[News] Documentário inédito sobre episódio que chocou durante a ditadura militar, 'Operação Camanducaia' estreia em 2 de outubro no Curta!

O ano era 1974. Cerca de 93 crianças e adolescentes acusados de pequenos delitos foram presos de maneira arbitrária pela polícia de São Paulo e levados, clandestinamente, para Minas Gerais. Perto da cidade de Camanducaia foram despidos, espancados e jogados em um barranco. Na manhã seguinte, apenas 41 deles apareceram na cidade. Nus, machucados e esfomeados, eles invadiram bares e restaurantes em busca de roupas e alimentos. O episódio que chocou a sociedade da época gerando, inclusive, conflitos diplomáticos - e que foi esquecido pela nossa memória coletiva - é recontado no documentário “Operação Camanducaia”, do diretor Tiago Toledo, que estreia dia 2 de outubro no Canal Curta!.

A produção buscou pelos envolvidos no caso, principalmente pelos sobreviventes, entrevistando mais de 40 pessoas e pesquisando em cerca de 1,5 mil páginas de documentos e jornais para reconstituir memórias, motivações e consequências da operação. Personagens do filme incluem o jornalista Paulo Markun, o padre Júlio Lancellotti e o ex-governador de São Paulo, Laudo Natel. Passeando pelos estilos road-movie, investigativo e filme de diálogo, o documentário é produzido pela Cambuí Produções com recursos do FSA.

Sobre o Curta!

O canal Curta! é um dos novos canais brasileiros da TV paga que mais aprovou projetos para financiamento pelo Fundo Setorial do audiovisual. Até agora foram financiados, para estreia no CURTA!, mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries, atendendo à grade temática do canal: música, artes cênicas, metacinema, pensamento  em humanidades, história política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Siga o Curta! nas redes sociais:

www.facebook.com/CanalCurta, https://twitter.com/canalcurta e

www.youtube.com/user/canalcurta. Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br



Nenhum comentário