que definem cada um, a ideia de pátria e de lar. Para contar esta história sobre imigrantes africanos, especialmente os da etnia Igbos, o diretor considerou que “foi essencial boa parte dos cabeças de equipe serem negros, e termos roteiristas incrivelmente talentosas como a Chika Anadu e a Francine Barbosa, que conseguiram falar dos personagens de um local realmente experimentado, não só imaginado. E acho que foi deste modo que o filme conseguiu fundamentar seu ambiente ficcional de uma forma profunda, fazendo jus a história que se propôs a contar”, conta. 

Matias acredita que estrear no streaming “é um outro meio de levar nossas histórias às audiências, e a Netflix é um dos streamings com maior penetração no mundo inteiro. Particularmente durante a pandemia tem feito um papel importantíssimo de manter o audiovisual se comunicando.”, complementa. 


Em sua passagem por Berlim, “Cidade Pássaro” recebeu várias críticas positivas e a repercussão contribuiu para a negociação com a Netflix. O crítico Emiliano Granada, da Variety, afirmou que o filme é “esplêndido em tom e estética, com uma colorida paleta de interações humanas e múltiplos mistérios não ditos”. Já Kaleen Aftab escreveu no site Cine Europa que o longa foi “um dos melhores da Berlinale este ano”. E no Der Spiegel, Hannah Pilarczyk afirmou: “Mariani conecta histórias de vida com o ambiente urbano, de forma emocionante, transformando São Paulo em uma confluência de anseio”. Para completar, recentemente, o crítico Roger Moore do Movie Nation o destacou como “o melhor filme novo da Netflix deste mês." E Caryn James, no Hollywood Reporter, escreveu: "Um primeiro filme que brilha com confiança e talento."

Rodado em São Paulo em 2017, o longa é uma produção Primo Filmes (O Cheiro do Ralo de Heitor Dhalia)  e  Tabuleiro Filmes (Diamante, o Bailarina, de Pedro Jorge), em coprodução com MPM Films (O Cavalo de Turin, de Béla Tarr) e associação com a Taiga Filmes (Histórias que só Existem quando Lembradas, de Julia Murat) e February Films (da produtora Junyoung Jung, do filme O Hospedeiro, de Bong Joon-ho). A distribuição no Brasil será da Vitrine Filmes (Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles).

Sinopse:

O nigeriano Amadi procura seu irmão Ikenna na cidade de São Paulo. Aos poucos percebe que o supostamente bem sucedido professor de matemática inventou para sua família uma narrativa imaginária de sua vida no Brasil. Amadi descobre lentamente a verdade em uma missão pelo submundo da cidade.


Ficha Técnica:

Produção PRIMO FILMES & TABULEIRO FILMES

Coprodução MPM FILM

Em associação com TAIGA FILMES & FEBRUARY FILMS

Direção MATIAS MARIANI

Direção de arte FERNANDO TIMBA

Figurino CRIS ROSE e JEANE FIGUEIREDO

Direção de fotografia LÉO BITTENCOURT

Montagem ISABELLE DEDIEU e LUISA MARQUES

Trilha sonora FLEMMING NORDKROG

Mixagem GILLES BENARDEAU

Desenho de som XAVIER THIBAULT

Som direto GABRIELA CUNHA

Supervisão musical PETER ALBRECHTSEN

Produção executiva EDUARDO NASSER e ISSIS VALENZUELA

Produção MATIAS MARIANI, JULIANA FUNARO, RENATA

WOLTER, ISSIS VALENZUELA, MARIE-PIERRE MACIA,

CLAIRE GADÉA e JUNYOUNG JANG

Produtores associados ANDRÉ NOVIS e ABNER PASTOLL

Roteiro MATIAS MARIANI, CHIKA ANADU, FRANCINE

MARBOSA, JULIA MURAT, MAÍRA BÜHLER e ROBERTO

WINTER



Elenco

OC Ukeje Amadi

Indira Nascimento Emília

Paulo André Miro

Ike Barry Ogboh

Chukwudi Iwuji Ikenna

Sobre o diretor:

Graduado na Escola de Artes da NYU Tisch, Matias Mariani produziu filmes como “Sonhos de Peixe” (Semana da Crítica de Cannes), “O Cheiro do Ralo” (Sundance), “À Deriva” (Cannes ‘Un Certain Regard’). Em 2014, iniciou sua carreira de diretor com o documentário “A Vida Privada dos Hipopótamos”, codirigido por Maíra Bühler, que teve sua estreia mundial no FID Marselha e ganhou Melhor Edição no Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, além de ser lançado no Brasil e nos EUA. Como roteirista, Matias trabalhou em “Trago Comigo” (melhor filme do Festival de Brasília), “Pendular” (prêmio FIPRESCI na Berlinale 2017) e atualmente trabalha em “Cora”, ganhador do TFI Latin American Fund. “Cidade Pássaro”, escrito e dirigido por Matias, é sua estreia na direção de ficção.

Sobre a produtora Primo Filmes:

Baseada em São Paulo, a Primo Filmes se dedica a produzir filmes inventivos tanto em termos narrativos quanto de linguagem. A estreia da produtora aconteceu em 2006 com “O Cheiro do Ralo”, de Heitor Dhalia, um dos filmes independentes de maior sucesso de crítica e bilheteria do cinema brasileiro.

Outros filmes com destaque da produtora são “Fabricando Tom Zé”, “Trinta” e “A Vida Privada dos Hipopótamos” que marcaram presença nos principais festivais nacionais e internacionais, tais quais Cannes, Toronto, Sundance, FID Marseille, Festival do Rio, Beijing Film Festival, entre outros.

Em coprodução com o Uruguai, lançou em 2018 o longa metragem “Liberdade é Uma Grande Palavra” com estréia internacional no IDFA. Esse ano a Primo lançará o “Cidade Pássaro” com roteiro e direção de Matias Mariani.

Sobre a distribuidora Vitrine Filmes:

Em nove anos, a Vitrine Filmes distribuiu mais de 150 filmes. Entre seus maiores sucessos estão "Aquarius", "O Som ao Redor", e “Bacurau” de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, longa que já alcançou mais de 750.000 espectadores, além de “A Vida Invisível”, de Karim Aïnouz, representante brasileiro do Oscar deste ano, "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", de Daniel Ribeiro, e “O Filme da Minha Vida”, de Selton Mello.

Entre os documentários, a distribuidora lançou "Divinas Divas", dirigido por Leandra Leal e "O Processo", de Maria Augusta Ramos, que entrou para a lista dos 10 documentários mais vistos da história do cinema nacional.

Em 2020, ano em que completa 10 anos, a Vitrine Filmes já lançou “O Farol”, de Robert Eggers, indicado ao Oscar de Melhor Fotografia, e ainda lançará “Três Verões”, de Sandra Kogut, o premiadíssimo “A Febre”, de Maya Da-Rin, e “Você Não Estava Aqui”, novo longa de Ken Loach, ainda no primeiro semestre.



Nenhum comentário