Novidades

[News] Nova temporada de ‘302’ estreia no Canal Brasil






Pelo sétimo ano, Jorge Bispo recebe mulheres anônimas comuns dispostas a tirarem a roupa para um projeto artístico e minimalista

Uma parede branca com uma tomada. Esse é o cenário que serve de tela para que Jorge Bispo registre, em fotos em preto e branco, corpos femininos de todos os tipos. As imagens do ensaio fotográfico são intercaladas com outras em que a “modelo” conta sua história, o que a motivou a participar do projeto. Assim é ‘302’, programa dirigido por Helena de Castro que, na madrugada de segunda para terça, dia 04/08, à 0h15, estreia sua sétima temporada no Canal Brasil.

A convidada do episódio de estreia é a consultora de estilo Ana, que está grávida da primeira filha aos 41 anos. Ela conta que foi criada por um pai extremamente machista e uma família que a oprimiu muito e que foi casada dos 23 aos 37. Quando Bispo pergunta o que a trouxe ali, ela responde: “É um momento assim que é um marco. Sendo bem clichê, mas é um clichê, né? Não tem jeito... Não só pela gravidez. Mas eu acho que a gravidez acaba sendo uma consequência do que foi um processo recente de autoconhecimento, de descoberta como mulher. De libertação mesmo”.

Ana conta que, desde a separação, está passando por um momento de autoconhecimento e aceitação. “Por muitos anos – toda mulher vai se identificar com este discurso – a nos olharmos e vermos defeitos. Então, a gente nunca vai se ver no espelho e falar ‘eu estou linda’. De uma certa forma, a gente tem esse discurso de que nunca está bom o suficiente. Então quando eu olho no espelho e observo o que é a mudança no corpo, que você não tem mais controle sobre, como é esse corpo com um corpo dentro, com um ser humano dentro, eu acho tão fantástico. Porque é uma forma de mostrar assim: você não tem controle mesmo. E a vida é isso. E o corpo é isso. Eu gosto muito do que eu vejo no espelho hoje”, explica.

Sobre a gravidez depois dos 40, a convidada fala: “Eu enfrentei, de uma certa forma, muito tabu. Eu fui acusada, porque eu engravidei naturalmente, a falar que qualquer mulher está apta a engravidar. Então as pessoas dizem ‘não, você foi um ponto fora da curva’. Pra mim, acabou sendo uma carga sim. As buscas no google pela minha idade aumentaram muito. Mas eram as pessoas buscando assim ‘olha, tem uma luz ali no fim do túnel’. E hoje as pessoas me elogiam de uma forma muito maior do que antigamente. O que eu mais escuto é ‘como você está bonita agora’. Não é só bonita esteticamente. É isso do brilho, da alegria, da felicidade”.

Ao longo da temporada, o programa aprofunda temas como aceitação, descoberta, libertação, violência e preconceito, e os novos episódios serão ainda mais femininos e espontâneos.


302 (2020) (7 x 12’)
 
INÉDITO e EXCLUSIVO
 
Estreia: madrugada de segunda para terça, dia 04/08, à 0h15.
 
Horário: madrugada de segunda para terça, à 0h15.
 
Alternativos: ao longo da programação. 
 
 
 

Nenhum comentário